terça-feira, 11 de janeiro de 2022

O QUE FAZER SE RECEBER UM “NÃO” NA ENTREVISTA


O processo seletivo é o momento onde a esperança de conseguir um novo emprego é renovada. Por isso, o profissional já começa a traçar planos sobre o que fazer caso entre na empresa, quais serão suas atividades, como são seus colegas etc.
Entretanto, toda essa ansiedade resulta numa grande decepção, na maioria das vezes, quando a resposta do recrutador é negativa.
“O que saiu errado, será que foi algo dito ou não, ou foi por causa de cinco minutos de atraso ou o recrutador não foi com a minha cara, são muitas as dúvidas que pairam na cabeça de quem não foi aceito logo na entrevista”, explica a coaching de carreira, Roseli Almeida Castanho.
Segundo Roseli, os profissionais podem perder tempo demais preocupados sobre o motivo pelo qual não conseguiram a aprovação, e então, acabam deixando de focar na solução para mudar o que realmente está dando errado. “Não adianta se desesperar, a contratação só vai acontecer quando houver dedicação e comprometimento, a impressão que o recrutador precisa ter de um candidato é de que ele é uma pessoa segura de si”, acrescenta.

O tão temido “não”
A coaching Roseli indicou 4 atitudes que ajudam os profissionais a superarem a dificuldade de seguir adiante depois de receber uma resposta negativa na entrevista:

Aja, não reaja
Se você participou de um processo seletivo há algum tempo, manteve esperançoso, mas não recebeu uma resposta agradável, não desista, nem fique triste.  Mande o máximo de currículos possíveis, fale com amigos, inscreva-se em sites de emprego. As possibilidades são infinitas.

Lembre-se que a perspectiva é subjetiva
Você pode ter certeza de que mandou bem, mas não conseguiu ser chamado porque quem fez a entrevista não foi com a sua cara. Sim, a pessoa pode não ter ido mesmo! Isso faz parte do ato de contratar, muitas vezes vai além de qualificações ou experiências profissionais, existem vários perfis de recrutadores, cada um lida com seu processo seletivo da forma que o contratante delimita.

Seja realista
Tente reconhecer o motivo pelo qual recebeu o “não”: se a vaga exigia experiências ou qualificações além do que você poderia oferecer, se o papo com o recrutador não foi muito bom, se você cometeu uma gafe. A empatia leva as pessoas a enxergarem de forma mais ampla o papel das outras.

Aprenda com seus erros
Não é válido colocar a culpa nos outros sempre. Se você já participou de um número grande de processos seletivos e até agora não foi contratado, algo na sua postura desagrada os recrutadores. Reveja seu objetivo profissional, reformule seu currículo, treine mais o seu vocabulário. Hoje em dia, existem ainda vários serviços de orientação de especialistas para tornar os candidatos mais bem preparados e atrativos para as organizações.

Por Nathaly Bispo
Fonte MSN Empregos