sábado, 26 de junho de 2021

CONFIRA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA TIPO DE PANELA

Essas dicas da BistroBox vão lhe ajudar muito na hora de preparar seus alimentos. A principal finalidade de cada panela e como fazer seu melhor uso, logo, veremos também  quais suas vantagens e desvantagens no preparo e com isso, para finalizar, mostramos sobre seus cuidados especiais e particularidades uma por uma. 

1 – Panelas de Alumínio

Ideal para frituras, dourar carnes e fazer doces por grudar menos.

Vantagens: São práticas, leves, distribuem bem o calor e resistentes às mãos mais pesadas.

Desvantagens: Receitas preparadas com condimentos ácidos ou que levam muito sal, devem ser evitados, pois esses agentes fazem com que resíduos que se desprendam da panela.

Cuidados: Mas para que não causem dano à saúde deve-se retirar o alimento delas ainda quentes, nunca levá-las à geladeira com alimentos e não usar produtos que arranhem a sua superfície. Evite usar a esponja comum para lavar a panela, já que ela pode soltar alumínio e alterar o gosto do alimento. Um modo simples de limpar é colocar água na panela, levar ao fogo com um pouco de detergente e esperar ferver isso facilitará a limpeza.

2 - Panela de Alumínio Antiaderente

São indicadas para preparo de receitas onde não se deseja acrescentar gordura como filé de peixe magro. Por serem revestidas grudam bem menos.

Vantagens: Leve e de fácil manuseio, são fáceis de lavar já que o revestimento antiaderente impede que os alimentos grudem com facilidade.

Desvantagens: Desgastam facilmente e precisam ser trocadas com frequência. Não servem para o preparo de doces como brigadeiro e caldas ou cozimentos longos.

Cuidados: Para conservá-las evite levar ao fogo sem alimento. Não suportam altíssimas temperaturas por muito tempo e detergentes abrasivos. É importante ter colheres, conchas e escumadeiras que não agridam o material antiaderente como silicone, madeira, plástico.

3 – Panela de Ferro Fundido

Indicadas para cozidos que exigem um longo tempo de cozimento já que retêm muito calor.

Vantagens: Tanto as importadas esmaltadas como as tradicionais de ferro conservam a temperatura Conduzem o calor de forma uniforme e as que não são revestidas passam ferro para os alimentos auxiliando no combate a anemia.

Desvantagens: As esmaltadas lascam com certa facilidade e uma vez lascadas, devem ser dispensadas. São extremamente pesadas por isso, não são práticas para o dia a dia.

Cuidados: Precisam ser guardadas muito secas para que não enferrujem ou com untadas com uma fina camada de óleo. Prefira as com cabo de madeira, isso facilita na hora de segurar a panela que esquenta muito.

4 – Panela de Aço Inox

São boas para cozidos, refogados, caldos, cozimentos de massas, molhos e outros preparos que exigem cozimentos rápido com muito calor.

Vantagens: Possui alta durabilidade, já que não oxidam. Podem ir a lavadouras e quando bem feitas, com fundo grosso e pesado, são excelentes na distribuição de calor.

Desvantagens: Requer cuidados pois tendem a escurece com o tempo e podem começar a liberar o níquel, quando presente em sua composição, nos alimentos. Logo, não é tão eterna assim. Não servem para fritura pois aquecem muito e rapidamente. Podem queimar a comida e as mãos.

Cuidados: Para mantê-la limpa e brilhante, utilize uma esponja macia e, caso alguma comida fique grudada, deixe no fogo com um pouco de detergente e água. Não devem ser usadas para fritura porque ficam muito quentes queimando o óleo.

5 – Panela de Cobre

Ótima para preparo de doces

Vantagens: Assim como as inoxidáveis, as panelas de cobre são excelentes condutoras de calor. Elas esquentam por igual e esfriam rapidamente, facilitando o total controle do tempo de cozimento, sem pontos isolados.

Desvantagens: O contato com o sal ou alimentos ácidos como tomate e vinagre faz com que o cobre se desprenda da panela passando para a comida.

Cuidados: Exigem polimento e cuidado extra na conservação. São caras e pesadas, mas duram por gerações.

6 – Panela de Cerâmica

Boa para cozimentos longos e não oferecem risco de liberar metais no alimento (se feitas com material de qualidade) já que são feitas de material natural.

Vantagens: São duráveis se bem cuidadas, são fáceis de limpar e antiaderentes. Seguram bem o calor por um longo tempo.

Desvantagens: Demoram muito tempo para esquentar e podem danificar se manuseadas por mãos pesadas.

Cuidados: Antes de comprar é importante verificar se a panela possui o selo de qualidade, que garanta o não uso de compostos ligados ao chumbo na composição. As opções foscas e industrializadas são as mais seguras, por serem mais modernas.

7 – Panelas De Vidro Temperado

Aquecem rapidamente os alimentos. São boas para o preparo de arroz cozido e refogados do dia a dia.

Vantagens: São fáceis de limpar, não pegam gosto ou cheiro e não oferecem nenhum tipo de desprendimento de metal nos alimentos. Assim como as de revestimento de cerâmica colorida.

Desvantagens: Têm fama de pouco práticas e frágeis, afinal, vidro quebra.

Cuidados: Ao manusear evite batidas e choques térmicos.

8 – Panelas De Titânio

São ótimas para grelhar, fritar e cozer, dificilmente os alimentos grudam. Quase não exige óleo nos preparos.

Vantagens: Talvez a mais recente invenção das panelas. O titânio é um metal leve e muito resistente, não liberaria resíduos na comida. Uma panela feita de titânio é quase eterna.

Desvantagens: Como o titânio é muito caro, geralmente elas são feitas em base de alumínio e apenas uma camada jateada do metal resistente. Essa película fina é antiaderente, a exemplo do teflon, não é muito resistente e pode se soltar com o tempo.

Cuidados: Evite usar utensílios de metal para não riscas a superfície. Na limpeza não use materiais abrasivos como esponjas de aço.

9 - Panelas de Barro

Porém, um tipo de panela não foi comentado e ela é muito tradicional na Cozinha Brasileira. Estamos falando da panela de Barro, nossa tradicional panela feita de argila pelos artesãs brasileiros a dezenas de anos. Então resolvi falar um pouco sobre ela para complementar a leitura.

Antes de ser utilizada, a argila é amassada para adquirir elasticidade, após o molde é colocada para secar ao ar livre, depois ela é alisada e queimada no fogo e antes que esfrie recebe a aplicação de uma camada de tanino. O tanino pode ser obtido de árvores como a do mangue vermelho, no Espírito Santo.

Ele serve para preencher os poros da peça e contribui para a impermeabilização e a barreira contra proliferação de fungos.

Os fungos causam esfarelamento do barro. Recomenda-se o procedimento de “queima” ou “cura” antes do uso. Unta-se o interior com três colheres de sopa de óleo refinado e leva-se ao fogo até a gordura queimar e liberar fumaça. Esse procedimento melhora a impermeabilidade e aumenta a durabilidade. As panelas de barro costumam demorar para aquecer e esfriar o alimento.

As técnicas recomendadas para o uso são as de fritar, guisar e brasear, as contra indicadas são as técnicas que envolvem calor seco. (Quintaes, 2005)

Por Leandro Restrepo

Fontes: Lemanjue; Flavia Ozawa;

http://bistrobox.com.br/guiadaspanelas/

http://lemanjue.com.br/a-influencia-dos-materiais-das-panelas-de-barro-e-pedra-sabao-na-cozinha/