Com cargas horárias de trabalho de 40 horas
ou mais, é comum que se passe mais tempo ao lado de colegas de trabalho do que
com a família e amigos. E assim, como em qualquer relacionamento, há riscos de
conflitos e discussões. O certo é que a maioria dos profissionais trabalha em
um grupo diversificado, com pessoas de diferentes habilidades, experiências,
valores e interesses e, enquanto estas diferenças podem fazer, coletivamente,
uma organização mais forte, elas também podem ser a fonte de conflitos, explica
a americana Rita Friedman, palestrante e instrutora profissional.
Se você não tem habilidades interpessoais
fortes, não entende a cultura da empresa, não sabe como trabalhar com diferenças
ou não é capaz de prever e resolver possíveis conflitos, pode se submeter a
relações desagradáveis com os colegas de trabalho.
“Não é preciso puxar o saco dos colegas ou
ficar fazendo elogios, mas é importante manter um clima de cordialidade e
respeito, a fim de criar um ambiente de trabalho agradável a todos”, completa
Friedman.
Em artigo publicado pela Forbes, Rita
Friedman, juntamente com o consultor de carreira Ryan Kahn, listou algumas
atitudes que os profissionais devem adotar no seu dia a dia para evitar, assim,
entrar em conflitos com os colegas de trabalho. Confira:
Procure interagir
com os colegas, não só falar sobre assuntos de trabalho
Tire um tempo para saber um pouco mais sobre
o que seus colegas se interessam fora do ambiente corporativo. Geralmente, as
pessoas estão na mesma área por ter os mesmos interesses ou pelo menos
parecidos. “Às vezes, você pode ficar surpreso com o quanto tem em comum com um
colega”, diz Kahn.
Sair para almoçar ou fazer um lanche da
tarde juntos semanalmente é uma ótima estratégia para conhecer melhor seu
companheiro de trabalho. “Isso vai ajudá-lo na construção de um networking, além
de ser um ótimo break para descansar e falar de assuntos diferentes”, conclui o
especialista.
Tente ser amigável
Esta dica pode soar muito óbvia, mas, sem
perceber, de vez em quando, podemos esquecer de sorrir durante o dia. Por mais
justificáveis que possam ser os motivos, uma atitude rude pode passar a
mensagem errada aos colegas (e pode ser a razão pela qual também não estão
sendo amigáveis contigo), diz Rita.
Kahn concorda, afirmando que ‘bom dia’ e ‘muito
obrigado’ são exemplos de pequenos gestos que fazem uma grande diferença.
Saiba ouvir
Ser um bom ouvinte pode ajudar na relação
entre colegas. “Ter pressa em dizer tudo o que pensa, o tempo todo, pode fazer
parecer que você não está interessado nas opiniões de seus colegas”, alerta
Rita, afirmando que essa não é a hora de competições, mas de buscar a interação
e o engajamento profissional. Portanto, demonstre respeito e ouça as sugestões
e ideias de um colega.
Demonstre ser grato
Agradeça seus colegas, suas contribuições e
ajuda, mesmo quando for uma obrigação deles. “Todos gostam de ser apreciados, e
criar uma cultura de gratidão faz com que os colegas queiram retribuir no
futuro”, diz Rita.
Ofereça ajuda
Muitas vezes, por timidez, um profissional
pode achar difícil pedir ajuda a um colega, mas uma mãozinha é tudo o que ele
precisa para seu trabalho fluir. “Às vezes, você não consegue enxergar, mas o
colega, no fundo, pode estar precisando de ajuda. Ofereça sua ajuda sempre,
fazendo com que eles saibam que não precisam exitar em pedi-la”, diz Rita.
A especialista ainda aconselha que o
profissional seja receptivo na hora de colaborar com outro, sem parecer que está
fazendo o maior favor do mundo. “Lembre-se que, mais adiante, quem poderá precisar
de ajuda é você”.
Não fuja dos
problemas
Caso tenha um colega com quem sua relação não
é muito boa, é importante enfrentar o problema e continuar trabalhando
construtivamente com ele. Kahn conta que já viu funcionários mudando suas rotas
no escritório só para não encontrar determinadas pessoas. Isso, segundo o
especialista, só piora o problema.
“Se há um conflito crescente, procure ter
uma boa conversa com o colega para resolver o problema da melhor maneira possível.
Uma relação assim só atrapalha o trabalho de ambos e de quem está ao redor”.
Saiba adaptar-se ao
estilo de diálogo
“Considere a pessoa com a qual está lidando
antes de cada interação e o que pode render em cada diálogo”, afirma Kahn. “Às
vezes, é bom assistir aos outros diálogos que acontecem no ambiente
profissional, pois assim dá para ter uma noção de como cada um se comporta e
quais são seus maiores interesses”, completa.
De acordo com o especialista, ser muito
direto e impor sua maneira de se comunicar pode ser prejudicial. “Tenha uma
maneira de conversar com cada um, mas sem perder suas opiniões. Tem gente que
gosta de falar mais, ao mesmo tempo que há colegas mais quietos. Saiba se
adaptar a cada um.”
Aceite críticas
construtivas
Algo que pode diferenciar muito um
profissional é sua capacidade de ver que o outro está tentando ajudar ao
comentar algumas atitudes e falhas porventura cometidas. De acordo com Kahn,
muita gente confunde crítica construtiva como um ataque pessoal:
“Não é assim que funciona. Ao receber um
feedback negativo, um chefe só pretende melhorar o andamento de seu funcionário
e de sua empresa. Saiba receber a avaliação e tentar melhorar item por item do
que está errado, pois isso vai melhorar sua posição no futuro”, aconselha o
especialista.
Fique longe de
fofocas
Dizer algo negativo sobre um colega no
escritório ou até mesmo on-line é uma das maneiras mais fáceis de estragar o
clima no ambiente profissional. “Por outro lado, não tenha medo de elogiar um
companheiro de trabalho para os outros”, aconselha Rita.
Nade a favor da maré
Cada empresa possui sua maneira de funcionar.
Saiba definir como as coisas são onde você trabalha e não nade contra a maré,
tente respeitar a política adotada pelo seu empregador.
“Isto é, se todos fazem um happy hour ou um
jantar juntos semanalmente, não seja uma pessoa que não participa, mesmo que o
evento não faça muito seu estilo. Da mesma maneira, caso seus colegas sejam
daqueles que valorizam mais a vida pessoal, não seja a pessoa que vai insistir
em reunir todo mundo”, aconselha Rita.
Segundo a especialista, isso também funciona
com a maneira de se vestir e de se portar dentro do escritório:
“Se há assuntos que não são muito debatidos
no ambiente profissional, procure não conversar tanto sobre isso.”
Fonte O Globo Online