terça-feira, 22 de março de 2022

REDES SOCIAIS VIRAM FORTES ALIADAS NA CAÇA AOS TALENTOS

Empresas apostam nesses novos meios de comunicação para conhecer, atrair e reter bons profissionais

Buscando facilitar a procura e a administração de novos talentos, as empresas têm  aproveitado o crescimento das mídias sociais para encontrar profissionais que melhor se enquadram ao seu perfil, acessando dados pessoais e profissionais de um candidato a uma vaga. “As empresas costumam consultar algumas redes sociais de candidatos após o recebimento do currículo para verificar sua postura fora do ambiente de trabalho. As principais redes consultadas são: Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn”, explica o gerente geral da Directa Click – empresa especializada em marketing em redes sociais –, Bruno Coutinho.
Ele diz que existem também companhias que apostam nas redes sociais como a primeira fonte para conseguir encontrar os candidatos para as suas vagas. Desta maneira, a principal rede utilizada é o LinkedIn. “Por ser uma rede especialmente
dedicada ao perfil profissional do usuário, é possível analisar currículos, buscar referências e verificar a atividade do usuário na rede”, justifica.
Coutinho conta, contudo, que a análise de um perfil nas redes sociais nunca será igual à análise do profissional pessoalmente, mas a Internet permite que a empresa já trace um perfil do profissional com base em suas experiências, preferências e atividades na rede. “É possível também aplicar testes online antes da entrevista, que já pode ser critério de eliminação para as companhias. Uma das facilidades também é poder receber currículos em seu e-mail, evitando o acúmulo de montes de papeis para os selecionadores”, exemplifica o gerente geral da Directa Click.

Praticidade
De acordo com Bruno Coutinho, a utilização das redes sociais facilita as empresas na seleção e contratação de talentos com mais rapidez, permitindo, ainda, que a notícia da vaga se espalhe e vá de “perfil a perfil” chegando a profissionais que talvez não tivessem acesso a ela de outra maneira.
Segundo o gerente, além de ajudar no processo de “captura” de talentos, as redes sociais também são úteis para o acompanhamento das atividades dos colaboradores durante o expediente de trabalho. “As pessoas costumam compartilhar informações e, muitas vezes, acabam comentando sobre o trabalho e
a empresa nas redes, de modo que a empresa deve ficar atenta ao que se passa nas redes sociais de seus colaboradores”, alerta.

Experiência
Para a analista de RH da Vault – especializada em blindagem arquitetônica e sistemas integrados –, KarinaCorreia, as redes sociais são um novo mundo e facilitam o mecanismo de recrutamento. Os benefícios valem tanto para os candidatos quanto para as empresas. “Com a expansão das redes sociais, as oportunidades aparecem a todo o momento pela web. Por isso, é importante que os candidatos utilizem as redes a seu favor, participando de grupos de discussão e seguindo o perfil de líderes e empregadores”, aconselha.
Karina conta, por exemplo, que quando faz seleção de candidatos para a empresa, utiliza o Linkedin na busca de talentos. “O processo torna a seleção mais ativa. Encontramos os candidatos com rapidez e mais alinhados com o perfil que procuramos”, elucida.
Quem arrumou seu último emprego por meio do Linkedin foi a assistente financeira Simone Momesso. Ela conta que participava de alguns grupos nesta rede de relacionamentos e houve um almoço de networking no qual ela conheceu várias pessoas, dentre elas um empresário que estava com vagas em aberto em sua empresa de consultoria. “Conversando com ele, fiz uma pré-entrevista. Ele encaminhou meu currículo para a empresa e isso culminou na minha contratação”, recorda.
Depois de ter conquistado o seu emprego, considera importante um profissional participar das redes sociais. “Contudo, penso que as pessoas devem ser objetivas na descrição do seu histórico, manter o seu perfil sempre atualizado, nunca mentir nas informações, utilizar palavras-chaves no currículo, ampliar o networking, participar de debates e encontros presenciais e procurar ser profissional com ética e postura”, acredita.

Cuidado!
Quando a empresa abre uma oportunidade de trabalho nas redes sociais, pode ser que receba muitas informações falsas e pessoas se candidatando à vaga que talvez sejam de companhias concorrentes. Por isso, o gerente geral da Directa Click, Coutinho, diz que é preciso analisar com cuidado o perfil dos profissionais e sempre checar as informações obtidas na rede. Para ele, os riscos de enganos em seleções por meio de redes sociais são os mesmos de um processo seletivo normal, pois depois de selecionado na rede, o profissional tem que ser chamado para uma entrevista e seu histórico deve ser checado.

Prós e contras das mídias sociais
Prós:
- Análise de um perfil por meio de referências pessoais e profissionais.
- Velocidade para captar, difundir e compartilhar informações.
- Possibilidade de acompanhar as ações de profissionais dentro e fora do ambiente de trabalho.
- Facilidade para encontrar a informação desejada, tanto para empresa quanto para um funcionário ou candidato.
- Objetividade.
- Possibilidade de aplicação de testes online, eliminando a necessidade de alguns testes feitos pessoalmente.
- Mais canais de comunicação entre uma empresa e seu cliente.
- Mais rapidez na identificação e no reparo de falhas.

Contras:
- Presença de falsas informações, tornando imprescindível a checagem de todo o conteúdo.
- Possibilidade de criação de perfis falsos, os chamados “fakes”.
- Aumento de ações de concorrentes.

Recomendável:
- Cuidado com a divulgação de conteúdo para que o mesmo não prejudique sua imagem
no futuro.
- Usar sempre o bom senso em eventuais publicações, não sendo necessária a criação de mais de um perfil.
- Criar um filtro para informações que forem correr entre amigos e companheiros de trabalho.
- Manter uma conduta política e acompanhar o que está sendo divulgado sobre uma pessoa ou instituição.
Por Gabriel Nunes e Juliana Klein
Fonte Money Jornal