quarta-feira, 7 de abril de 2021

UM GUIA PARA OS INDECISOS


Desejo de ficar rico pode não ser um critério determinante em testes vocacionais, mas é prudente saber quais são as perspectivas financeiras de uma profissão antes de investir nela tempo e dinheiro.
Para ganhar bem, no entanto, não basta escolher uma das carreiras que encabeçam a lista. Médicos, advogados e engenheiros poem ter bons salários na média, mas não vão muito longe sem vocação, competência e um bom nível de conhecimento profissional. Ou seja, de nada adianta optar por direito, sonhando em ser um dia um juiz com ótimo salário inicial, se não se tem gosto pelo estudo das leis, pelo debate de ideias e pela leitura. Para ganhar bem, não se pode parar de estudar nunca.
O ideal, portanto, é não ficar só no diploma universitário. Cursos de especialização e pós-graduação fazem diferença no contracheque de carreiras em que o conhecimento técnico é essencial. Uma experiência sólida no exterior, seja acadêmica, seja profissional, também influencia positivamente no nível salarial e no rumo que a carreira toma. Trata-se de um investimento com um alto retorno na vida pessoal. Afinal, um bom salário costuma ser diretamente proporcional à satisfação no trabalho.