É indiscutível o fato de que, no mercado
jurídico, as pessoas tendem a procurar por serviços que tenham mais tempo e
renome, pois essas características estão diretamente associadas, na concepção
do cliente, à experiência e a uma maior chance de sucesso. Além disso, é uma
realidade que existe uma rede de indicações que, na maioria das vezes, só
funciona para profissionais que já têm reconhecimento nesse mercado. Este texto
foi feito para ajudar advogados recém-formados, que não sabem como captar
clientes na advocacia, apresentando conceitos e ferramentas eficazes para a
criação e a divulgação da autoimagem, além de algumas dicas para gestão de uma
carreira de sucesso. Afinal, compensar a inexperiência na atuação jurídica com
a capacidade de trabalhar bem (e adequadamente) a imagem do serviço é uma ótima
estratégia para abrir portas.
A geração mais nova de advogados está mais
antenada aos recursos tecnológicos e conhece melhor suas funcionalidades. Considerando
que nosso guia trata de ferramentas aplicáveis no universo da Internet e da
tecnologia, em geral, podemos dizer que esses novos advogados saem na vantagem.
Vale dizer, ainda, que o Código de Ética e
Disciplina da OAB tem restrições quanto ao uso do marketing para a divulgação
do profissional da área, mas não exclui a possibilidade de ele ser utilizado. Ou
seja, é possível, sim, conciliar as ações que serão descritas neste texto com
as exigências do estatuto.
Vamos começar, então, falando do branding e
de como ele pode facilitar seu destaque no mercado!
Invista no branding
como diferencial para captação de clientes
As formações acadêmicas no Brasil direcionam
o conhecimento do formando, quase que integralmente, ao aprendizado técnico. Afinal,
conhecer o Direito com propriedade é pressuposto básico para ter sucesso na
vida profissional. O fato é que, para conseguir a oportunidade de mostrar seu
potencial ao cliente, é preciso acessá-lo e fazê-lo confiar na sua capacidade
de resolver o problema vivenciado.
O que estamos dizendo é que sua imagem deve
transmitir todo o potencial do seu produto, desde o primeiro contato, e ser
reforçada a cada nova pesquisa que esse cliente em potencial fizer do seu
serviço.
O que fazer para
criar uma boa imagem?
É imprescindível que novos advogados
utilizem as ferramentas que toda a classe já usa e outras mais inovadoras e
menos usuais. Não há como dispensar o uso do cartão de visitas, bem elaborado e
contendo as informações mais relevantes sobre o profissional, por exemplo.
Também é importante cuidar tanto da fachada
do escritório de advocacia, responsável por formar a primeira impressão que o
cliente terá, quanto do site que todo advogado precisa ter, uma vez que esse é
o local virtual em que o profissional será acessado.
Voltando à questão da imagem, o site precisa
ser consistente, informativo e bem estruturado, utilizando a linguagem adequada
ao público-alvo que se deseja atingir, para que cumpra o primeiro objetivo para
o qual foi criado: apresentar o serviço. Busque, então, boas dicas de como
criar um site.
Quando apontamos essas necessidades, estamos
falando da formação de uma marca e dos meios pelos quais ela deve ser
apresentada. Entendido isso, podemos, agora, falar sobre o branding.
Mas, afinal, o que é
branding?
Apesar de a tradução do termo estar
diretamente ligada à palavra “marca”, ela representa muito mais do que isso. Trata-se
da forma como a marca é posicionada no mercado, por meio de estratégias e
planejamento.
O branding tem como objetivo formar opiniões
sobre o serviço que está sendo oferecido, e a confecção da marca é o primeiro
passo para seu sucesso. Uma estratégia eficaz de branding considera, principalmente:
Posicionamento que
se deseja obter no mercado
É preciso saber o que se quer que as pessoas
pensem ao visualizar sua marca. Ao se deparar com o nome do seu escritório ou
com a sua logomarca, clientes, concorrentes e empresas fazem uma associação
imediata com os seus princípios, valores e qualidades. Ex.: agilidade, segurança,
eficácia, seriedade, acessibilidade, atendimento personalizado etc.
Definição do produto
ou serviço oferecidos
É possível atuar em qualquer área do ramo
jurídico, desde que haja a escolha de uma delas para ser a cara da sua prestação
de serviços. A atuação em muitas áreas, por melhor que seja a execução de cada
uma, transmite uma ideia de inconsistência e pouca especialização.
À medida que os clientes forem conquistados
pela atuação na área de destaque, vão conhecendo os demais serviços oferecidos
e confiando que serão prestados com a mesma qualidade.
Definição do público-alvo
a ser atingido
Cada marca dispõe de uma linguagem
específica para se expressar, e a criação dessa linguagem está diretamente
ligada ao público que se quer atingir. Escritórios focados em atendimento a
grandes corporações, por exemplo, utilizam uma linguagem mais formal, objetiva
e séria. Esse não é o caso de escritórios que queiram atingir um público mais
jovem, ou proveniente de classes sociais mais baixas, ou, até mesmo, de
empresas mais dinâmicas, como é o caso das startups.
Eficácia na gestão
empresarial
Uma boa gestão do escritório de advocacia
também faz parte do rol de estratégias do branding. Ela está relacionada com a
velocidade com que os procedimentos são desenvolvidos e com o retorno que é
dado ao cliente, bem como com a satisfação dos funcionários ou parceiros da
empresa, que tendem a indicá-la para outras pessoas.
Para aplicar o branding, é necessário
utilizar o marketing jurídico, tema do nosso próximo tópico.
Pratique o marketing
jurídico para captar clientes na advocacia
O principal meio para se praticar o
marketing jurídico são as redes sociais. É por meio do conteúdo disponibilizado
no site, no Instagram, no Facebook, no LinkedIn e em outros mais que os
clientes em potencial conseguem chegar ao seu serviço.
Como já dissemos, o sistema de indicações
existe e é, talvez, o mais eficaz por parte de uma experiência prática. No
entanto, em uma era digital, a imagem bem trabalhada e o conteúdo relevante
criam um interesse maior nas pessoas que o acessam. Porém, não basta que as
informações sejam disponibilizadas sem planejamento e sem utilização das
ferramentas adequadas de marketing digital.
Produção de textos
para blog institucional
Produzir textos para o blog do site, fazendo
considerações sobre algum tema que está em alta, é bastante promissor, mas não
o suficiente se não são aplicadas as técnicas de SEO (Search Engine
Optimization, ou, “otimização para mecanismos de busca”) para ranquear o conteúdo
nas abas de pesquisa do Google, por exemplo.
Existe o risco de muitos textos serem
produzidos sobre a mesma temática e o seu, simplesmente, não aparecer para as
pessoas nos primeiros links. Em outras palavras, seu conteúdo dificilmente será
acessado.
Portanto, o sucesso da utilização de textos
informativos nos blogs jurídicos está diretamente ligado ao planejamento de
postagem desses textos. Eles precisam seguir uma linha de raciocínio que faça
com que o consumidor do conteúdo queira continuar consumindo as informações
daquela plataforma, até ser convencido de entrar em contato com a empresa.
Além disso, a produção de conteúdo deve ser
constante para que o interessado no texto anterior queira acessar novamente seu
site e conferir as novidades, até que se torne uma referência de conteúdo
informativo para ele.
Direcionamento de
nicho
É preciso também saber como direcionar as
informações para o público correto que se deseja atingir. Para isso, é preciso
definir o foco da área de atuação, conforme dissemos, e entender as
características dessas pessoas.
Seu serviço está direcionado a empresas ou
pessoas físicas? Se empresas, de pequeno ou grande porte? De qual segmento? Se
pessoas físicas, de qual classe social? Homens ou mulheres? Qual a faixa etária?
Essas e outras perguntas o ajudam a definir
o público-alvo e possibilitam o direcionamento do conteúdo para os lugares
certos. Existem, por exemplo, maneiras de promover conteúdos nas redes sociais,
considerando a especificidade do nicho que se quer atingir.
Envio de mala direta
Se bem aplicado, gera um retorno muito
positivo. A mala direta é uma ferramenta de envio de e-mails para um mailing
list específico de contatos à sua escolha. É necessário que o conteúdo seja
relevante e que, de alguma forma, desperte o interesse do destinatário em saber
mais sobre o tema, acessando o site da empresa.
Conteúdos direcionados à imprensa, como
releases, contendo curiosidades e novidades sobre a área de atuação do
escritório, podem, em algum momento, render matérias que fortaleçam a sua marca.
Essas são algumas dicas para reforçar o posicionamento do escritório no meio
digital, mas captar clientes no mundo real exige que se tomem algumas medidas
das quais falaremos no tópico a seguir.
Faça um atendimento
personalizado e humanizado
Quanto maior a demanda de um escritório ou
profissional, seja ele de que área for, maior o tempo gasto com a atividade-fim
e menor o tempo disponibilizado para atendimento a demandas administrativas.
Esse é um dos motivos que levam o advogado a
cometer seu maior erro com relação à prospecção de clientes. Não disponibilizar
tempo para captar novos contratos e assistir os contratos ativos é o mesmo que
não pensar na empresa a médio e longo prazo.
Sim, um cliente lembrado dá muito mais valor
ao serviço prestado do que aquele que nunca recebe um retorno sobre sua demanda.
A sensação de ser colocado de lado influencia na forma como ele enxerga o
escritório e minimiza as chances de ele ser fidelizado e recomendar os serviços.
Para manter um relacionamento consistente, é preciso:
Manter contato com
antigos clientes
Esse é o ponto mais importante para a saúde
e a prosperidade do negócio. A lógica é simples e parte da premissa de que não
existem ativos sem clientes. Um pouco de empreendedorismo é suficiente para
entender que estabelecer novos contratos com clientes antigos é mais fácil e
rápido do que captar novos clientes.
Pensando assim, o ideal é que se crie uma
rotina de retornos para falar sobre as novidades do processo, ou, melhor ainda,
sobre a ausência delas. Procurar o cliente apenas para dizer que ainda não há
um posicionamento sobre seu processo vai deixá-lo seguro de que está sendo
acompanhado de perto.
Trata-se de uma maneira de nutrir o
relacionamento, aumentando a credibilidade no serviço prestado.
Existem softwares jurídicos, dos quais
falaremos mais adiante neste texto, que, dentre outras funcionalidades, são
capazes de criar uma rotina de avisos de retorno com base no banco de dados que
armazena. Isso porque o ideal é nunca confiar só na memória!
Estabelecer uma
relação com novos clientes
Se alguém entrou em contato, faça um esforço
para dar atenção no momento, entenda a demanda, marque uma reunião com ele e
convide-o para conhecer seu escritório. Se não tiver um, não há problema, utilize
e espaços, como coworkings ou cafés, mas faça-o se sentir importante.
A primeira impressão será muito boa por
transmitir interesse, disponibilidade e respeito. Quem procura um advogado, normalmente,
tem um problema que não pode resolver sozinho, e quem está nessa situação tem
pressa. Saia na frente priorizando esses encontros.
Estar presente
É fundamental que esse procedimento seja
realizado pelo próprio advogado no início da carreira. Delegue essa atividade
apenas quando crescer demais o volume de trabalho e, de preferência, para
alguém que possa ser treinado e acompanhado de perto.
Não é interessante para o cliente sempre
falar com a secretária, por mais qualificada que ela seja. A sensação é de que
se está conversando com alguém que não conhece sobre o assunto e isso é o mesmo
que perder tempo. Lembre-se: quem tem problema tem pressa.
Cada pessoa tem uma maneira de se expressar
e aquelas mais difíceis, que cobram muito ou querem muita atenção, podem causar
uma certa repulsa e fazer com que o advogado postergue o contato. Procure
manter o jogo de cintura, principalmente com esses clientes. Escute-os de
verdade e faça o possível para deixar o linguajar jurídico mais próximo do seu
entendimento — isso sempre será um ponto positivo na fidelização de clientes.
Coletar dados
Se houve um primeiro contato, houve um
interesse. Aproveite para conseguir todas as informações possíveis sobre o
futuro cliente e sua demanda. Se o contato não se converter em contrato, por
qualquer motivo, essa pessoa poderá ser contatada em outro momento, quando o
escritório tiver alguma novidade para apresentar.
Invista em
networking com clientes e parceiros estratégicos
Relacionamentos de trabalho devem ser
conquistados e mantidos saudáveis sempre que possível. E eles começam bem antes
de a faculdade terminar. Os colegas de turma e professores fazem parte do seu
futuro ecossistema empresarial e desentendimentos não resolvidos podem resultar
em perda futura de clientes.
Mais uma vez, ressaltamos a necessidade do
jogo de cintura. Seja com o cliente, que, por vezes, é difícil de lidar, seja
com os colegas de profissão, por divergência de opiniões. É fundamental pensar
no futuro de cada relação que se estabelece.
Fora a parte subjetiva dos relacionamentos
mencionados acima, existem algumas ações para melhorar o network e torná-lo
consistente e promissor.
Procure ser visto
para ser lembrado
Participe de eventos
Aproveitar os momentos de aperfeiçoamento
profissional para fazer contatos é um bom início para que advogados em começo
de carreira captem clientes na advocacia.
Primeiro, porque a imagem que se tem é de um
profissional buscando aprimorar seus conhecimentos, o que o torna mais
confiável. Segundo, porque falando do seu próprio trabalho, as chances de ter
seus serviços recomendados por outro profissional são grandes. A terceira razão
é que só quem é visto é lembrado!
A busca pela participação em palestras, cursos,
simpósios, eventos no geral, que tratem de temáticas relacionadas à sua área de
atuação, coloca-o ao lado de outros profissionais da área, promove o encontro e
estreita as relações.
Trabalhe como
correspondente jurídico
Outra maneira de se mostrar relevante para o
mercado é tornando-se um correspondente jurídico. Auxiliar na resolução de
demandas de outras empresas do ramo, estabelecidas em outras comarcas, além de
enriquecer o conhecimento do profissional recém-formado, possibilita que ele se
torne conhecido e reconhecido pelo próprio trabalho.
O processo virtual não substitui a presença
do advogado em diversas demandas e, por vezes, fica muito mais fácil para a
empresa realizá-las por meio de um advogado que resida no local demandado. Principalmente
quando se trata de demandas de baixa complexidade, como cópia de processo, protocolo,
acompanhamento de andamento processual, torna-se inviável o deslocamento até a
comarca.
São muitas as demandas que podem ser delegadas
a um correspondente jurídico — até mesmo, a realização de audiências por meio
de mandato, da mesma maneira que existem algumas regras básicas de atuação
desse profissional.
Conheça melhor como funciona o serviço e
acesse plataformas on-line, como a Juriscorrespondente, que conectam advogados
correspondentes e empresas diligentes de modo a promover o encontro e facilitar
o trabalho de ambos.
Caso se interesse pela área e queira
investir nela, busque algumas dicas para auxiliá-lo na construção de um site
para advogados correspondentes.
Esteja atento a tudo
que acontece
Mantenha-se informado sobre as novidades da
sua área de atuação para criar relacionamentos. Saber opinar sobre os assuntos
demonstra que o profissional se encontra em atividade constante e valoriza seu
trabalho. Isso também pode antecipar boas ideias para demandas urgentes.
É fundamental conhecer o dia a dia do
mercado no qual está inserido e as novidades que outros escritórios estão
promovendo porque, só assim, haverá condições de se tornar competitivo.
Recomende serviços
de outros profissionais
Crie uma rede colaborativa de contatos de
profissionais confiáveis do ramo jurídico para ter sempre quem indicar aos seus
clientes, quando não puder atendê-los. Além de criar uma boa imagem
profissional, ainda há a vantagem de fidelizar o cliente, que reconhece um
vínculo positivo entre um bom serviço prestado por outro profissional e sua
indicação.
Profissionalize sua
gestão empresarial para captar mais clientes
No início do texto, citamos a necessidade de
uma boa gestão empresarial como fator importante na captação de clientes e, neste
tópico, vamos dizer como fazê-lo!
Softwares jurídicos
Muito se fala em software de gestão de
escritório de advocacia, mas é bem comum que essas empresas não atentem para a
real eficácia deles. Não há outra maneira de otimizar processos e aumentar a
produtividade sem um programa pensado para buscar, catalogar e organizar
informações.
São soluções digitais que tornam automáticos
alguns processos que se repetem na rotina do escritório. A busca de informações
em Diários Oficiais, por exemplo, é uma das soluções que esses programas
apresentam.
Dentre outras atividades, eles têm uma base
de armazenamento de dados dos clientes e dos processos que auxilia no
cumprimento dos prazos e padroniza peças jurídicas. A gestão financeira e
pessoal também pode ser realizada por meio dela, basta que esteja programada de
acordo com as necessidades reais da empresa.
Não se trata de uma regalia na qual somente
escritórios de grande porte devem investir. Prazos, rotinas apertadas, excesso
de documentos e demandas urgentes são realidades de qualquer escritório de advocacia.
Treinamento de
equipe
A contratação de funcionários, ainda que o
escritório seja de pequeno porte, é bem mais adequada se feita com cautela. Na
melhor das hipóteses, o ideal é terceirizar o serviço para empresas de RH que
têm treinamento e formações específicas para essa finalidade. Os funcionários
precisam entender os preceitos da empresa e atuar em conformidade com cada um
deles.
Disponibilizar tempo para treinar a equipe, promover
momentos de interação, proporcionar um ambiente saudável e com os recursos
necessários para a boa atuação contribui diretamente para resultados positivos,
principalmente no relacionamento direto com o cliente.
Outra consequência lógica dessa ação é o
aumento da produtividade, pois se gasta menos tempo com atividades mecânicas e
mais tempo com a captação e a fidelização de clientes.
Depois de ler este guia completo de como
captar clientes na advocacia, é possível utilizar os caminhos que se mostrarem
mais interessantes dentro da sua realidade. Lembre-se de que é fundamental
pensar em todas as relações que se estabelece no mercado para que a rede fique
cada vez mais intensa.
Fonte JurisBlog