terça-feira, 20 de setembro de 2022

7 ESTRATÉGIAS PARA GANHAR UMA DISCUSSÃO, COMPROVADAS PELA CIÊNCIA


Entrar em uma discussão pode ser estressante e cansativo, além de tomar tempo de todos os envolvidos. Seja no trabalho, com a família ou com os amigos, elaborar os argumentos da melhor maneira possível e pensar na forma mais adequada de apresentá-los pode te ajudar a convencer alguém em qualquer situação. O site Business Insider listou sete estratégias comprovadas pela ciência que irão ajudar na sua próxima discussão.

1. NÃO TENTE GANHAR
Pode parecer contraditório, mas levar a vontade de ganhar uma discussão ao extremo pode, na realidade, atrapalhar. Quando você ataca as ideias da outra pessoa, faz com que ela também assuma uma posição combativa, o que torna ainda mais difícil convencê-la a ouvir e, talvez, aceitar seu ponto de vista. Se você quer ser convincente, o ideal é se mostrar “extremamente de acordo” com a outra pessoa. Você pode inclusive usar os argumentos do outro e a lógica defendida por ele para chegar a uma conclusão – talvez absurda – e mostrar que você está certo.

2. SEJA CIVILIZADO
Respeite a perspectiva do outro, não importa o quanto você ache que aquela visão é ridícula. “Quando as pessoas sentem que estão sendo respeitadas, tendem a ser mais receptivas a informações que possam desafiar suas crenças”, afirmoa Peter Ditto, professor de psicologia na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Com essa conexão emocional estabelecida, você pode começar a argumentar.

3. FAÇA PERGUNTAS
Fazer perguntas à pessoa com que você está discutindo pode ajudar a construir seus argumentos. Além disso, faz com que uma interação competitiva se transforme em cooperativa. Segundo John Gottman, psicólogo que trabalha com casais, fazer esse tipo de perguntas faz com que as pessoas se tornem mais abertas à discussão. Alguns exemplos de perguntas abertas: “O que você mudaria se tivesse todo o dinheiro do mundo?”, “O que você espera da sua vida nos próximos três anos?” e “Você gosta do seu trabalho?”.

4. SEJA CONFIANTE
Nem sempre ser a pessoa mais inteligente em um ambiente é garantia de ser ouvido. Um estudo de 2013 mostrou que as pessoas escolhem ouvir aquele que age "como se soubesse que está certo". Bryan Bonner, professor de administração da Universidade de Utah, afirma que as pessoas inconscientemente prestam mais atenção à extroversão, gênero, raça e nível de confiança, em vez de ouvirem o que os debatedores estão realmente dizendo. “Muitas vezes, a pessoa que pensamos ser o especialista está errada”, disse ele.

5. MOSTRE QUE AS PESSOAS CONCORDAM
Em seu livro “Influência: a Psicologia da Persuasão”, Robert Cialdini afirma que a “prova social” é uma das melhores estratégias para fazer com que as pessoas concordem com você. Cialdini explica que há uma tendência, já estudada e documentada, de as pessoas se conformarem com as opiniões dos outros, mesmo que a ideia pareça estranha.
De acordo com a “prova social”, as pessoas tendem a acreditar que o que os outros estão fazendo e falando é o correto para aquela situação. Isso explica, por exemplo, por que filas longas na frente de um restaurante nos fazem acreditar que a comida lá é boa.

6. USE GRÁFICOS
Uma pesquisa realizada na Universidade de Cornell pelos professores Aner Tal e Brian Wansink mostrou que as pessoas acreditam nos cientistas. Então, fazer com que um dado pareça científico, usando gráficos, faz com pareça mais confiável. “O prestígio da ciência parece garantir poder de persuasão mesmo em elementos triviais relacionados à ciência, como gráficos”, escreveram Tal e Wansink no estudo.

7. VÁ ALÉM DAS PIADAS E BRINCADEIRAS
Contar uma história sobre seu tio ou colega que come muita manteiga, mas que continua em forma, é uma piada. Mas se quiser ser levado a sério, é preciso mostrar dados, especialmente se forem citados estudos revisados e com amostras representativas.

Fonte Revista Época Negócios