segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

DEZ DICAS IMPRESCINDÍVEIS PARA OBTER SUCESSO NA HORA DE NEGOCIAR

Definir os objetivos e ser flexível na medida podem ajudar na hora de fechar a questão

Negociar faz parte do nosso dia a dia, tanto na vida pessoal como na rotina profissional. Estudos mostram que passamos cerca de 80% do nosso tempo negociando: na hora de comprar algo, no convívio com familiares, na discussão de um projeto ou, principalmente, na hora de pedir um aumento para o chefe, testamos nossos poderes de argumentação e de convencer o interlocutor sobre nossos pontos de vista.
Negociar é — e será cada vez mais — uma habilidade indispensável para os profissionais do século 21. No entanto, nem todos têm essa capacidade. Seguir algumas regrinhas pode ajudar (e muito!). Especialista em consultoria e treinamentos na área de negociação e liderança, José Augusto Wanderley afirma que o primeiro passo é definir os objetivos e, a partir daí, montar uma estratégia. Mas nada de radicalismos: ser flexível pode render alguns pontos e facilitar na hora de fechar a questão.
Autor do livro “Negociação Total” (Editora Gente), Wanderley listou alguns fundamentos que devem ser observados e podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso em qualquer negociação, seja ela simples ou complexa:

1) Defina seus objetivos e lute pelo desejável
A negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existam interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, ideias e posições. Portanto, negociamos para alcançar objetivos, que, neste caso, são expressos pela margem de negociação. A margem de negociação é definida por dois objetivos: o desejável, que está dentro daquilo que consideramos o melhor, e o limite, o mínimo aceitável, que se não for obtido fará com que cheguemos a um impasse. Assim, defina sua margem de negociação para tudo o que for ser negociado, como características técnicas, preços e prazos, e lute pelo desejável. Em negociação, quem espera pouco, alcança pouco.

2) Formas de negociar
Existem duas formas de se efetuar uma negociação, que são barganha de propostas e solução de problemas. Quem barganha, basicamente está focado nos seus interesses e quer obter o máximo de concessões possível. Existem duas formas de barganha: a agressiva e a suave. Na barganha agressiva, não há preocupação com o relacionamento com a outra parte, enquanto que na barganha suave, além de se buscar o máximo de concessões, também é importante manter o relacionamento sadio com o outro negociador. Na solução de problemas, quem segue este caminho aprofunda a compreensão do que está sendo negociado e procura encontrar alternativas e soluções que atendam aos interesses das partes. Todo negociador quer ganhar. Mas existem duas maneiras de ganhar. Uma às custas do outro, e a outra de forma que os interesses de ambas as partes sejam atendidos. É fundamental saber converter situações de ganha-perde em ganha-ganha.

3) Flexibilidade
É importante agir com propriedade de acordo com a situação. A pessoa flexível sabe quando deve mudar ou ceder e quando deve manter sua posição. Pesquisas revelam que 70% das pessoas têm baixa flexibilidade. Se o que você está fazendo não está dando a resposta desejada, tente alcançar seus objetivos por outros caminhos. Se você insistir, continuará obtendo as mesmas respostas. Tenha sempre em mente que cada caso é um caso. E que certo é o que dá certo.

4) Prepare-se
A maioria das negociações é vitoriosa ou perdida, bem-feita ou malfeita, de acordo com a qualidade da preparação. Quem não leva a sério a preparação de algo está se preparando para o fracasso. Não aceite autojustificativas como “não tenho tempo” ou “a negociação foi imprevista”. Alegar falta de tempo é confessar má administração do tempo. Não estar preparado para os imprevistos significa não conhecer a internalização dos princípios e procedimentos existentes em toda e qualquer negociação. Leve em consideração o princípio da economia, que é conseguir o máximo com o mínimo. Para isto procure ser simples. Tenha uma atenção especial às três dimensões de uma negociação, que são: informação, tempo e poder. Negociação importa em dar, obter e negar informação. A negociação sempre ocorre no tempo. Tenha cuidado com os prazos limites. Negociação importa em poder, ou seja, em jogo de influências. Procure identificar quais são as suas fontes de poder e as da outra parte. E em função disto, defina suas estratégias e táticas.

5) Processo
Processo é o caminho percorrido desde o início até o fim da negociação. Existem sete etapas: preparação, abertura, exploração, apresentação, clarificação, ação final e controle/avaliação. Em geral, as pessoas dão pouca atenção ao processo e se concentram mais no conteúdo. Lembre-se: a negociação não acaba quando o acordo foi firmado e sim quando cumprido.

6) Identifique os cenários
Toda negociação tem três cenários. O primeiro diz respeito aos negociadores, estejam eles negociando individualmente ou em equipe. Procure verificar a autoridade da pessoa com quem você está negociando. O segundo refere-se às pessoas que estão por trás dos negociadores. É o chamado eleitorado. Todo negociador tem um eleitorado. E um dos maiores temores de qualquer negociador é ser desconsiderado pelo seu eleitorado. Tenha sempre uma saída honrosa para o outro lado. Um outro aspecto do segundo cenário é o apoio logístico, como banco de dados e suporte para quem estiver negociando. Somente competência individual pode não ser suficiente. Pode ser necessária competência organizacional. O terceiro cenário consiste no macroambiente econômico, social e cultural — fator extremamente relevante neste nosso mundo globalizado.

7) Relacionamento
A negociação implica relacionamento e, consequentemente, emoção e comunicação. Cuidado para não confundir a pessoa do outro negociador com suas propostas. O outro pode ter posições ou ideias contrárias à sua. Mas isto não significa que deva ser tratado como inimigo. Igualmente, não confunda firmeza com grosseria. É possível ser firme e cortês.

8) Conheça o seu negócio
Conheça muito bem o assunto da sua negociação na totalidade dos pontos de vista, que podem ser de natureza jurídica, técnica, econômica, financeira e social. A diversidade dos assuntos e competências necessárias faz com que, frequentemente, seja necessário negociar em equipe. Equipes bem preparadas podem ser extremamente fortes. As que estão mal preparadas, um verdadeiro desastre.

9) Realidade pessoal
Perceba a realidade pessoal, as atitudes, as crenças e os valores. Existem crenças que levam ao fracasso como, por exemplo, acreditar que se está sempre na pior situação e sem alternativas. Entre as crenças de sucesso estão: considere tudo uma oportunidade. Assuma responsabilidade pelas coisas que lhe acontecem. Não considere seus erros como um fracasso e sim um feedback negativo – uma informação de que o que você fez não o levou aos objetivos. Tenha flexibilidade e mude. Não é preciso, e nem possível, saber tudo para agir. Saiba conviver com o risco, a incerteza e a ambiguidade. Ou seja, com o que está fora de sua área de conforto. Procure também verificar os seus padrões comportamentais nas situações de impasse e conflito. Algumas pessoas têm tendência à intransigência e ficam martelando sempre na mesma tecla, enquanto outras tendem a fazer muitas concessões.

10) Aprenda com todas as negociações
Faça de cada negociação uma oportunidade de aprendizado. Avalie acertos e desvios. Quem não procura aprender com a prática acaba cometendo sempre os mesmos erros. Tenha como princípio que sempre é possível fazer diferente. E melhor.

Fonte O Globo Online