Siga algumas orientações simples para fazer o seu
anúncio se destacar
Destacar os diferenciais do imóvel no anúncio e tirar
fotos do ângulo certo são algumas das dicas
Buscar
imóveis pela internet tem se tornado uma prática cada vez mais comum. Muitos
compradores não saem de casa antes de fazer uma pré-seleção pela internet. Por
isso, caprichar no anúncio do seu imóvel nos classificados online pode ser uma
boa tática para acelerar a venda.
Confira
a seguir as dicas de Caio Ribeiro, gerente sênior do MercadoLivre Classificados
e Novos Negócios, para atrair mais compradores ao anunciar seu imóvel na
internet.
1) Descreva a localização do imóvel com detalhes
A
localização é um dos principais critérios levados em consideração por quem está
em busca de um imóvel. Por isso, o anunciante deve ter um cuidado especial na
hora de preencher o endereço no anúncio. "As pessoas basicamente buscam
imóveis dentro de um raio de 10 quilômetros de distância de onde cresceram, por
isso a localização é um importante critério de definição para o
comprador", comenta Caio Ribeiro.
Ele
acrescenta que, além de informar corretamente o endereço da propriedade, é
importante que o anunciante destaque os pontos positivos da região, citando a
existência, por exemplo, de supermercados, shoppings, padarias, farmácias,
metrô e outros tipos de estabelecimentos e serviços que mostrem que o bairro
possui uma boa infraestrutura.
2) Cite os diferenciais do imóvel e forneça
informações relevantes
Muitos
usuários desistem de fazer compras pela internet quando se deparam com
informações escassas. Para que seu imóvel não seja mais um dos produtos
ignorados pelos compradores, forneça todo tipo de informação que pode ser
relevante para a compra, como a metragem do imóvel, o valor do condomínio e as
amenidades que ele oferece, o valor do IPTU, o número de dormitórios e cômodos
etc.
Destaque
também eventuais diferenciais que o seu imóvel possa ter, como armários
embutidos, uma varanda espaçosa, reformas que tenham sido feitas e qualquer
tipo de característica que agregue valor à propriedade.
3) Invista na apresentação
As
chances de um anúncio sem fotos render cliques são remotas. Quanto mais fotos e
melhor a qualidade das imagens, mais chances seu imóvel terá de atrair mais e
melhores compradores.
Algumas
dicas básicas para as fotos são: organizar toda a casa e não deixar objetos
fora do lugar; fotografar o imóvel em dias de sol para que a iluminação
favoreça a imagem; fotografar todos os cômodos do imóvel, a fachada do prédio
ou da casa e as áreas comuns do condomínio; publicar vídeos, quando possível; e
publicar as fotos na maior resolução permitida pelo site.
Caio
Ribeiro também orienta que o proprietário tire as fotos a partir de ângulos que
garantam maior profundidade à imagem. "Quando a pessoa se posiciona em um
canto do cômodo, a foto transmite melhor a profundidade do ambiente do que
quando a pessoa se posiciona no centro de uma parede", afirma. Segundo
ele, uma máquina com lente grande angular também permite que a imagem capture
melhor o espaço.
4) Estipule um preço justo
Se
o imóvel estiver com um preço muito acima do que é praticado pelo mercado, ele
pode demorar muito a ser vendido. E se o preço estiver abaixo, obviamente o
proprietário sairá muito prejudicado. Portanto, vale a pena gastar algum tempo
para fixar um preço que esteja de acordo com os parâmetros do mercado.
Em
reportagem anteriormente publicada, EXAME.com mostrou como descobrir quanto
vale o seu imóvel. Consultar um corretor e verificar em classificados valores
de imóveis semelhantes ao seu são algumas maneiras de fazer esse tipo de
precificação. E Caio Ribeiro dá ainda outra orientação: "Se o proprietário
tiver feito alguma benfeitoria no imóvel, ele pode colocar um preço 10% maior
do que o valor que tem sido praticado no mercado".
5) Atenda os
compradores prontamente
Outro
fator que pode fazer o usuário desistir da compra de um produto ao fazer a
busca na internet é a demora no atendimento. Certifique-se de que seus contatos
tenham sido informados corretamente e defina no anúncio qual é o melhor horário
para contato. Uma resposta rápida pode ser o critério de desempate que fará um
comprador optar pelo seu imóvel em detrimento de outro.
6) Utilize as redes sociais
Depois
de publicar seu anúncio, divulgue-o em seus perfis nas redes sociais.
"Alguém na sua rede de contatos pode se interessar, ou pode indicar
pessoas que estejam buscando imóveis", afirma Ribeiro. Em alguns
classificados, como no MercadoLivre, é possível compartilhar o anúncio nas redes
automaticamente pelo site.
7) Tenha os documentos em mãos
É
muito importante que os documentos necessários para a venda do imóvel, como a
certidão de escritura, o registro do imóvel e o habite-se estejam todos em mãos
para que a negociação se concretize sem nenhum imprevisto. Ao deixar a parte
burocrática para a última hora, o vendedor corre o risco de perder a
oportunidade de vender o imóvel para um comprador que tenha urgência em
finalizar a compra.
8) Prepare o imóvel para as visitas e receba os
compradores na companhia de mais uma pessoa
Deixar
o imóvel arrumado e iluminado é requisito básico para que o comprador não
desista dele imediatamente depois de tocar a campainha. "Além de deixar a
casa organizada, é importante que o proprietário a mostre da forma mais
original possível, sem tentar imprimir seu estilo para evitar que o comprador
tenha uma má impressão caso a decoração não combine com seu gosto", sugere
Caio Ribeiro.
E
como em qualquer tipo de negociação iniciada no ambiente virtual, é importante
que o comprador tome alguns cuidados para se certificar de que o comprador não
é mal intencionado. Antes de marcar a visita, converse com o comprador por
telefone e pergunte por que ele quer comprar o imóvel, qual seria o tipo de
pagamento, onde ele está morando atualmente e qual é a urgência em finalizar a
negociação. E na hora de recebê-lo, esteja acompanhado.
Por
Priscila Yazbek
Fonte
Exame.com