segunda-feira, 27 de março de 2017

9 GAFES QUE OS EMPREENDEDORES DEVEM EVITAR COM UM INVESTIDOR

 
As atitudes que podem manchar a imagem de sua empresa e acabar com as chances de emplacar um projeto
 
Não basta ter uma boa ideia. O primeiro contato com o investidor pode determinar se você conseguirá o apoio ou não. Você é daqueles empreendedores que quando encontra com um investidor só fala de números? Ou conta, de uma vez só, o plano de negócios durante um meetup? “Nos primeiros minutos, ele precisa passar as informações com clareza. Ser prolixo é um mau sinal”, afirma Andre Diamand, investidor da VentureOne.
A maneira como você aborda um possível investidor também diz muito sobre que tipo de empreendedor você é. “Alguns apresentam um projeto de forma pouco humilde e com muitos jargões, para mostrar que sabem tudo. Nesse momento, começo a me desinteressar”, diz Cassio Spina, investidor e presidente da associação Anjos do Brasil.
As nove gafes que podem destruir suas chances de chamar a atenção de um investidor-anjo:

1. Demonstrar apatia ou arrogância
Um empreendedor que não se sente empolgado ao apresentar seu projeto não é o que um investidor espera. De acordo com Diamand, ter espírito empreendedor é essencial para que o investidor preste atenção no que você tem a dizer e falar de maneira apaixonada sobre suas ideias é o recomendado.
Por outro lado, de acordo com Spina, falar de maneira exageradamente empolgada e arrogante também não é bem visto. “Ele apresenta a ideia, supervaloriza, fala que é um produto revolucionário e que não têm concorrentes e acaba demonstrando falta de conhecimento de mercado e de noção”, explica.

2. Ser prolixo
“Na minha percepção, nos primeiros 60 segundos, você consegue saber se o empreendedor é prolixo”, afirma o especialista em startups, Ricardo Normand. Durante um meetup, por exemplo, ele explica que o ideal é conversar com o máximo de investidores possível e não alimentar uma longa conversa somente com um investidor.
Para não se estender em uma longa conversa, o investidor recomenda que empreendedores falem menos sobre o que já fizeram ou criaram durante o primeiro contato. Valorize o seu projeto atual e expectativas.

3. Apresentar a solução antes do problema
Para Diamand, um erro clássico que um empreendedor comete é falar primeiro da solução que ele buscou sem dizer qual o problema que ele quer tentar resolver. “Antes é preciso saber qual o real problema do usuário”, afirma.
Os investidores enxergam com maus olhos quem tem todos os detalhes sobre um produto, mas não sabe especificar para quem e qual o problema ele está solucionando.

4. Falta de objetividade
Normand conta que, na ânsia de conseguir um investidor, algumas pessoas se perdem nas ideias e ficam ansiosas durante o primeiro contato. “Ele não sabe o que pedir e a falta de objetivo resume a conversa”, afirma. A recomendação do investidor é que empreendedores preparem seu pitch de foma clara e objetiva.
Para Diamand, planos de negócios extensos como apresentações em Power Points com mais de 20 slides não são indicados. Se durante uma conversa o empreendedor não consegue explicar a ideia em um minuto e foca apenas detalhes, ele acaba se perdendo.

5. Citar valores redondos
Calcular que o projeto vale 1 milhão, 500 mil ou 300 mil, é uma atitude de empreendedores que não despertará a atenção do investidor. “A gente está acostumado com cifras redondas e é um erro o empreendedor parecer apaixonado pela ideia do negócio somente pelo dinheiro”, explica Diamand.
Caso os valores realmente tenham sido calculados, o investidor conta que o ideal é listar e relatar o que foi planejado. Chutar um valor alto e redondo não ajuda a impressionar.

6. Aparência desleixada
“Um traje pode tanto aproximar quanto afastar as pessoas”, afirma Romaly de Carvalho, professora de etiqueta empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Por isso, é essencial prestar atenção em detalhes da roupa, como se a camisa está arrumada e limpa.
Para Diamand, o importante é se vestir de forma asseada e que não deponha contra a sua imagem. Ele diz que não se incomoda que o empreendedor o encontre de camiseta ou tênis, mas na dúvida, explica que o indicado é se vestir de acordo com o ambiente.

7. Determinar o valor de um salário
“Empreendedor que busca salário também é um cara que a gente descarta, afinal ele tem que estar engajado no negócio”, afirma Spina. Ele conta que já recebeu um empreendedor que na primeira conversa estabeleceu o valor do investimento e da própria remuneração.
Para os investidores, o empreendedor que não se arrisca e tem como objetivo garantir um salário alto acaba passando uma impressão ruim, pois demonstra que não tem o espírito do empreendedorismo.

8. Falta de ética
De acordo com Spina, furar fila durante uma meetup e falar mal de outros projetos para engradecer o seu podem fazer com que o investidor o descarte imediatamente. “A relação de confiança com o investidor tem que ser construída”, explica.
O ideal é ser o mais transparente possível. Se você já tentou o negócio uma vez e não deu certo, o melhor é falar a verdade. Para Spina, omitir essa informação pode deixar a conversa menos interessante.

9. Não saber com quem está conversando
Para Normand, a comunidade do empreendedorismo é relativamente pequena, por isso, uma falta de preparo pode se espalhar facilmente quando um outro investidor o questiona se ouviu falar de determinado projeto. “Se o investidor é focado em TI e o projeto do empreendedor é para biotecnologia, obviamente essa iniciativa não irá gerar uma boa percepção pelo lado do investidor. Demonstra um pouco de falta de preparo por parte do empreendedor".

Por Camila Lam
Fonte Exame.com