quinta-feira, 18 de maio de 2023

MUNDO DA SUSTENTABILIDADE


SUSTENTABILIDADE é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, SEM COMPROMETER O FUTURO DAS PRÓXIMAS GERAÇÕES. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, USANDO OS RECURSOS NATURAIS DE FORMA INTELIGENTE PARA QUE ELES SE MANTENHAM NO FUTURO. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

AÇÕES RELACIONADAS A SUSTENTABILIDADE:
- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.

- USO DE FONTES DE ENERGIA LIMPAS E RENOVÁVEIS (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.

BENEFÍCIOS
A adoção de AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE GARANTEM A MÉDIO E LONGO PRAZO UM PLANETA EM BOAS CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS DIVERSAS FORMAS DE VIDA, INCLUSIVE A HUMANA. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma BOA QUALIDADE DE VIDA para as futuras gerações.

VOCÊ TEM OBRIGAÇÃO DE DEIXAR UM PLANETA DECENTE DE SE VIVER PARA TODAS AS GERAÇÕES FUTURAS QUAISQUER QUE SEJAM, PENSE NISTO...
Por Edson Miranda