Muitas
vezes, nossa mente nos leva a pensar que não somos competentes para
realizar determinadas tarefas. Algumas pessoas tendem a criar
realidades “distorcidas”, acreditando que são incapazes. Esse
“pensamento tóxico” pode ser um obstáculo para os profissionais
terem sucesso e ainda torná-los mais suscetíveis a erros.
Para
evitar esse comportamento, conheça as 10 "armadilhas mentais",
que te impedem de ser bem-sucedido, dadas pelo site "Entrepreneur".
CRENÇAS
LIMITANTES
“Eu
não consigo fazer isso”. Essa frase é um clássico exemplo de
crença limitante. Muitas vezes, o sentimento de insegurança acaba
impedindo as pessoas de acreditarem em seu potencial.
Essas
crenças, geralmente, são formadas a partir de experiências
negativas. As pessoas devem tomar cuidado e não deixar que essa
crença falsa se consolide e vire uma verdade, porque isso pode
atrapalhar o potencial de sucesso delas. Em vez de dizer que não
pode fazer algo, se pergunte como você poderia fazer determinada
tarefa.
OBSESSÃO
COM O PERFECCIONISMO
A
busca por aprimorar o seu trabalho é uma ótima qualidade. Isso pode
ajudar as pessoas a crescerem e aprenderem mais. No entanto, é
preciso aceitar que você não é perfeito, aconselha o texto.
Muitas
vezes, a obsessão pelo perfeccionismo é o resultado do medo da
crítica e da rejeição. Muitos, profissionais, por exemplo, se
sentem apreensivos que outras pessoas julguem ou coloquem defeitos em
seu trabalho.
É
necessário tomar cuidado com o perfeccionismo. Essa atitude te leva
a perder prazos e ainda pode impedir que você aprecie suas
conquistas, porque para você seu trabalho nunca estará bom
suficiente.
TER
APENAS UM PONTO DE VISTA
As
pessoas tendem a ver as coisas com olhares diferentes. Entretanto,
muitas vezes nossa perspectiva pode vir carregada de uma visão
negativa. Essa armadilha mental, muitas vezes, confirma as nossas
próprias crenças.
As
pessoas tendem ver as coisas apenas por suas perspectiva. Em muitos
casos, elas interpretam as informações para que elas se encaixem na
“caixinha” do seu ponto de vista. Isso ocorre, principalmente,
com assuntos que somos ligados emocionalmente.
Esse
comportamento pode nos levar a decisões erradas e nos impedir de
sermos bem-sucedidos.
MEDO
DE MUDANÇA
“Para
que mudar? É muito mais seguro deixar as coisas como estão”. Esse
pensamento já deve ter passado pela mente de muitas pessoas. No
entanto, as mudanças são inevitáveis, de acordo com o texto.
Para
se alcançar o sucesso, é preciso apostar na inovação e na
resolução criativa dos problemas. Isso não irá ocorrer se
permanecemos realizando as tarefas sempre da mesma maneira.
Essa
mentalidade vai impedir seu crescimento e te tornar resistente a
ajuste necessários para aprimorar seu trabalho. A consequência
disso é deixar várias oportunidade interessantes escorrerem pelas
suas mãos.
DESPERDÍCIO
Não
perca tempo com algo que está fadado ao fracasso. Muitas vezes os
empreendedores gastam tempo e dinheiro em projetos que já mostraram
sinais de que não irão funcionar, O resultado disso é ter custos
irreparáveis.
Desperdiçar
capital, porque você cometeu um erro e não quer admitir ou porque
não há uma solução alternativa para seu projeto inicial, é um
caminho igualmente muito perigoso.
Começar
a pensar em novas opções pode te ajudar a encontrar outras
alternativas para colocar o seu projeto em prática.
PENSAR
QUE VOCÊ É UMA FRAUDE
A
síndrome do impostor é muito comum em nossa sociedade,
principalmente nos ambientes corporativas. Por mais que sejamos
bem-sucedidos e reconhecidos no nosso trabalho, aquela ponta de
dúvida, muitas vezes, ronda a nossa mente.
Nós
nos sentimos como atores desempenhamos papéis, que não correspondem
a nossa personalidade e que a qualquer momento seremos desmascarados.
Muitas
vezes, a pessoa consegue um emprego, mas acredita que não é
competente para a vaga. A síndrome do impostor pode estar
relacionada à ansiedade, depressão e insegurança.
A
consequência desse comportamento, de acordo com a coluna da
"Entrepreneur" pode fazer com que as pessoas adiem e evitem
assumir riscos. Além disso, impede que elas tenham sucesso já que
precisam ficar se provando constantemente.
Não
enxergar o meio termo das situações
As
pessoas tendem a dividir as situações em dois lados: bom ou ruim.
Para muitos, é difícil enxergar um meio termo.
Quando
polarizamos as situações, somos menos flexíveis e imparciais. É
necessário deixar de lado esse pensamento, para pode abrir a mente
para diferentes possibilidades.
TIRAR
CONCLUSÕES PRECIPITADAS
Você
já julgou mal alguém se baseando em suas percepções iniciais?
Isso ocorre com muitas pessoas que tiram conclusões precipitadas
sobre pessoas e situações sem ter todas as informações
necessárias.
Muitas
vezes, fazemos suposições ou generalizamos uma situação, porque
não conseguimos distinguir entre o que realmente observamos e o que
deduzimos. Isso pode levar às pessoas a tomarem decisões
equivocadas.
CULPAR
OS OUTROS
É
comum as pessoas culparem os outros pelas situações difíceis, que
elas estão enfrentando. No entanto, acreditar que nossos problemas
são produzidos por fatores externos não é bom, pois pode criar uma
atmosfera negativa em seu ambiente de trabalho.
Atribuir
a culpa de suas ações a um "bode expiatório" pode
impedir que as pessoas aprendam com os seus erros. Além disso, essa
postura passa aos outros uma imagem mesquinha do profissional.
TENTAR
CONTROLAR TUDO
O
microgestão é um dos grandes vilões do mundo corporativo. Recusar
a ajuda dos outros profissionais vai gerar conflitos em sua equipe.
Ter altos padrões para execução de tarefas não é uma solicitação
ruim. É necessário pensar se eles são alcançáveis. Intervir a
todo momento no trabalho pode reduzir a produtividade de seus
funcionários.
Pessoas
controladoras acreditam que seu nível de perfeição evitará
expor-se a riscos externos, mas não podemos controlar tudo. A dica é
reconhecer as suas prioridades e delegar as tarefas possíveis.
Fonte
Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios