sábado, 6 de abril de 2024

SAIBA COMO CUIDAR DE GATINHOS IDOSOS


O gato que conhecíamos como um filhote envelheceu, e agora é nossa responsabilidade cuidar dele para que o nosso gatinho idoso continue desfrutando de uma boa qualidade de vida apesar do passar do tempo.
Um gato é considerado idoso a partir dos 8 anos, mas não se preocupe, ainda lhe faltam muitos anos de vida, pois cada animal pode viver até aos 18 ou 20 anos. E cuidar bem da saúde de um gato aumenta muito as probabilidades de que ele envelheça feliz e saudável.

Uma atividade física regular
Se o seu gato tem mais de 8 anos de idade é muito importante que continue ativo, embora seja normal que com a idade goste de dormir cada vez mais.
Brincar com o seu gato 15 minutos diários é uma excelente opção para o manter ativo, para o estimular física e mentalmente. O exercício físico ativa a circulação sanguínea do seu gato, reforça as suas articulações e preserva os seus músculos.
Não se exercitar nunca pode derivar em um problema grave de obesidade, algo que reduz a sua esperança de vida.

Dar-lhe tranquilidade
Embora se exercitá-lo um pouco seja muito importante a verdade é que a tranquilidade também é muito importante. Devemos deixar o gato descansar quando está dormindo e não o incomodar.
Se vir que lhe custa subir as escadas deve ajudá-lo e pegá-lo ao colo, colocar umas almofadas perto dos radiadores de calor para que possa tirar um cochilo ai. Tudo o que pudermos fazer para tornar a vida do gato idoso mais simples e confortável é bom.

Vigiar o seu estado de saúde
Quando o gato envelhece, devemos ser mais cuidadosos com a sua saúde e controlar a mesma com visitas ao veterinário a cada 6 meses. Entre as consultas, somo nós que temos de o observar, sentir como está e perceber se têm algum problema.
Deve avisar o veterinário sobre qualquer alteração de comportamento como a falta de apetite, o aumento de saúde, uma agressividade anormal ou se o nosso gato parece deprimido.
A depressão ou a prostração podem ser sinais de doença e devemos ter isso em conta. A falta de apetite e a sede excessiva podem ser sinais de vários transtornos: problemas renais, hepáticos, gastrites. Estes problemas são mais frequentes quando o gato envelhece, por isso é recomendável fazer exames sanguíneos com regularidade a partir dos 8-10 anos. Conseguir fazer um diagnóstico precoce é a chave para um tratamento com sucesso nos problemas do gato idoso.

Cuidar da sua boca
A falta de apetite pode dever-se à formação de placa dentária que causa uma gengivite dolorosa ao gato e o impede de mastigar a sua ração. As doenças de dentes são frequentes nos gatos velhos e costumam vir acompanhadas de mau hálito.
Em casos graves, o gato idoso pode necessitar de uma intervenção do veterinário, e para tal serão precisas análises sanguíneas uma vez que requer anestesia geral, algo que é incompatível com níveis elevados de ureia ou creatinina.

Uma alimentação apropriada para a sua idade
Seja com rações alimentos naturais, a alimentação dos gatos idosos deve receber atenção constante. As rações secas permitem esfregar os dentes e limitar a formação de placa dentária, enquanto a alimentação natural pode ser produzida pelo próprio tutor, dando ao animal mais opções.
É importante também que o nosso gato tenha sempre água fresca à sua disposição e devemos mudá-la com regularidade para que ele a beba e se mantenha hidratado. Se verificar que não bebe, pode dar-lhe de vez em quando comida úmida, uma vez que contém uma elevada porcentagem de água.

Cuidar e dar mimos
Devemos escovar com regularidade o pelo para remover o pelo morto que possa ingerir ao se limpar. Durante este ritual podemos aproveitar para controlar o estado da sua pele, do seu pelo e também partilhar com ele um bom momento. Aconselha-se também limpar os olhos e as orelhas com regularidade, com um papel suave ou uma gaze estéril.
Com a idade o gato idoso é menos ativo e as suas unhas gastam-se menos e tornam-se mais frágeis. A solução é cortar as unhas, aproveitando para comprovar que as almofadas do nosso gato estão em boas condições.
A tudo isto temos que acrescentar os mimos e os carinhos: dar atenção e carinho ao nosso gato é muito bom para ele. Os gatos adoram carinhos e serem mimados, e com isso torna o seu envelhecimento mais feliz!
Por Agência de Notícias de Direitos Animais - ANDA
Fonte Perito Animal