Você
está desempregado e quer avisar sua rede de contatos que está disponível para
entrevistas. Começa, então, a enviar e-mails e mensagens no Facebook para
ex-colegas de faculdade e de trabalho e ex-chefes, mesmo aqueles com quem
perdeu contato ao longo dos anos.
Se
você se identificou com a situação acima, é hora de rever a maneira como está
fazendo "networking". Procurar seus contatos apenas quando precisa
deles é um dos pecados capitais do processo e pode lhe dar fama de
interesseiro.
"O
bom 'networking' é focado numa relação de troca", diz a consultora de carreira
da Luandre Vanessa Maciel. "Você precisa cultivar vínculos com os outros e
estar disponível para eles."
O
conselho não vale só para quem está procurando emprego. O
"networking" também é fundamental para o desenvolvimento na carreira.
"Quando
o profissional se deixa engolir pelo dia a dia e não cultiva contatos, acaba
'preso' na sua empresa, sem saber o que acontece no resto do mundo", diz
Isis Borge, gerente de divisão da Robert Half.
Muitos
reconhecem a importância do "networking", mas têm dúvidas sobre como
fazê-lo sem parecer puxa-saco ou interesseiro. O UOL conversou com Maciel,
Borge e Susana Falchi, CEO da HSD Recursos Humanos, e reuniu dicas que podem ajudar
no processo. Veja a seguir:
1. Cultive relacionamentos
Não
procure seus contatos apenas quando precisa deles. Reserve alguns horários no
mês para se encontrar com profissionais que não fazem parte da sua convivência
diária
2. Não seja inconveniente
Tenha
o bom senso de não abordar um profissional em um momento inoportuno. Vanessa
Maciel, consultora de carreira da Luandre, conta que recebe pedidos de emprego
mesmo quando está em eventos sociais. "Já fui abordada até na recepção de
um hospital, quando esperava para ser atendida", diz
3. Deixe claros seus objetivos
Não
tente disfarçar uma aproximação com objetivo estritamente profissional com o
pretexto de fazer amizade. "Se a intenção for só fazer um negócio, seja
honesto", diz Isis Borge, gerente de divisão da Robert Half
4. Esteja disponível
O
"networking" é uma via de mão dupla. Para tirar vantagem do
relacionamento profissional você precisa contribuir com ele também. Esteja
disposto a ouvir o que os outros têm a dizer e sempre retorne contatos, seja
online ou por telefone
5. Compartilhe conhecimento com seus contatos
Para
cumprir a regra da mão dupla não basta estar disponível. Compartilhe com seus
contatos novidades, análises de mercado e convites para eventos que você
acredita que possa interessá-los
6. Aceite convites
"Não
invente desculpas para faltar em eventos profissionais. Muitas vezes,
oportunidades de contatos surgem nesses ambientes mais descontraídos", diz
Borge
7. Encontre interesses em comum
A
primeira abordagem pode ser o momento mais difícil no estabelecimento de um
contato. Para facilitar, peça a um colega em comum para ser apresentado ao
profissional que você gostaria de conhecer ou encontre interesses que vocês
compartilham para puxar assunto
8. Respeite os limites da relação
"O
'networking' não é uma relação íntima, mas profissional. O contato deve ser
esporádico", diz Susana Falchi, CEO da HSD Recursos Humanos
Por
Mariana Bomfim
Fonte
UOL Economia