Institute of Leadership & Management mapeia quais
são as atitudes simples que mais irritam no trabalho; chegar atrasado está no
topo da lista
Por
mais que todos se esforcem para ter um comportamento profissional o tempo todo
no trabalho, é fato que, vez ou outra, um traço pessoal sai do script
corporativo. O problema está quando estes hábitos afetam o trabalho de
terceiros.
Em
pesquisa feita com mais de 2 mil gestores britânicos, o Institute of Leadership
& Management constatou que atitudes simples no dia-a-dia corporativo são
capazes de irritar (e muito) quem divide o mesmo espaço com você. Confira quais
são os hábitos que, além de burlarem a etiqueta no trabalho, que mais irritam
os gestores:
1 Atrasos
No
topo da lista está o hábito de perder a noção do tempo e se atrasar para uma
reunião. De acordo com o levantamento, 65% dos entrevistados se irritam
demasiadamente com este tipo de atitude – que, no melhor dos cenários, pode
atrasar todo o resto da agenda para aquele dia.
2 Mesa suja
Almoçar
na própria mesa de trabalho e deixar pratos, talheres e tigelas sujos
esparramados por lá, após o almoço, é o deslize mais chato, segundo 63% dos
participantes.
3 Fofocas
A
rádio peão rola solta em boa parte dos locais de trabalho. Mas apesar da
rotina, fofocar sobre os colegas é uma das atitudes mais insuportáveis por lá
segundo 60% dos entrevistados.
4 E-mails
A
troca de e-mails facilitou e muito a comunicação corporativa nas últimas
décadas. Mas tem gente que abusa do meio e irrita 56% dos entrevistados ao
enviar uma mensagem via e-mail para alguém, pasmem, que está sentado na mesa da
frente ou ao lado. O abuso é tanto que a SKF do Brasil sugeriu que seus
funcionários limitassem o uso de e-mails às sextas-feiras durante o expediente.
5 Assuntos confidenciais
Não
adianta. Alguns temas ou informações não podem ser tratados para além dos
limites da empresa (ou até de algumas salas). Segredos corporativos existem,
ponto. Burlar este conceito e falar abertamente sobre assuntos confidenciais,
além de irritante para 54% dos entrevistados, pode colocar o sucesso do seu
negócio e até o futuro da sua carreira em risco.
6 Celular
Por
mais autêntica (empolgante ou outros adjetivos do tipo) que seja o toque do seu
celular, esquecê-lo na mesa em alto e bom som irrita 42% dos entrevistados.
Deixá-lo no silencioso tão logo chega ao escritório pode evitar maus
pensamentos contra você.
7 Cigarro
Para
quem fuma, uma parada para o cigarro pode ser a dose de energia necessária para
seguir com o expediente. Mas 39% dos entrevistados não encaram com bons olhos o
hábito de fazer muitas pausas para fumar durante o trabalho.
8 Doenças
Ir
trabalhar quando se está doente pode ser visto, por muitos que agem assim, como
um ato de comprometimento extremo com o trabalho. Mas, para 34% dos
entrevistados, a percepção deste fato é outra.
9 Crianças
Uma
criança pequena pode trazer para o meio do expediente a leveza necessária para
manter a motivação em alta. Mas também pode trazer barulho e ser uma fonte de
distração. Por isso, para 27% dos entrevistados, o hábito de trazer filhos
pequenos ao trabalho não é recomendável.
10 Jargões
Faça
um check-up: na última semana quantas vezes você já usou os termos “sair fora
da caixa” ou “daqui para frente”. Pois é. Para 23% o uso excessivo de jargões
corporativos como estes é irritante.
Por
Talita Abrantes
Fonte
Exame.com