quinta-feira, 1 de junho de 2023

GUIA COMPLETO DE COMO CAPTAR CLIENTES NA ADVOCACIA


É indiscutível o fato de que, no mercado jurídico, as pessoas tendem a procurar por serviços que tenham mais tempo e renome, pois essas características estão diretamente associadas, na concepção do cliente, à experiência e a uma maior chance de sucesso. Além disso, é uma realidade que existe uma rede de indicações que, na maioria das vezes, só funciona para profissionais que já têm reconhecimento nesse mercado. Este texto foi feito para ajudar advogados recém-formados, que não sabem como captar clientes na advocacia, apresentando conceitos e ferramentas eficazes para a criação e a divulgação da autoimagem, além de algumas dicas para gestão de uma carreira de sucesso. Afinal, compensar a inexperiência na atuação jurídica com a capacidade de trabalhar bem (e adequadamente) a imagem do serviço é uma ótima estratégia para abrir portas.
A geração mais nova de advogados está mais antenada aos recursos tecnológicos e conhece melhor suas funcionalidades. Considerando que nosso guia trata de ferramentas aplicáveis no universo da Internet e da tecnologia, em geral, podemos dizer que esses novos advogados saem na vantagem.
Vale dizer, ainda, que o Código de Ética e Disciplina da OAB tem restrições quanto ao uso do marketing para a divulgação do profissional da área, mas não exclui a possibilidade de ele ser utilizado. Ou seja, é possível, sim, conciliar as ações que serão descritas neste texto com as exigências do estatuto.
Vamos começar, então, falando do branding e de como ele pode facilitar seu destaque no mercado!

Invista no branding como diferencial para captação de clientes
As formações acadêmicas no Brasil direcionam o conhecimento do formando, quase que integralmente, ao aprendizado técnico. Afinal, conhecer o Direito com propriedade é pressuposto básico para ter sucesso na vida profissional. O fato é que, para conseguir a oportunidade de mostrar seu potencial ao cliente, é preciso acessá-lo e fazê-lo confiar na sua capacidade de resolver o problema vivenciado.
O que estamos dizendo é que sua imagem deve transmitir todo o potencial do seu produto, desde o primeiro contato, e ser reforçada a cada nova pesquisa que esse cliente em potencial fizer do seu serviço.

O que fazer para criar uma boa imagem?
É imprescindível que novos advogados utilizem as ferramentas que toda a classe já usa e outras mais inovadoras e menos usuais. Não há como dispensar o uso do cartão de visitas, bem elaborado e contendo as informações mais relevantes sobre o profissional, por exemplo.
Também é importante cuidar tanto da fachada do escritório de advocacia, responsável por formar a primeira impressão que o cliente terá, quanto do site que todo advogado precisa ter, uma vez que esse é o local virtual em que o profissional será acessado.

Voltando à questão da imagem, o site precisa ser consistente, informativo e bem estruturado, utilizando a linguagem adequada ao público-alvo que se deseja atingir, para que cumpra o primeiro objetivo para o qual foi criado: apresentar o serviço. Busque, então, boas dicas de como criar um site.
Quando apontamos essas necessidades, estamos falando da formação de uma marca e dos meios pelos quais ela deve ser apresentada. Entendido isso, podemos, agora, falar sobre o branding.

Mas, afinal, o que é branding?
Apesar de a tradução do termo estar diretamente ligada à palavra “marca”, ela representa muito mais do que isso. Trata-se da forma como a marca é posicionada no mercado, por meio de estratégias e planejamento.
O branding tem como objetivo formar opiniões sobre o serviço que está sendo oferecido, e a confecção da marca é o primeiro passo para seu sucesso. Uma estratégia eficaz de branding considera, principalmente:

Posicionamento que se deseja obter no mercado
É preciso saber o que se quer que as pessoas pensem ao visualizar sua marca. Ao se deparar com o nome do seu escritório ou com a sua logomarca, clientes, concorrentes e empresas fazem uma associação imediata com os seus princípios, valores e qualidades. Ex.: agilidade, segurança, eficácia, seriedade, acessibilidade, atendimento personalizado etc.

Definição do produto ou serviço oferecidos
É possível atuar em qualquer área do ramo jurídico, desde que haja a escolha de uma delas para ser a cara da sua prestação de serviços. A atuação em muitas áreas, por melhor que seja a execução de cada uma, transmite uma ideia de inconsistência e pouca especialização.
À medida que os clientes forem conquistados pela atuação na área de destaque, vão conhecendo os demais serviços oferecidos e confiando que serão prestados com a mesma qualidade.

Definição do público-alvo a ser atingido
Cada marca dispõe de uma linguagem específica para se expressar, e a criação dessa linguagem está diretamente ligada ao público que se quer atingir. Escritórios focados em atendimento a grandes corporações, por exemplo, utilizam uma linguagem mais formal, objetiva e séria. Esse não é o caso de escritórios que queiram atingir um público mais jovem, ou proveniente de classes sociais mais baixas, ou, até mesmo, de empresas mais dinâmicas, como é o caso das startups.

Eficácia na gestão empresarial
Uma boa gestão do escritório de advocacia também faz parte do rol de estratégias do branding. Ela está relacionada com a velocidade com que os procedimentos são desenvolvidos e com o retorno que é dado ao cliente, bem como com a satisfação dos funcionários ou parceiros da empresa, que tendem a indicá-la para outras pessoas.
Para aplicar o branding, é necessário utilizar o marketing jurídico, tema do nosso próximo tópico.

Pratique o marketing jurídico para captar clientes na advocacia
O principal meio para se praticar o marketing jurídico são as redes sociais. É por meio do conteúdo disponibilizado no site, no Instagram, no Facebook, no LinkedIn e em outros mais que os clientes em potencial conseguem chegar ao seu serviço.
Como já dissemos, o sistema de indicações existe e é, talvez, o mais eficaz por parte de uma experiência prática. No entanto, em uma era digital, a imagem bem trabalhada e o conteúdo relevante criam um interesse maior nas pessoas que o acessam. Porém, não basta que as informações sejam disponibilizadas sem planejamento e sem utilização das ferramentas adequadas de marketing digital.

Produção de textos para blog institucional
Produzir textos para o blog do site, fazendo considerações sobre algum tema que está em alta, é bastante promissor, mas não o suficiente se não são aplicadas as técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou, “otimização para mecanismos de busca”) para ranquear o conteúdo nas abas de pesquisa do Google, por exemplo.
Existe o risco de muitos textos serem produzidos sobre a mesma temática e o seu, simplesmente, não aparecer para as pessoas nos primeiros links. Em outras palavras, seu conteúdo dificilmente será acessado.
Portanto, o sucesso da utilização de textos informativos nos blogs jurídicos está diretamente ligado ao planejamento de postagem desses textos. Eles precisam seguir uma linha de raciocínio que faça com que o consumidor do conteúdo queira continuar consumindo as informações daquela plataforma, até ser convencido de entrar em contato com a empresa.
Além disso, a produção de conteúdo deve ser constante para que o interessado no texto anterior queira acessar novamente seu site e conferir as novidades, até que se torne uma referência de conteúdo informativo para ele.

Direcionamento de nicho
É preciso também saber como direcionar as informações para o público correto que se deseja atingir. Para isso, é preciso definir o foco da área de atuação, conforme dissemos, e entender as características dessas pessoas.
Seu serviço está direcionado a empresas ou pessoas físicas? Se empresas, de pequeno ou grande porte? De qual segmento? Se pessoas físicas, de qual classe social? Homens ou mulheres? Qual a faixa etária?

Essas e outras perguntas o ajudam a definir o público-alvo e possibilitam o direcionamento do conteúdo para os lugares certos. Existem, por exemplo, maneiras de promover conteúdos nas redes sociais, considerando a especificidade do nicho que se quer atingir.

Envio de mala direta
Se bem aplicado, gera um retorno muito positivo. A mala direta é uma ferramenta de envio de e-mails para um mailing list específico de contatos à sua escolha. É necessário que o conteúdo seja relevante e que, de alguma forma, desperte o interesse do destinatário em saber mais sobre o tema, acessando o site da empresa.
Conteúdos direcionados à imprensa, como releases, contendo curiosidades e novidades sobre a área de atuação do escritório, podem, em algum momento, render matérias que fortaleçam a sua marca. Essas são algumas dicas para reforçar o posicionamento do escritório no meio digital, mas captar clientes no mundo real exige que se tomem algumas medidas das quais falaremos no tópico a seguir.

Faça um atendimento personalizado e humanizado
Quanto maior a demanda de um escritório ou profissional, seja ele de que área for, maior o tempo gasto com a atividade-fim e menor o tempo disponibilizado para atendimento a demandas administrativas.
Esse é um dos motivos que levam o advogado a cometer seu maior erro com relação à prospecção de clientes. Não disponibilizar tempo para captar novos contratos e assistir os contratos ativos é o mesmo que não pensar na empresa a médio e longo prazo.
Sim, um cliente lembrado dá muito mais valor ao serviço prestado do que aquele que nunca recebe um retorno sobre sua demanda. A sensação de ser colocado de lado influencia na forma como ele enxerga o escritório e minimiza as chances de ele ser fidelizado e recomendar os serviços. Para manter um relacionamento consistente, é preciso:

Manter contato com antigos clientes
Esse é o ponto mais importante para a saúde e a prosperidade do negócio. A lógica é simples e parte da premissa de que não existem ativos sem clientes. Um pouco de empreendedorismo é suficiente para entender que estabelecer novos contratos com clientes antigos é mais fácil e rápido do que captar novos clientes.
Pensando assim, o ideal é que se crie uma rotina de retornos para falar sobre as novidades do processo, ou, melhor ainda, sobre a ausência delas. Procurar o cliente apenas para dizer que ainda não há um posicionamento sobre seu processo vai deixá-lo seguro de que está sendo acompanhado de perto.
Trata-se de uma maneira de nutrir o relacionamento, aumentando a credibilidade no serviço prestado.
Existem softwares jurídicos, dos quais falaremos mais adiante neste texto, que, dentre outras funcionalidades, são capazes de criar uma rotina de avisos de retorno com base no banco de dados que armazena. Isso porque o ideal é nunca confiar só na memória!
Estabelecer uma relação com novos clientes
Se alguém entrou em contato, faça um esforço para dar atenção no momento, entenda a demanda, marque uma reunião com ele e convide-o para conhecer seu escritório. Se não tiver um, não há problema, utilize e espaços, como coworkings ou cafés, mas faça-o se sentir importante.
A primeira impressão será muito boa por transmitir interesse, disponibilidade e respeito. Quem procura um advogado, normalmente, tem um problema que não pode resolver sozinho, e quem está nessa situação tem pressa. Saia na frente priorizando esses encontros.

Estar presente
É fundamental que esse procedimento seja realizado pelo próprio advogado no início da carreira. Delegue essa atividade apenas quando crescer demais o volume de trabalho e, de preferência, para alguém que possa ser treinado e acompanhado de perto.
Não é interessante para o cliente sempre falar com a secretária, por mais qualificada que ela seja. A sensação é de que se está conversando com alguém que não conhece sobre o assunto e isso é o mesmo que perder tempo. Lembre-se: quem tem problema tem pressa.
Cada pessoa tem uma maneira de se expressar e aquelas mais difíceis, que cobram muito ou querem muita atenção, podem causar uma certa repulsa e fazer com que o advogado postergue o contato. Procure manter o jogo de cintura, principalmente com esses clientes. Escute-os de verdade e faça o possível para deixar o linguajar jurídico mais próximo do seu entendimento — isso sempre será um ponto positivo na fidelização de clientes.

Coletar dados
Se houve um primeiro contato, houve um interesse. Aproveite para conseguir todas as informações possíveis sobre o futuro cliente e sua demanda. Se o contato não se converter em contrato, por qualquer motivo, essa pessoa poderá ser contatada em outro momento, quando o escritório tiver alguma novidade para apresentar.

Invista em networking com clientes e parceiros estratégicos
Relacionamentos de trabalho devem ser conquistados e mantidos saudáveis sempre que possível. E eles começam bem antes de a faculdade terminar. Os colegas de turma e professores fazem parte do seu futuro ecossistema empresarial e desentendimentos não resolvidos podem resultar em perda futura de clientes.

Mais uma vez, ressaltamos a necessidade do jogo de cintura. Seja com o cliente, que, por vezes, é difícil de lidar, seja com os colegas de profissão, por divergência de opiniões. É fundamental pensar no futuro de cada relação que se estabelece.
Fora a parte subjetiva dos relacionamentos mencionados acima, existem algumas ações para melhorar o network e torná-lo consistente e promissor.

Procure ser visto para ser lembrado
Participe de eventos
Aproveitar os momentos de aperfeiçoamento profissional para fazer contatos é um bom início para que advogados em começo de carreira captem clientes na advocacia.
Primeiro, porque a imagem que se tem é de um profissional buscando aprimorar seus conhecimentos, o que o torna mais confiável. Segundo, porque falando do seu próprio trabalho, as chances de ter seus serviços recomendados por outro profissional são grandes. A terceira razão é que só quem é visto é lembrado!
A busca pela participação em palestras, cursos, simpósios, eventos no geral, que tratem de temáticas relacionadas à sua área de atuação, coloca-o ao lado de outros profissionais da área, promove o encontro e estreita as relações.

Trabalhe como correspondente jurídico
Outra maneira de se mostrar relevante para o mercado é tornando-se um correspondente jurídico. Auxiliar na resolução de demandas de outras empresas do ramo, estabelecidas em outras comarcas, além de enriquecer o conhecimento do profissional recém-formado, possibilita que ele se torne conhecido e reconhecido pelo próprio trabalho.
O processo virtual não substitui a presença do advogado em diversas demandas e, por vezes, fica muito mais fácil para a empresa realizá-las por meio de um advogado que resida no local demandado. Principalmente quando se trata de demandas de baixa complexidade, como cópia de processo, protocolo, acompanhamento de andamento processual, torna-se inviável o deslocamento até a comarca.
São muitas as demandas que podem ser delegadas a um correspondente jurídico — até mesmo, a realização de audiências por meio de mandato, da mesma maneira que existem algumas regras básicas de atuação desse profissional.
Conheça melhor como funciona o serviço e acesse plataformas on-line, como a Juriscorrespondente, que conectam advogados correspondentes e empresas diligentes de modo a promover o encontro e facilitar o trabalho de ambos.
Caso se interesse pela área e queira investir nela, busque algumas dicas para auxiliá-lo na construção de um site para advogados correspondentes.

Esteja atento a tudo que acontece
Mantenha-se informado sobre as novidades da sua área de atuação para criar relacionamentos. Saber opinar sobre os assuntos demonstra que o profissional se encontra em atividade constante e valoriza seu trabalho. Isso também pode antecipar boas ideias para demandas urgentes.
É fundamental conhecer o dia a dia do mercado no qual está inserido e as novidades que outros escritórios estão promovendo porque, só assim, haverá condições de se tornar competitivo.

Recomende serviços de outros profissionais
Crie uma rede colaborativa de contatos de profissionais confiáveis do ramo jurídico para ter sempre quem indicar aos seus clientes, quando não puder atendê-los. Além de criar uma boa imagem profissional, ainda há a vantagem de fidelizar o cliente, que reconhece um vínculo positivo entre um bom serviço prestado por outro profissional e sua indicação.

Profissionalize sua gestão empresarial para captar mais clientes
No início do texto, citamos a necessidade de uma boa gestão empresarial como fator importante na captação de clientes e, neste tópico, vamos dizer como fazê-lo!

Softwares jurídicos
Muito se fala em software de gestão de escritório de advocacia, mas é bem comum que essas empresas não atentem para a real eficácia deles. Não há outra maneira de otimizar processos e aumentar a produtividade sem um programa pensado para buscar, catalogar e organizar informações.
São soluções digitais que tornam automáticos alguns processos que se repetem na rotina do escritório. A busca de informações em Diários Oficiais, por exemplo, é uma das soluções que esses programas apresentam.
Dentre outras atividades, eles têm uma base de armazenamento de dados dos clientes e dos processos que auxilia no cumprimento dos prazos e padroniza peças jurídicas. A gestão financeira e pessoal também pode ser realizada por meio dela, basta que esteja programada de acordo com as necessidades reais da empresa.
Não se trata de uma regalia na qual somente escritórios de grande porte devem investir. Prazos, rotinas apertadas, excesso de documentos e demandas urgentes são realidades de qualquer escritório de advocacia.

Treinamento de equipe
A contratação de funcionários, ainda que o escritório seja de pequeno porte, é bem mais adequada se feita com cautela. Na melhor das hipóteses, o ideal é terceirizar o serviço para empresas de RH que têm treinamento e formações específicas para essa finalidade. Os funcionários precisam entender os preceitos da empresa e atuar em conformidade com cada um deles.
Disponibilizar tempo para treinar a equipe, promover momentos de interação, proporcionar um ambiente saudável e com os recursos necessários para a boa atuação contribui diretamente para resultados positivos, principalmente no relacionamento direto com o cliente.
Outra consequência lógica dessa ação é o aumento da produtividade, pois se gasta menos tempo com atividades mecânicas e mais tempo com a captação e a fidelização de clientes.

Depois de ler este guia completo de como captar clientes na advocacia, é possível utilizar os caminhos que se mostrarem mais interessantes dentro da sua realidade. Lembre-se de que é fundamental pensar em todas as relações que se estabelece no mercado para que a rede fique cada vez mais intensa.
Fonte JurisBlog