sábado, 6 de abril de 2024

SEU GATO TEM MEDO DE CHUVA? SAIBA COMO MANTÊ-LO CALMO EM DIAS DE TEMPESTADE

Dar carinho, oferecer petiscos e distrair com outros barulhos são algumas dicas que ajudam a amenizar o sofrimento

É mais comum encontrar cachorros com medo de chuva, raios e trovões. Porém, não é uma fobia restrita a essa espécie. Cada vez mais vemos os bichanos também se esconderem ao menor sinal de tempestade . Isso acontece porque os animais tem uma adição muito mais apurada do que os humanos, então o barulho da chuva é extremamente incômodo para eles.
Os felinos com medo de chuva costumam reagir das mais variadas maneiras. Tem os que correm para debaixo da cama e ficam escondidos até a tempestade passar. Já outros podem recorrer aos donos, para que os protejam do barulho ensurdecedor. Apesar dos comportamentos mudarem de um gato para o outro, uma coisa é certa: eles sempre sofrem bastante.
Pensando nisso, é importante encontrar maneiras para amenizar o sofrimento desses bichinhos medrosos. Com a ajuda do dono será bem mais fácil para os peludos encararem uma tempestade.

Não demonstre medo - É importante encontrar maneiras para amenizar o sofrimento desses bichinhos medrosos
Quando o trovão fizer barulho aja naturalmente, como se nada de mais estivesse acontecendo. Assim, o felino verá sua tranquilidade e entenderá que não existem motivos para se preocupar, sentindo-se mais seguro.

Forneça um local seguro - É importante preparar um local seguro para que o gato corra quando sentir medo
É importante preparar um local seguro para que o gato corra quando sentir medo. Pode ser uma caixa, casinha ou até mesmo um cobertor, qualquer coisa que o faça se sentir protegido e acolhido. Jamais o mantenha preso em algum lugar ou o force a entrar no espaço. Deixe que ele vá sozinho e no momento dele.

Distraia com outros barulhos - Tente distrair o gato colocando trazendo outros sons para dentro da casa
Antes de a chuva começar, ligue a tv, o rádio, ofereça um brinquedo sonoro ou coloque qualquer outro som que "combata" o barulho dos trovões. A proposta é que o felino seja distraído com esses outros sons e se esqueça da tempestade. Contudo, o volume não pode ser muito alto, se não provoca um efeito contrário.

Dê atenção e ofereça petiscos durante a tempestade - A ração úmida para gatos é o alimento predileto da maioria dos bichanos
Um dos melhores jeitos de diminuir o medo do bichano é dando carinho e petiscos. Por isso, se preocupe em demonstrar que você está ali para protegê-lo, acaricie seu pelo e diga palavras fofas. Não deixe de oferecer a guloseimas favorita dele para ajudar na distração.
Se você notar que o medo de chuva  é extremo e nenhuma das dicas anteriores funciona, o recomendado é procurar ajuda médica. É provável que ele receite remédios para diminuir o estresse ou a ansiedade causa em dias de tempestade.
Fonte Canal do Pet - iG