terça-feira, 21 de janeiro de 2020

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO COACHING PARA ADVOGADOS

O coaching para advogados proporciona mudanças duradouras, com efeito positivo tanto em sua vida pessoal como profissional

Coaching é uma metodologia aplicada ao desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial. Trata-se de um processo de melhoria contínua, ou seja: ao concluir um ciclo, o coachee (a pessoa que passa pelo treinamento) deve continuar aprimorando seus conhecimentos. Porém, cada ciclo tem começo, meio e fim. Iniciar outro depende do interesse do coachee em desenvolver outras áreas de sua vida.
O trabalho é liderado pelo coach, que é um profissional qualificado e experiente para motivar e conduzir esse caminho de transformação e definição de metas e objetivos para a vida pessoal, o trabalho e os negócios.

Qual a importância do coaching para advogados?
O coaching pode ser importante em todas as etapas da carreira do advogado. Porém, há dois estágios em que a aplicação da metodologia pode ser mais significativa: quando o profissional está pronto para ingressar no mercado de trabalho, e quando a carreira não evolui por alguma razão — abrindo espaço para desmotivação, insatisfação, dificuldades financeiras ou atitudes que podem colocar em risco a vida profissional.
Vale destacar que, embora o diploma e o registro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sejam requisitos básicos para o exercício da advocacia, esses dois documentos não garantem que o advogado recém-formado esteja realmente preparado para gerenciar o próprio escritório, trabalhar em conjunto com renomados profissionais, lidar com os trâmites das instituições jurídicas, conquistar e fidelizar clientes. É justamente neste contexto que o desenvolvimento por meio do coaching pode ser importante.
Além disso, pode acontecer de o profissional chegar em um momento em que sua carreira fica estagnada por algum motivo, levando a um baixo retorno financeiro. Este é um tipo de situação que pode acontecer por conta da postura do advogado — que não sabe conduzir a carreira — ou como consequência de fatores externos como a crise econômica. O fato é que muitos profissionais percebem que é necessário promover mudanças na carreira, mas não sabem como começar essa transformação. Este é outro problema que pode ser solucionado por meio do coaching para advogados.
No processo de coaching, o advogado consegue identificar claramente os fatores que estão bloqueando o desenvolvimento da carreira. O coaching proporciona mudanças duradouras, com efeitos muito positivos para a vida pessoal e profissional.

Benefícios do coaching para advogados
Autoconhecimento
O êxito profissional também está atrelado ao autoconhecimento. Isso porque conhecer a si mesmo é fundamental para que o advogado consiga definir a direção de sua vida profissional. O autoconhecimento, portanto, ajuda a identificar o ramo do mercado jurídico em que o profissional vai atuar.
No processo de coaching, o advogado aprende a reconhecer seu perfil profissional e, a partir disso, consegue enxergar a direção que deseja seguir. Uma ferramenta muito usada no coaching é a Roda da Vida, que possibilita a identificação de fatores que levam ao desequilíbrio pessoal e aponta mudanças necessárias para dar outro rumo à vida profissional.

Planejamento de metas e objetivos
Ao decidir qual a direção quer seguir, ou seja, quais são suas metas e objetivos profissionais, o advogado aprende também a planejar o desenvolvimento da carreira. Isso significa definir o passo a passo para concretizar o projeto de vida profissional e manter o foco na carreira.

Comunicação assertiva
O autoconhecimento e o planejamento estratégico da carreira melhoram a capacidade de comunicação do advogado, fazendo com que o profissional desenvolva a comunicação assertiva. Isto é fundamental, por exemplo, para a negociação com os clientes, exposição de argumentos, defesa de causas, na relação com promotores, juízes e promotores. A comunicação assertiva também ajuda a construir um network eficiente e que pode ampliar suas oportunidades de trabalho.

Treinamento profissional
O coaching é uma solução adequada para o treinamento de advogados com pouca bagagem profissional, mas que já estão trabalhando em escritórios com larga experiência do mercado jurídico. Quando os titulares do escritório não têm tempo de treinar os profissionais recém-formados, a contratação de um coach é a uma medida eficaz para elevar a qualidade do trabalho dos advogados iniciantes.
O coaching para advogados é um processo bastante eficaz na identificação de fatores internos e externos que bloqueiam ou dificultam a evolução pessoal e profissional. A metodologia contribui para o autoconhecimento, autoconfiança, autoestima, motivação, liderança, melhoria da comunicação, gestão de tempo e organização. O coaching é a solução ideal para advogados que desejam construir uma base mais sólida para a vida profissional.

Fonte Mundo Carreira