sábado, 3 de fevereiro de 2024

COMO ADESTRAR UM GATO? VEJA DICAS INFALÍVEIS

Seu pet faz muita bagunça e adora arranhar móveis? É possível mantê-lo sob controle

Pouca gente sabe e muitos se questionam se é possível treinar o felino para ser mais educado, assim como fazemos com o cachorro. Mas a resposta é: sim, há técnicas de como adestrar um gato, muito úteis no caso daquele pet bagunceiro e descobediente. Alguns comandos relativamente simples já podem melhorar, e muito, a relação tutor-animal.
Quer descobrir como adestrar um gato? Então confira algumas maneiras de controlar de forma mais fácil o pet e como mantê-lo mais obediente.

Convença o gato
Ele pode responder a todos os comandos, mas com algumas condições, como ganhar rescompensas. Dê comidinhas, guloseimas e torne tudo uma brincadeira. Comece tratando-o com muito carinho e paciência.

Ensine pouco a pouco
Não exija muito do pet, porque não sairá como o esperado. Repita várias vezes os mesmos comandos e sempre que ele acertar, faça um elogio e em seguida o nome dele. Assim, sempre que o dono o chamar, vai saber que é por algo positivo. Ao contrário, o "não" vai soar como uma reprovação e o gato perceberá isso ao longo do tempo. Depois de repetir o nome e de uma atividade concluída com sucesso, ofereça os petiscos.
Sempre que ele subir na TV ou arranhar o móvel , reforce o quão negativa é a ação dele e não espere passar muito tempo para repreendê-lo.

Controle o espaço
O espaço que ele terá é outra chave para adestrá-lo. Procure restringir a área livre para o gato se movimentar. Coloque alguns obstáculos em volta do local onde ele está e chame-o falando "venha". Isso também o fará associar o chamado a um acontecimento bom. Se ele tomar uma bronca vai entender que não deve voltar ao ambiente (atitude que deve ser tomada sempre que ele estiver arranhando as coisas e subindo onde não deve).

O que não fazer
A ideia é motivá-lo e evitar ao máximo dar broncas o tempo todo ou tratá-lo com rigidez. A punição leva o felino a ficar agressivo e dificulta seu aprendizado, conforme ele se torna mais resistente.
Também não adianta escolher um momento de distração do pet. Se ele estiver de olho em alguma presa ou entretido com o brinquedo , provavelmente vai se irritar ao ser tirado desse ambiente.
Esse treinamento deve ser realizado desde filhote e de preferência ainda antes dos dois anos de idade. Até porque, diferente dos cães, essa espécie não gosta tanto de agradar seu dono e dificilmente será obediente apenas por vontade própria.
Fonte Canal do Pet - iG