quinta-feira, 10 de março de 2022

MUITA PRESSÃO NO TRABALHO? FAÇA ISTO SE NÃO QUISER SURTAR

Como ter resiliência para lidar com as incertezas crescentes do mundo do trabalho?

Em tempos incertos, cresce a pressão e as cobranças dentro das empresas. É preciso gerar resultados, reduzir custos e ganhar produtividade. Porém, é importante lembrar que, independentemente do cenário atual, sempre haverá momentos críticos no dia a dia de trabalho. Por isso, é muito importante que os profissionais estejam preparados para enfrentar a pressão sem perder a motivação e a saúde física e emocional.
Mas, como fazer isso? Para gerenciar as demandas estressantes do dia a dia, o profissional precisa trabalhar em dois pontos-chave: administração do tempo e resiliência.
Gerenciar tarefas nas fases em que tudo é “para ontem” requer muita disciplina. O primeiro passo é avaliar as entregas que tem de fazer. O que está sob seu controle pode ter prazos redefinidos, aquilo que você pode influenciar te dá a possibilidade de negociar prazo e aquelas tarefas que você não controla nem influencia, então, é necessário seguir uma ordem de prioridade para atendê-las. Quando você tem isso muito claro, fica mais fácil definir sua agenda de entregas.
Outro ponto fundamental para lidar com a pressão no trabalho é a resiliência. Eu diria, inclusive, que é essa característica comportamental que mais vai te sustentar durante essas fases críticas. Em tempos turbulentos, o profissional precisa ter flexibilidade para enfrentar mudanças de rota e frustrações. Ao invés de se ressentir e impactar sua produtividade, aprender com a situação e sair melhor do que entrou nela: essa é a grande dica.
O ponto-chave para desenvolver resiliência está no autoconhecimento. Quando nos conhecemos conseguimos ter claro os nossos propósitos, o que ajuda a lidar melhor com as dificuldades. Além disso, também conseguimos perceber aquilo que nos estressa e, assim, temos a possibilidade de aprender a lidar com essas situações e a encontrar uma válvula de escape – vale tudo: yoga, meditação, boxe, bordado, escalada, corrida etc.
Também gosto de mencionar a inteligência emocional para lidar com períodos de pressão no trabalho. É isso que nos permite lidar de forma mais eficiente com situações de conflito, pois conseguimos nos colocar no lugar do outro, explicar nosso ponto de vista e, assim, caminhar para um acordo.
Ultimamente você tem se sentido em uma panela de pressão? Respire, acalme-se e pense em uma estratégia para aplicar no seu dia a dia essas pequenas dicas que trouxe neste texto. Tenho certeza de que isso irá ajudar a melhorar os seus dias no trabalho.
Por Sofia Esteves
Fonte Exame.com