terça-feira, 1 de agosto de 2023

AINDA DÁ TEMPO DE REALIZAR AS METAS DE ANO NOVO! VEJA DICAS PRÁTICAS


Meta de ano novo em pleno mês de agosto? Gente, por que não?! O ano não acabou ainda e existem técnicas para chegar em dezembro com a sensação de missão cumprida mesmo se você passou o primeiro semestre praticamente todo no piloto automático. A sacada está em definir um passo a passo, como vou propor a seguir.
Antes de tudo, explico por que é tão comum se frustrar com as metas de ano novo: temos a tendência a falhar já na sua formulação, seja querendo realizar coisas grandiosas demais num curto período de tempo, seja fazendo uma lista quilométrica de mudanças. Outro problema: não distribuir as tarefas para sua realização ao longo dos meses. Sem ser diluída, a meta vira um peso, ganha ares de impossível e, consequentemente, é deixada de lado. Isso gera frustração — e eu sei que você já viu esse filme.

Metas de agosto a dezembro, lá vamos nós!
Estamos no meio de agosto e, portanto temos quatro meses e meio para cumprir qualquer coisa a que nos propusermos para 2021. Quatro meses não são 12 — jura?! –, e não custa lembrar que você vai precisar traçar objetivos realistas. Não se perde 40 quilos nesse período, mas pode-se perder 10, 20…
Então, o primeiro passo é olhar para as metas que você escreveu no ano novo. Caso não tenha feito isso, liste agora as coisas que gostaria de mudar na sua vida e que merecem ser postas em prática. Pode ser que você tenha listado uma, pode ser que tenha pensado em dezenas.
Mas agora é hora de escolher apenas três — três no máximo — para realizar até dezembro.

Para isso, utilize os seguintes critérios:
  • Cheque se é uma meta realista para quatro meses e meio. Precisa ser algo plausível e mensurável (coloque em números, estipule datas precisas, crie uma evidência de realização para visualizar).
  • Pergunte-se se ela é realmente importante para você, porque só assim você terá motivação para cumpri-la.
  • Faça um compromisso com você mesma e aceite a responsabilidade por realizá-la no período estipulado. Pode programar alarmes para ajudar a lembrá-la de ter essa tal de autorresponsabilidade.
  • Escolha uma meta de carreira, uma pessoal e uma para se equilibrar. Ou escolha apenas uma meta para cumprir, não tem problema — o importante é que você não se atole só de metas profissionais ou então pessoais e fique desequilibrada. Está claro aqui? Você pode escolher até três metas, mas apenas uma para cada seara da vida.

Escolhi as metas, e agora?
Convenhamos que a parte mais difícil é a realização. Para não se embananar agora, é preciso fazer um planejamento. No coaching, trabalhamos com o conceito de roadmap, um plano de ação programado numa espécie de linha do tempo. Faça um traço e divida em quatro meses e meio. Cada bloco será um mês, ok? Ou meio, no caso de agosto.
Aí é hora de planejar as etapas necessárias, mês a mês, semana a semana, para chegar em dezembro com a meta cumprida.
A vantagem desse método é enxergar o todo e ter a consciência da viabilidade do que se pretende. Assim, uma meta grandiosa se torna palatável, possível e planejável. Mês a mês, você avança em direção ao que quer, simplesmente seguindo um plano criado por você mesma!
Por exemplo, se sua meta é turbinar o inglês até dia 24 de dezembro, você pode separar assim:

Agosto
  • nesta semana: procurar escolas de inglês e professores particulares e comparar orçamentos;
  • próxima semana: fechar com professor e traçar um plano de estudos individual / começo das aulas
  • última semana: fazer aulas / assistir a um episódio de alguma série que já vi com legendas em inglêssetembro:
  • semana 1: continuar aulas e incluir 2h de estudo sozinha / assistir a série conhecida com legendas em inglês
  • semana 2:  continuar aulas e incluir 2h30 de estudo sozinha / assistir a série conhecida com legendas em inglês
  • semana 3: continuar aulas e incluir 3h de estudo sozinha / assistir filme a novo com legendas em inglês
  • semana 4: continuar aulas e incluir 3h30 de estudo sozinha / começar a ler artigos simples em inglês

Assim você vai agregando tarefas ou mudando as missões até o ano terminar. Toda semana, vale checar o que de fato funcionou e, se for o caso, rever o planejamento macro.
Importante: não negligencie a criação de uma evidência de que chegou lá em dezembro! No exemplo deste post, pode ser fazer uma ligação internacional, terminar um livro em inglês e fazer uma resenha dele, ter abandonado todas as legendas de filmes e séries, fazer uma apresentação só para gringos, viajar para fora e se comunicar perfeitamente na língua… Cada um tem uma evidência que faça sentido na vida e na carreira.

Dica extra…
Comece já, nesta segunda, a fazer esse planejamento. O passo a passo ao estilo roadmap funciona — é baseado em técnicas de coaching cientificamente comprovadas e testadas não só por esta que vos fala, mas por centenas e centenas de pessoa mundo afora. Quando chegar no fim de dezembro com a meta cumprida, defina uma comemoração para a sua conquista. Você merece.
Por Bru Fioreti
Fonte UOL