segunda-feira, 19 de setembro de 2022

COMO COMEÇAR A CARREIRA DE ADVOGADO AUTÔNOMO?


Alcançar uma carreira promissora de advogado autônomo pode envolver alguns percalços e sacrifícios no caminho mas, em geral, é altamente recompensadora. Gerenciar uma carreira jurídica exige responsabilidades e perseverança, além de um alto nível de perspicácia para se destacar no mercado.
O inicio da carreira de todo profissional freelancer pode variar muito, mas duas coisas são comuns a todos: o esforço na hora de tentar se inserir no mercado de trabalho e a constante duvida de como conseguir essa inserção. Por isso, preparamos algumas dicas práticas para te ajudar a alcançar essa inclusão. 

Como obter experiência?
Iniciar uma carreira de advogado autônomo requer alguma experiência. Esse passo, a principio, não é muito difícil, uma vez que vários escritórios de Direito e assessorias jurídicas contratam estagiários e estudantes recém-formados para se incorporarem ao seu quadro de profissionais. No inicio, esses profissionais não ficarão com as tarefas mais gratificantes do escritório, pois sua atuação pode se restringir a dar informações aos clientes, fazer pesquisas jurisprudenciais e preparar documentos administrativos e petições.
O problema é que esse trabalho costuma ser mal remunerado e, dependendo da sua carga de trabalho, esse problema pode se agravar. Para se obter uma boa experiência é necessário permanecer numa mesma área de 2 a 5 anos e poucos podem se dar ao luxo de serem mal remunerados por tanto tempo.
Outra opção é abrir um escritório modelo com ajuda da sua instituição de ensino. Esse escritório pode ser uma ponte entre a universidade e o inicio da sua carreira profissional. No escritório a vivencia é a mesma de um escritório tradicional, incluindo assessoria jurídica e participação em julgamentos.

Melhores lugares para abrir um escritório
Um escritório jurídico deve ser bem localizado. Prédios tradicionais de escritórios situados próximos a fórum e tribunais é sempre a melhor opção. Algumas profissões possuem mais flexibilidade na hora de abrir um escritório, mas para um advogado o local de um escritório demonstra prestígio e credibilidade. Nas cidades pequenas, a concorrência é bem menos acirrada, porque a grande maioria dos advogados e escritórios importantes e tradicionais se concentram nos grandes centros urbanos.
Uma maneira de diminuir o custo inicial e assim conseguir iniciar um escritório é compartilhar o espaço com outros advogados. Mesmo que no inicio o numero de advogados seja alto, o importante é conseguir recursos suficientes para pagar o aluguel e outras despesas iniciais, como água, luz e telefone. Outras despesas também devem ser, como móveis, materiais de informática, equipamento de escritório e arquivos para documentação. Uma opção nesse inicio é comprar móveis de segunda mão, alugar escritórios mobiliados, ou entrar em um escritório que já tenha essa estrutura montada.

Fazendo os primeiros clientes
A maneira mais eficaz de se conseguir clientes no inicio da carreira de advogado autônomo é o famoso boca a boca. Pode não ser fácil porque a profissão de advogado é muito saturada e a tradição dos grandes escritórios ainda desempenha um papel muito importante, mas nem por isso vale desistir. Se você tem um familiar nesse setor ou um contato em um escritório, isso pode ser de grande valia nesse inicio de carreira, colocando você a frente dos outros recém-graduados.
Uma boa opção nesse início de carreira é anunciar o seu escritório na mídia. Um bom anúncio vinculado em rádio ou em redes sociais é uma maneira rápida de obter clientes. É necessário respeitar os princípios da dignidade, ética, probidade e honestidade para se conseguir o resultado esperado nesse momento. Quanto aos honorários, o ideal é seguir as recomendações da OAB. Outra alternativa é trabalhar com preços mais baixos como forma de conseguir clientes. Em geral se associam altos honorários com bons advogados, mas na realidade não é isso que acontece na pratica.

Especialize-se
Um advogado que não se especializa em uma área especifica acaba ganhando menos destaque do que aqueles que atuam sempre na mesma área e a dominam. Áreas especificas, como Direito do trabalho e Direito administrativo podem garantir altos ganhos. Uma especialização é fundamental para melhorar o desempenho na área escolhida. Além disso, é importante estar atento a novos mercados, aproveitando que o Direito está sempre se abrindo a novas áreas como.
Pode ser assustador o início de carreira, mas é necessário dar o primeiro passo. Com as dicas nesse post você tem ainda mais chances de se bem suceder. Ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário contando para nós. Comentários pertinentes e novas sugestões também são bem-vindas a participar da conversa.