sábado, 25 de março de 2017

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA AROMATERAPIA PARA A SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL


Todo mundo sabe como é bom um cheirinho agradável na casa, nas roupas. Mas você sabia que os aromas de plantas têm efeito terapêutico? A aromaterapia, a ciência que investiga os efeitos dos óleos essenciais, tem diversos benefícios para a saúde e pode ajudar no tratamento de doenças.
— A aromaterapia traz propriedades das plantas medicinais e ajuda na parte física e emocional. Pode auxiliar no combate a depressão, ansiedade, dores, age no sistema imunológico — enumera a naturóloga Mariana Vitte Nardi, do W Spa.
A terapia pode ser pelo olfato — ao ser inalado, manda uma mensagem ao cérebro — e pela pele, em que o óleo entra na corrente sanguínea. A partir daí, há diversas formas de aplicação, como massagens, sabonetes e banhos.
— Tem que avaliar o melhor aroma para cada pessoa e suas necessidades — diz Mariana.
Depois, é feito um teste olfativo, em que se sente aromas pré-selecionados para o objetivo, como tratar ansiedade, e escolhe-se qual se gosta mais.

Bom humor
Os efeitos variam de caso para caso, mas os benefícios, afirma Mariana, podem ser sentidos ao inalar, como melhora no humor.
— O óleo de lavanda no quarto aquieta o pensamento e ajuda a dormir. É ótimo para relaxar — afirma a terapeuta floral Marcia Rissato, formada pelo Instituto Bach.
Ela lembra que esse é um tratamento complementar, que se soma aos tratamentos médicos, que nunca podem ser deixados de lado, segundo Marcia.


Por Ana Paula Blower
Fonte Extra – O Globo