segunda-feira, 13 de março de 2017

ESTÁ COM DIFICULDADES PARA SE CONCENTRAR? ESSAS 4 DICAS PODEM AJUDÁ-LO

Distrações e a falta de foco contribuem para que você perca tempo e se afaste de seu objetivo de ser aprovado em um concurso

A tecnologia não é boa, nem ruim, ela simplesmente é. O que faz com que ela se torne sua maior aliada ou sua pior inimiga é o uso que você faz dela. Portanto, a responsabilidade é toda do usuário.
É seguro afirmar que, hoje, os grandes vilões das distrações durante o estudo ou até durante a jornada de trabalho são os acessos às redes sociais e ao aplicativo de mensagens WhatsApp pelos smartphones.

A aprovação em um concurso público exige dedicação
Dedicar-se a um planejamento de estudos para alcançar o objetivo de ser aprovado em um concurso público é fundamental para quem quer ingressar no funcionalismo público e, assim, poder mudar de vida.
No entanto, esta dedicação vai muito além do que ficar horas olhando para um livro. Se o seu smartphone está do seu lado, é certo que seu foco não é total e, isso, poderá ter um preço.
Mesmo os alunos mais dedicados e que compreendem a importância de se manterem longe das distrações, precisam seguir algumas dicas para que possam aproveitar melhor o tempo de estudo.
Selecionamos abaixo quatro dicas que poderão contribuir para aumentar o seu foco e potencializar os resultados de seus estudos. Confira:

Separe alguns minutos para se inteirar sobre o que acontece ao seu redor
A fim de evitar paradas constantes para ficar por dentro das principais notícias do dia ou saber o assunto do momento nos seus grupos de WhatsApp, separe de 10 a 15 minutos para se inteirar do que está acontecendo no momento.
No entanto, é imprescindível que você seja honesto consigo mesmo e, ao terminar esse tempo, se concentre totalmente nos seus estudos, deixando o smartphone, de preferência, longe de seu alcance.

Pausas são necessárias e contribuem para o aprendizado
Se a matéria que você está estudando no momento for bastante complexa, a melhor maneira de internalizar o conteúdo é dividi-lo em blocos de estudo. Estabeleça blocos de 30 minutos de estudo e 5 de pausa.
Mas, atenção. Durante o tempo de estudo, você deve ficar totalmente focado e imerso na matéria. Ao final dos 30 minutos, levante, dê uma volta, tome um ar, ou seja, mude totalmente de foco.

A teoria é importante, mas a prática é o que faz com que você aprenda
Praticar é a palavra de ordem! É importante saber a teoria, mas é a prática que vai ajudá-lo a memorizar fórmulas, construções gramaticais, súmulas, leis, projetos de leis, etc. Praticar em simulados e resolver provas anteriores são essenciais para seu preparo.

Estude por palavras-chaves e mapas mentais
É bem mais fácil memorizar um conteúdo longo em complexo usando palavras-chaves e mapas mentais. Descubra os pontos principais de cada tópico que está estudando e construa mapas mentais que vão orientar o seu raciocínio para que você se recorde de todas as informações essenciais da matéria.
  
Fonte Qualconcurso Consultoria