segunda-feira, 15 de outubro de 2018

COMO CAPTAR CLIENTES NA ADVOCACIA COM ÉTICA E EFICÁCIA?


Vamos começar falando desses materiais impressos e, em seguida, sobre marketing digital e marketing de conteúdo, e como captar clientes de advocacia usando essas novas tendências da comunicação em conjunto com as tradicionais.

1. Cartão de visita: tradicional aliado dos advogados
Pode até funcionar para outras profissões, mas um advogado sem cartão de visitas não tem como captar clientes para seu escritório de advocacia. E existem algumas dicas básicas de como fazer um cartão de advogado:
  • Seja sóbrio nas cores: normalmente azul escuro, bordô ou cinza.
  • Não escreva demais: nome, especialidades do advogado e do escritório e, se for o caso, indicar se é mestre, doutor, ou professor de alguma faculdade.
  • Tamanho: o usual é 9 cm X 5 cm.
  • Criar um logotipo: sim, isso dará muito mais personalidade ao seu cartão. Vamos falar sobre isso no tópico seguinte.
  • Gramatura do papel: deve ser firme, no mínimo a gramatura de 200g/m².
  • Tipo de papel: o papel que dá o melhor efeito é o couchê fosco, transmitindo sofisticação e sobriedade.
  • Acabamento: um acabamento que pode dar um toque especial ao seu cartão de visitas é o chamado verniz UV aplicado somente em alguns detalhes, como no logotipo ou no nome do advogado.

2. Logotipo do escritório de advocacia
Poderíamos ter começado falando do logotipo, pois ele deve ser aplicado em todas as peças de comunicação. Mas achamos importante reforçar primeiro a necessidade de um bom cartão de visitas.
Um escritório com logotipo terá como captar clientes de advocacia de uma forma mais profissional e estruturada, transmitindo seu posicionamento com este elemento.
Atualmente, sites de concorrência criativa podem ajudar sua empresa a fazer logos, cartões de visita, folders, apresentações e muitos outros materiais de comunicação. 

3. Crie um folder
Um folder para escritório de advocacia deve ser um material bastante sóbrio e objetivo, que traga o currículo dos principais advogados da casa, as especialidades do escritório e seus contatos.
Na verdade, é apenas um material que visa tangibilizar toda excelência de seus serviços de uma forma sutil e elegante, depois de uma visita de prospecção.

4. Praticando o marketing digital
O marketing digital é um grande aliado dos escritórios de advocacia.
Depois de falarmos desses 3 materiais impressos mais tradicionais, e de qualquer forma imprescindíveis para seu escritório, é hora de entrarmos no conceito de marketing digital e como captar clientes de advocacia com ele.
Você verá que é algo mais simples do que você imagina. A ideia, principalmente no caso de escritórios de direito, é praticar um marketing menos invasivo e mais voltado a oferecer conteúdo, por meio de 4 pontos de contato principais: site, mídias sócias, blog e e-mail marketing.
Ao oferecer esses materiais de qualidade para sues clientes, como artigos em blogs, dicas de softwares, resenhas de livros, sugestões de cursos e até e-books, você poderá solicitar em troca endereços de e-mail e telefones, com os quais poderá dar prosseguimento ao seu trabalho de captação de clientes.
Vamos ver a seguir como trabalhar isso.

5. Site do escritório de advocacia
Um site deve transparecer confiança e solidez para seus clientes.
É determinante que seja feito por um profissional de alto nível. De forma semelhante ao folder, deve conter os currículos dos principais advogados, as especialidades do escritório e também outras informações relevantes, como filiais e parcerias no país e eventualmente no mundo, lista de clientes e algo muito importante: depoimentos de clientes satisfeitos que atestem a excelência daquela banca de advogados.

6. Blog corporativo
Um blog com artigos bem escritos, que passem dicas para empresas ou pessoas físicas que precisam de serviços jurídicos pode ser a porta de entrada para novos clientes.
Esses textos, além de conteúdo relevante e de qualidade, devem ser criados obedecendo técnicas de SEO, que fazem os artigos serem facilmente encontrados em sites de busca, como o Google.
Ao notarem que o escritório entende do assunto que buscam, os clientes acabam entrando em contato para mais informações.

7. Mídias sociais
No caso de escritórios de advocacia, as mídias sociais muito informais, como Facebook e Twitter, talvez não sejam as mais indicadas, a não ser que se dediquem a divulgar alguma causa social praticada pela banca.
A mídia social que pode trazer mais resultados é o LinkedIn, que é totalmente focada no público corporativo. Ofereça conteúdos semelhantes aos do blog.

8. E-mail marketing
Deve ser usado com muita cautela, mas é uma maneira de manter contato constante com aquele público que assinar uma Newsletter depois de ter contato com seu blog ou site.
Evite, é claro, ofertas de serviços. Foque em prover um conteúdo interessante que mostre toda capacidade de seu escritório.

9. Promover palestras e participar de ventos
Promova palestras e mostre a competência de seu escritório.
Outra forma de como captar clientes de advocacia é promover palestras que atraiam possíveis interessados em seus serviços e estar sempre presente em eventos de classe, associações, feiras de negócio, simpósios e outras oportunidades como estas.

Por Dra. Flávia Teixeira Ortega
Fonte agendor. Com. Br