sábado, 3 de fevereiro de 2024

MIADO DE GATO: ENTENDA O QUE O SEU GATO ESTÁ QUERENDO DIZER

O miado de gato é uma forma do bichano se comunicar com o dono, o difícil é entender o que ele realmente está pedindo; veja algumas possibilidades

Mesmo que sejam animais mais independentes os gatos também tem suas necessidades assim como qualquer outro animal. A forma que eles utilizam de mostrar isso para os seus dono é por meio do miado. Mas como decifrar a real intenção de um miado de gato? Essa tarefa é bem difícil, mas se você conhecer bem o seu bichano pode se tornar mais fácil.

O miado de gato é uma forma de comunicação
Aliás, conhecer bem o seu animal de estimação é um passo importantíssimo. Isso porque o miado de gato varia de acordo com cada espécie e com cada indivíduo. Há gatos que miam mais alto, alguns que miam constantemente, outros que quase não miam ou que quando emitem um som ele é muito baixo.
Saber qual é o miado comum, aquele do dia a dia, de seu bichano já é um ótimo começo porque se houver algum tipo de alteração (que pode significar que algo está errado) você saberá identificar. Ficará mais fácil entender também o real motivo do miado do gato.

Motivo do miado do gato
Existem algumas principais razões do miado de um gato. Separamos as principais para te ajudar a decifrar o que o seu bichano está pedindo, confira:
1. Pedindo comida: a fome é talvez o principal motivo do miado do gato. Esse pedido é caracterizado por um som alto e curto que geralmente se associa a tentativa do bichano de te levar para o local onde está guardada a ração.

2. Stress: um gato muito nervoso ou que está se sentindo inseguro tende a miar algumas vezes. Esses episódios podem acontecer durante o banho ou quando o animal passa muito tempo sozinho em casa.

3. Recepção: se você for recebido em casa por um miado curto e tranquilo de seu gato significa que ele está te dando boas vindas e que está feliz por te ver.

4. Cio: uma gata no cio costuma miar muito. Nessas situações o miado pode ser associado a gritos ou berros. É importante ter certeza de que a gata está realmente nesse período para tomar algumas precauções necessárias.

5. Pedindo atenção: se você tem em casa um gato do tipo carente e ele está miando e se esfregando em você, pode ter certeza que ele está requisitando um pouco da sua atenção.

6. Dor: se o miado do seu gato está muito alto, demorado e repetitivo, diferente do comum, pode ser um aviso de que ele não está bem. O primeiro e mais importante passo é levá-lo ao veterinário para uma consulta, por isso é tão importante ficar atento ao miado de gato.

Fonte Canal do Pet