terça-feira, 19 de julho de 2022

COMO FALAR DE SI MESMO EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO?

Conhecer bem seus defeitos e aproveitar bem suas qualidades é um diferencial muito apreciado pelas empresas

Embora pareça algo simples, muita gente tem uma enorme dificuldade para falar de si mesmo, seja por timidez ou desconhecimento puro e simples.
A entrevista de emprego é um momento em que você está sendo testado, está sendo observado por pessoas treinadas para ler a sua personalidade, captar os seus gestos e expressões faciais. O currículo é apenas um papel, uma prévia. É na entrevista de emprego que a empresa verifica se você tem o perfil adequado para a vaga.
O autoconhecimento está entre as características pessoais mais desejáveis pelas empresas atualmente (fortemente analisadas nas entrevistas de emprego), além obviamente da capacidade técnica. O candidato precisa se conhecer bem. Não estamos afirmando que as empresas estão valorizando super-heróis, cheios de qualidades e sem nenhum defeito (até porque pessoas assim não existem, se você conhece alguma, ela está escondendo o jogo). É justamente o quadro oposto: as empresas estão valorizando candidatos com um lado humano bem desenvolvido.
Para poder desenvolver plenamente seu lado humano, é necessário conhecer bem tanto as suas qualidades como os seus defeitos. As qualidades são interessantes para analisar até onde a pessoa pode chegar e os defeitos são interessantes para analisar as limitações pessoais. Todos têm limitações. Seja uma dificuldade para falar em público, para resolver equações matemáticas complexas, para falar idiomas, etc.
Ter limitações é humano. Saber compensar e superar as suas limitações é o lado belo de ser humano. O pior tipo de fracasso é a omissão , o pior pecado para quem quer ser uma pessoa melhor é a acomodação .
Desde que se tenha coragem e dedicação, qualquer defeito, mesmo que não possa ser vencido, pode ser compensado. Existem vários perfis de personalidade, existem vários tipos de inteligência . Se você não está se saindo bem na sua área de trabalho, reinvente-se, procure um novo emprego que tenha o seu verdadeiro perfil. Conheça bem a si mesmo, tenha uma postura positiva e confiante na sua entrevista de emprego. Comece agora mesmo a trabalhar sua personalidade, o autoconhecimento é um exercício contínuo.  Algumas dicas simples para falar de si mesmo em uma entrevista de emprego

1. O que você tem feito para superar os seus defeitos ?
Na categoria "perguntas que surpreendem os candidatos durante a entrevista de emprego", a pergunta acima é com certeza uma das campeãs. Antes de mais nada, é preciso conhecer os seus defeitos e realmente tomar uma atitude para superá-los.

2. Falsa modéstia: recurso obsoleto
É muito comum o candidato usar o recurso da falsa modéstia durante a entrevista de emprego para parecer mais simpático aos olhos do entrevistador. Esqueça, é uma tática ultrapassada. Você não precisa se diminuir. Do mesmo modo que você deve conhecer bem seus defeitos e falar deles abertamente, é preciso falar das suas qualidades. Valorize as suas realizações, você batalhou duro por elas!

3. Limitações: características que nos fazem humanos
Jamais tente esconder suas limitações, jamais tente forçar esta situação durante a entrevista de emprego. Todos têm defeitos. Se você realmente acha que não tem defeitos, ou se realmente não conhece as próprias limitações, pergunte aos seus amigos, pergunte a quem convive com você. Nunca é demais se conhecer bem para poder melhorar como pessoa.

4. Perguntas do entrevistador: fuja das respostas padrão
Uma das funções do entrevistador é tentar surpreendê-lo durante a entrevista de emprego. Durante o seu trabalho na empresa, sempre irão aparecer situações imprevistas. Jogo de cintura é uma qualidade imprescindível. Sempre que surgir alguma pergunta inesperada durante a sua entrevista de emprego, seja sincero . Dê a sua verdadeira opinião, jamais tente agradar ou então usar respostas padrão. Sinceridade, em qualquer situação, sempre é muito importante.

5. Controlando o nervosismo
É normal e totalmente compreensível um nervosismo inicial durante a entrevista de emprego. Afinal, o candidato está em um ambiente desconhecido e enfrentando uma situação de grande pressão. Pessoas tímidas, em especial, tendem a ficar bastante nervosas e falar pouco. Se este for o seu caso, a melhor maneira para superar essa barreira é a preparação: tenha seus objetivos bem claros, pesquise sobre a empresa, informe-se sobre o perfil da vaga. Os entrevistadores entendem o nervosismo inicial. Porém, é importante tomar cuidado, pois um candidato que fica tenso durante toda a entrevista de emprego passa um imagem negativa.
Fonte Guia da Carreira