quarta-feira, 18 de julho de 2018

ADVOGADO CORRESPONDENTE

Sua importância para o mundo jurídico

O mercado da advocacia de correspondência ou da advocacia de apoio cresceu com muita rapidez nos últimos anos.
Este crescimento se deve, em parte, ao conceito de empreendedorismo que tem alcançado muitos profissionais que almejam criar algo diferente e com valor.
O advogado correspondente é aquele que busca apoiar empresas e escritórios de advocacia nas tarefas concernentes a audiências, cópias, protocolos, despachos entre outras atividades.
Escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas recorrem a este tipo de contratação, quando mensuram a economia de tempo e a redução de custo com a terceirização de determinado serviço jurídico.
Destaca-se o fato de que este profissional não deve ser visto como mero cumpridor de atividades jurídico-administrativas, mas sim como um parceiro importante na consecução de objetivos e parte da estrutura jurídica.
Entretanto, não é fácil conquistar autoridade neste novo mercado onde a concorrência cresce a cada dia.
O dia a dia revela que os escritórios bem como as empresas estão mais exigentes na contratação de correspondentes, avaliando previamente a tecnologia utilizada pelo profissional ou escritório, o preço dos serviços, o número de profissionais envolvidos na operação, o tempo de mercado e a abrangência geográfica de atuação.
Deste modo, para se destacar no mercado, a prestação de serviço precisa ser efetuada de modo excelente. E o que vem a ser atendimento de excelência dentro da correspondência jurídica?
Por exemplo, se o advogado foi contratado para realizar uma audiência, este deve estar cônscio de que este é um dos atos mais nobres do processo, principalmente se a audiência for à de instrução e julgamento, vocacionada à produção da prova oral, momento em que o juiz formará seu convencimento como destinatário da prova.
Logo o advogado deve ficar bem atento na execução deste trabalho que deverá ser feito com muito esmero.
O correspondente jurídico precisa ficar bem atento ao check list abaixo recomendado para realização de audiências:

CHECK LIST BÁSICO AUDIÊNCIAS
  • Confira sempre os documentos de representação processual (desde a procuração até o substabelecimento do advogado correspondente e a carta de preposição);
  • Estude a defesa, a estratégia do cliente e esclareça todas as dúvidas com antecedência;
  • Desloque-se com antecedência para o local da audiência, pois imprevistos acontecem;
  • Instrua o preposto;
  • Atue com foco e pró-atividade, destaque na ata, desde que permitido, os pontos centrais da defesa ou outras considerações importantes, produza corretamente a prova oral e as demais provas, agrave, se for o caso, etc...;
  • Requeira publicações em nome do advogado responsável;
  • Anote os dados de contato da parte adversa e seu patrono para o caso de futura negociação;
  • Encaminhe junto com a ata relatório dos fatos ocorridos em audiência.

Com relação às solicitações de cópias sempre percorremos os pontos abaixo:
  • Sempre verifique a disponibilidade do processo para cópias – alguns clientes costumam realizar solicitações sem esta prévia verificação de disponibilidade e como não recebem as cópias entendem que não devem efetuar o pagamento da diligência. Assim melhor verificar e informa-lo da situação do processo e deixar que ele decida quanto ao prosseguimento ou não da solicitação de diligência;
  • Antes de ajustar o valor verifique pelo site do Tribunal o número de folhas aproximado do processo;
  • Faça cópias de qualidade;
  • Respeite o prazo acordado para entrega da diligência.

Todas as atividades devem ser feitas em benefício do cliente.
Algo que temos aprendido é que a informação tem valor inestimável, sobretudo, a que tem maior valor é a informação do tipo solução.
Lembro que certa vez recebemos um pedido de cópia integral para que o cliente elaborasse a defesa de determinado processo.
Como conhecíamos o entendimento do juízo a respeito da matéria discutida nos autos repassamos ao cliente as cópias com estas informações.
O cliente, além de surpreso com esta atuação, posto que simplesmente esperava receber cópias, conseguiu obter um ótimo resultado no processo uma vez que as informações reveladas o auxiliaram na escolha da melhor estratégia para condução daquele caso.
Atuando desta forma o correspondente jurídico consegue agregar valor ao seu serviço.
Por fim, destacamos que a atenção, o interesse pela necessidade do cliente, o comprometimento e o foco devem permear a realização de qualquer tarefa desempenhada pelo advogado correspondente que a cada dia tem sua importância ampliada no mundo jurídico.

Por Fabiana Porto
Fonte JusBrasil Notícias