sábado, 16 de junho de 2018

H1N1 E OUTRAS GRIPES SEVERAS LEVAM A DOENÇAS SECUNDÁRIAS

Gripe pode levar a doenças secundárias

A poucas semanas do início do inverno (a estação começa no próximo dia 21), a preocupação com a “temporada de gripes” começa a rondar as casas. Principalmente, com os quadros mais severos, como H1N1, que podem levar a doenças secundárias, com consequências graves. A mais comum é a pneumonia, mas é possível também que gripes fortes acarretem casos de otite e sinusite, além de agravarem asma, insuficiência cardíaca e diabetes.
As doenças secundárias podem ocorrer porque as gripes severas desregulam o metabolismo e reduzem a imunidade, segundo o infectologista do Hospital Oeste D’Or, Paulo Santos.
— No caso das complicações respiratórias, a inflamação das vias aéreas também é um fator causal — explica o médico, lembrando que crianças de até 2 anos, idosos e portadores de doenças crônicas estão mais propensos ao agravamento do quadro.
Em geral, as doenças secundárias começam a se manifestar de sete a dez dias após o contágio da gripe, de acordo com o médico intensivista Márcio Viçoso, coordenador do CTI do Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador.
Para evitar que isso aconteça, é importante beber muita água e lavar bem as mãos. Se os sintomas de outras doenças começarem a aparecer, será preciso fazer avaliação médica.
A transmissão de gripes e resfriados se dá principalmente pela disseminação de gotículas que a pessoa infectada expele quando fala, tosse ou espirra. Superfícies e objetos infectados em ambientes frequentados por muitas pessoas, como escolas, empresas e transportes coletivos, também propiciam a contaminação.


Por Danielle Abreu
Fonte Extra – O Globo Online