quarta-feira, 15 de agosto de 2018

7 FATORES QUE NUNCA DEIXARÃO VOCÊ PASSAR EM UM CONCURSO

Não pense que ser aprovado depende exclusivamente de sentar e estudar - alguns fatores podem comprometer seu desempenho

O concurso público é o sonho de muitos brasileiros, não há como negar. Para várias pessoas na iniciativa privada, a carreira pública também é o objetivo final.
A questão é que para muitos profissionais que sonham em construir uma carreira no serviço público, passar no concurso é um obstáculo difícil de ser superado. Geralmente, é claro, as concorrências são altas. Mas, no geral, aqueles que decidem seguir pelo caminho de “concurseiros” acabam encontrando o maior vilão do processo em si mesmos.
A seguir, listamos alguns fatores que podem impedir sua aprovação em um concurso:

1. Má gestão do seu tempo
Além de muitas vezes o tempo de estudos ser dividido com o trabalho ou uma graduação, ainda é preciso ter muito cuidado com a forma como você administra suas horas de estudo. O especialista em produtividade e gestão do tempo Christian Barbosa recomenda um planejamento detalhado. “A palavra-chave é planejamento. O ideal é que você planeje todas as tarefas (estudos e trabalho) e distribua tudo na agenda com a antecedência de ao menos três dias do término do prazo (para a execução de cada tarefa). Isso dá mais mobilidade no dia a dia, fazendo com que tudo seja cumprido no prazo”, afirma.

2. Falta de foco
Não importa muito seu objetivo. Se falta foco em sua rotina, é improvável que você consiga sair do lugar. Quando falamos de estudos isso se torna ainda mais verdadeiro - quatro horas de estudo, por exemplo, podem não valer nada se você estiver distraído ou desfocado. E, no caso dos concursos, o foco também se refere às suas metas. Se você não consegue focar em uma área, como concursos jurídicos, ou administrativos, ou no tipo de concurso, como estadual ou federal, seu desempenho ficará comprometido.

3. Falta de estratégia
Para passar em um concurso você vai precisar de longas horas com o livro aberto, é verdade, mas não acredite que isso bastará. Sem ter uma estratégia, é impossível definir que provas são mais importantes, que matérias serão suas prioridades nos seus cronogramas de estudo. É preciso ter um plano, saber se a melhor opção para você é fazer aulas em cursinhos presenciais ou assistir vídeo-aulas, por exemplo, ou definir quais provas você fará para adquirir experiência e conhecer os estilos das bancas.

4. Indisciplina
Você tem uma área específica em mente para qual vai estudar, cronogramas e planejamentos de estudo para gerenciar seu tempo, estratégias para melhorar sua produtividade. Mas não adianta ter tudo isso estabelecido, na teoria, se na prática você não consegue cumprir um horário de estudos ou terminar as metas de assuntos que estabeleceu para a semana. De todos os fatores, manter a disciplina talvez seja o mas difícil, já que o processo para passar em um concurso público muitas vezes é longo, e ter a mesma rotina durante meses e meses é um verdadeiro desafio.

5. Descuido com a saúde
Com rotinas apressadas, dezenas de listas de tarefas e assuntos a serem estudados, é possível que você esqueça de cuidar da sua saúde. Estresse e ansiedade podem prejudicar a alimentação, longas jornadas de estudo podem atrapalhar seu sono e descanso, café e demais estimulantes podem se tornar vícios. E todo esse descuido pode ser fundamental para impedir o seu sucesso. Não se preocupe apenas com seu “preparo mental”, um corpo cansado ou doente pode colocar a perder todas as suas horas de estudo.

6. Não saber dizer não
Existe uma diferença grande entre sacrificar todo seu tempo livre e seu lazer e não conseguir abrir mão de nada. Assim como é importante tomar cuidado com a saúde, também é preciso lembrar de descansar e se envolver em atividades relaxantes e prazerosas. Mas, muitas vezes, você vai precisar dizer não para almoços em família que duram tardes inteiras ou amigos que convidam para saídas todos os finais de semana. Ou talvez tenha que dizer não a projetos paralelos da universidade ou do trabalho. Dizer não para os outros é resguardar seu tempo, que é seu recurso mais valioso nessa jornada.

7. Descontrole emocional
Seja com nervosismo com as provas ou com a pressão sentida por família e amigos, o descontrole emocional pode ser a última barreira entre você e a aprovação. Algumas pessoas ficam tão afetadas emocionalmente que não conseguem nem terminar suas provas na hora do concurso. Por isso, manter a calma é fundamental, e se preparar psicologicamente para a prova é tão importante quanto todas as horas de estudo.

Por Qualconcurso Consultoria
Fonte Adminsitradores