quarta-feira, 14 de setembro de 2022

TRABALHAR POR PROJETO É UMA TENDÊNCIA. VOCÊ ESTÁ PREPARADO?


Sim, há menos vagas de emprego abertas. Mas as empresas continuam tendo uma demanda de trabalho para a qual precisam de profissionais, que são contratados de maneira pontual, por projeto, como “freelancers”.
Ou seja, pode até faltar emprego, mas há trabalho. Quem souber aproveitar essas oportunidades, além de continuar trabalhando, ainda terá a chance de adquirir mais disciplina, aprender a gerir o seu tempo, reforçar seu networking e a sua imagem positiva no mercardo de trabalho, por meio das suas entregas.
E se hoje você optar por atuar por projeto pela falta de alternativa, saiba que essa é uma tendência para a qual já estará preparado quando ela se consolidar como prática disseminada. Então, encare como uma oportunidade!
Mas, em um primeiro momento, pode encontrar duas dificuldades: gerir seu tempo e suas finanças. O tempo porque você terá que dividi-lo entre buscar oportunidades de trabalho e/ou projetos para realizar, trabalhar nos projetos que conquistou e suas demandas pessoais. Já a vida financeira deixa de ter uma regularidade. Os seus pagamentos não cairão mais num dia específico.

Para a gestão do tempo
  • Procure estabelecer uma rotina de 6 a 8 horas diárias de trabalho e/ou busca de projetos, como se estivesse empregado.
  • Resista à vontade de abandonar essa rotina e ocupar esse período com resolução de questões pessoais.
  • Resista à “sessão da tarde” na TV.
  • Resista também à tendência de trabalhar o tempo todo, o dia e a noite inteira, já que seu escritório é a sua casa.
  • Dedique-se a encontrar um método de gestão do tempo mais adequado a você (há várias ferramentas disponíveis hoje: Outlook, Matriz Urgente e Importante, GTD, planilhas, APPs como o Workflowy etc).

Para a gestão financeira 
  • Tenha um controle de custos e faça a gestão deles como em uma empresa, por meio de um fluxo de caixa, já que seus pagamentos não terão mais dia certo para cair.
  • Caso tenha uma reserva, destine-a ao pagamento das contas nos próximos meses. Este será o seu capital de giro.
  • Procure um contadsor de confiança porque é bem provável que você tenha que abrir uma empresa e ter um CNPJ e uma conta jurídica para poder receber os pagamentos pelos trabalhos que realizar.

Além disso, fortaleça sua resiliência. Em tempos turbulentos, o profissional precisa ter flexibilidade para enfrentar mudanças de rota e frustrações. Nem sempre você terá o retorno que esperava dos contatos profissionais que fizer e dos projetos que realizar. Em vez de se ressentir e impactar sua produtividade, o ideal é aprender com a situação e sair melhor do que entrou nela.
  Por Sofia Esteves
Fonte Veja.com