terça-feira, 26 de setembro de 2023

5 OPORTUNIDADES QUE OS BRASILEIROS PERDEM POR NÃO SABER FALAR INGLÊS

Quem não busca aprender o idioma deixa de disputar os maiores salários pagos no mercado de trabalho, além de ficar prejudicado no contato com outras culturas

Saber falar Inglês já deixou de ser uma escolha no atual mercado de trabalho brasileiro: é requisito para as melhores vagas nas empresas. Deixar de aprender o idioma dificulta a participação na disputa pelos maiores salários pagos, e acaba por prejudicar o contato do profissional com outros países, reduzindo as possibilidades de estudos ou trabalho no exterior. Ainda na profissional e educacional, quem não entende Inglês precisa assistir a palestras ou vídeos traduzidos ou legendados, o que também leva a certas limitações.

1. Trabalhar em uma grande multinacional
Surgiu a vaga perfeita na empresa dos seus sonhos, você tem experiência sólida na área e acha que isso é suficiente. Mas, na hora da entrevista, descobre que a fluência no Inglês é imprescindível para a vaga. O Inglês é língua universal no mercado do trabalho. Não são poucas as empresas multinacionais que tê o Inglês como principal língua, e isso acaba tendo influência em todas as áreas profissionais, como tecnologia, vendas, marketing e várias outras. Em resumo, ter pleno domínio do idioma é um “prato cheio” para ser contratado por grandes empresas.

2. A vida profissional fica limitada sem o Inglês
Quem não fala Inglês terá uma vida de aprendizado limitada: não terá contato com os vários artigos e textos disponíveis gratuitamente em Inglês na internet, não poderá viajar a serviço da empresa para um evento em um país onde se fala o Inglês, não poderá manter contato permanente com um cliente estrangeiro que não fale português e dificilmente conseguirá fazer os variados cursos ou assistir às palestras que não possuem legenda ou tradução simultânea em Português. Ou seja, dominar o Inglês pode abrir várias portas!

3. Chances reduzidas de estudar ou trabalhar em outro país
O Inglês é exigência para quem deseja estudar ou trabalhar em outros países. Sem ele, dificilmente será possível obter o visto de trabalho ou de estudante, e, assim, ter contato direto com outras culturas e costumes. Quem opta por fazer um mestrado ou doutorado em alguma universidade fora do Brasil como na Inglaterra, Estados Unidos ou Austrália, por exemplo, também precisará ter familiaridade com a língua.

4. Perde os maiores salários
Quem não fala Inglês perde os melhores salários que o mercado de trabalho oferece aos profissionais bilíngues ou trilíngues. Segundo pesquisa divulgada em 2015 pela Catho, quem tem o Inglês fluente pode ganhar até 50% a mais de que quem tem apenas o básico.

5. Se sai mal nas comunicações nas viagens de lazer e turismo
Viajar para países em que se fala a língua inglesa sem saber se comunicar bem no idioma pode ainda ser sinônimo de “pagar alguns miquinhos”.  Imagine ter de começar suas frases com um singelo: “Sori, ai donti ispique Inglixi”...  Ai ai ai...
Fonte Último Segundo