quarta-feira, 7 de outubro de 2020

CERTIDÕES NEGATIVAS DE IMÓVEL QUE VOCÊ PRECISA TIRAR PARA COMPRAR UM IMÓVEL

Tome cautela ao comprar um imóvel

Quando você decide comprar um imóvel, precisa ter certeza de que a venda será segura. Uma das maneiras de descobrir isso é tirar as certidões negativas do proprietário da casa ou do apartamento. Essas certidões são documentos que mostram a real situação financeira do proprietário, por exemplo, se ele tem nome protestado, processo civil ou trabalhista.
Funciona assim: se o proprietário está com algum processo na Justiça, ele pode começar a vender todo patrimônio que tem para não quitar a dívida. Mas se a Justiça percebe isso, ela anula todos os negócios de compra e venda que o proprietário fizer. Nisso, você pode perder o imóvel que comprou e dificilmente conseguirá o dinheiro de volta.
Então, ao verificar as certidões negativas antes de fechar o negócio, você reduz as chances de ter este tipo de problema. Mas se alguma delas for positiva, quer dizer que há riscos de perder o imóvel que comprou.
Algumas empresas prestam esse serviço, mas cobram. Se quiser buscar as certidões por conta própria, confira abaixo os principais documentos que você precisa levantar e onde encontrá-los.
1. Das Ações Trabalhistas - http://www.tst.jus.br/web/guest/certid%C3%A3o
3. De Ações Cíveis
4. Das Ações da Fazenda Estadual - http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/certidao_debitos/
6. Das Ações da Fazenda Municipal - http://cndonline.siatu.pbh.gov.br/CNDOnline/
7. Da Dívida Ativa da União/Negativa do Imposto de Renda

Por Costa Ferreira Advogados Associados
Fonte JusBrasil Notícias