quarta-feira, 23 de agosto de 2023

CONFIRA 7 DICAS INCRÍVEIS PARA MELHORAR SUA CONCENTRAÇÃO


Para ajudar você a melhorar sua capacidade de concentração, confira essas 7 dicas que a neurociência tem sobre o funcionamento do seu cérebro:

Escutar música (não a sua favorita)
Ouvir música traz relaxamento e concentração, além de bloquear os ruídos do ambiente (campeões da desconcentração). Ocorre que buscamos sempre ouvir um repertório conhecido, e isto acontece porque o seu cérebro pode se distrair tentando avaliar uma música totalmente nova para ele.
E é aqui que mora o segredo. Antes de montar sua playlist, não escolha nada que você adore (ou deteste). Cientistas já descobriram que sentimentos excessivamente positivos ou negativos tiram o foco da sua tarefa. Escolha músicas que faça você sinta-se um pouco indiferente.

Movimente-se
Praticar atividade física regular não é apenas importante para uma vida mais longa e saudável. A prática aeróbica desenvolve partes do cérebro ligadas à atenção e à memória.
Em pouco tempo os benefícios já podem ser sentidos. A rapidez de processamento das informações aumenta após meia hora de exercícios moderados, como uma caminha na esteira por exemplo.

Permaneça alimentado e hidratado
Estar com o estômago ‘cheio’ é essencial para manter a concentração nos estudos. Não precisa ser nada substancioso, basta um suco ou uma fruta entre as refeições principais. O importante é fornecer ao seu organismo a energia suficiente para a atividade.
Água é essencial para manter o cérebro funcionando a todo vapor. Numa experiência feita por pesquisadores ingleses, ficou comprovado que pessoas com sede demoram mais tempo para completar tarefas do que aquelas que estão bem hidratadas.

Meditação
Não adianta torcer o nariz ou dizer que não tem tempo pra isso. Em tempos de excesso de informações e estímulos, esvaziar a mente pode ser difícil, mas os benefícios são imensos para as suas funções cognitivas.
Pesquisadores americanos analisaram o córtex cerebral de praticantes de meditação e concluíram que a prática aumenta a capacidade de fixar a atenção, além de favorecer a memória e facilitar a tomada de decisões. Ou seja, tudo que um concurseiro precisa.

Dormir o suficiente
Pessoas que dormem pelo menos sete horas por noite têm atividade cerebral significativamente superior àquelas que passam menos tempo na cama. Tirar sonecas também pode ajudar a concentração durante o dia.

Escrever à mão
A tecnologia onipresente em nossas vidas reduziu drasticamente hábitos muito saudáveis, dentre eles escrever à mão. Me lembro que recentemente rolou até uma brincadeira no Instagram onde as pessoas publicavam fotos das suas letras. As pessoas estão esquecendo a sua própria letra! Isso é muito sério.
No entanto, anotar suas ideias à moda antiga guarda uma grande vantagem. Segundo pesquisadores da Universidade de Princeton e da Califórnia, quem escreve à mão tem mais facilidade de compreendê-las e memorizá-las do quem as digita. Isto porque o processamento de dados ocorre de forma superficial quando se usa o teclado.

Faça intervalos
Já comprovado pelos especialistas, nosso cérebro consegue se fixar numa única tarefa pelo período máximo de uma hora. Após esse tempo, recomenda-se fazer uma pausa de 5 a 10 minutos, que você pode aproveitar para tomar um café, aliás, segundo pesquisadores austríacos, ingerir cerca de 230ml de café diminui consideravelmente as chances de distração.
Por Coruja Concurseira
Fonte JusBrasil Notícias