quinta-feira, 18 de maio de 2023

7 HÁBITOS QUE DEIXAM SEU DIA MENOS PRODUTIVO


Vivemos dizendo que o tempo passa rápido demais e que, para cumprir todas as nossas obrigações, o dia deveria ter o dobro de duração. No entanto, essa percepção de que ter mais tempo garante melhor produtividade, não está correta. Na verdade, a forma como levamos a rotina é que influencia diretamente os nossos resultados e faz com que o tempo útil seja muito melhor aproveitado.
Veja agora 7 motivos pelos quais achamos que estamos sempre sem tempo, e entenda como uma simples mudança de hábitos pode acabar com essa sensação.

1 – Você não acorda cedo
O horário comercial tradicional vai, geralmente, das 8 da manhã às 5 da tarde. Isso faz com que as pessoas que acordam cedo, e estão mais acostumadas a realizar suas atividades durante esse período, tenham a sensação de que produziram mais até o final do dia. Isso não quer dizer que os trabalhadores e estudantes noturnos não tenham uma entrega de resultados tão boa quanto a das pessoas da manhã.
A questão é que a cultura ocidental definiu o horário diurno como aquele em que se espera uma atividade mais intensa do trabalhador, fazendo com que as pessoas noturnas sempre tenham a sensação de improdutividade. A dica para quem acorda tarde é tentar ajustar o despertador para uma ou duas horas mais cedo e começar a aproveitar melhor o primeiro momento do dia.

2 – Multitarefas
Nossas vidas são compostas por jornadas múltiplas, que incluem trabalho, atualização profissional, estudos acadêmicos e os cuidados com a casa. No entanto, a minoria da população consegue cumprir com perfeição todas as tarefas programadas para o dia, sem nenhum deslize. O restante das pessoas simplesmente não é capaz de se dividir entre tantas atividades e manter a produtividade alta. Esse processo gera uma frustração pessoal e cria a sensação de que nunca teremos tempo suficiente.

3 – É preciso gerenciar o tempo
Estudos recentes concluíram que distribuir e organizar as tarefas ao longo do dia nos ensina a administrar melhor as horas e sermos donos do nosso próprio tempo. Planejar diariamente o que vamos fazer, e que horas vamos fazer, deixa o dia muito bem delineado e nos dá a impressão de que, finalmente, o tempo que temos é suficiente para realizar todas as tarefas.

4 – Descansar também é preciso
Dormir menos, sem dúvida, não é uma boa saída para ganhar mais horas úteis durante o dia. Pesquisas científicas já comprovaram que noites mal dormidas afetam, diretamente, a nossa produtividade e bem-estar. Quando estamos cansados, nossa performance no trabalho e nos estudos fica bastante prejudicada, trazendo, mais uma vez, a sensação de que as horas não são suficientes.
De dia você é um concurseiro Soneca? Descubra 7 dicas para combater a insônia e dormir melhor

5 – Preocupe-se menos com o tempo
A cultura moderna ocidental é extremamente obcecada com o tempo. Perdemos nosso sono pensando em prazos, preocupados em não nos atrasar para as reuniões e desesperados com a possibilidade do despertador não tocar. Essa fixação e preocupação com tempo nos faz checar o relógio a cada minuto, para saber quanto tempo ainda temos para entregar um projeto, ou finalizar uma tarefa importante. Sofremos com a possibilidade do atraso, criando uma distração que prejudica diretamente a produtividade. Os prazos existem e precisam ser cumpridos, mas também não podemos virar escravos do relógio.

6 – Pessimismo não ajuda
"Eu nunca vou conseguir fazer isso dentro do prazo” é uma frase que deve ser abolida do vocabulário. O pessimismo não faz o relógio ficar mais lento e também não muda o deadline estabelecido pelo seu chefe ou professor. A negatividade cria uma ansiedade crônica e também gera insegurança, prejudicando o rendimento. É preciso tentar, ao máximo, se manter otimista e focar nos pontos positivos de cada situação.

7 – Você está muito focado
Isso não é, necessariamente, uma coisa ruim, mas serve como uma advertência. Quando estamos realizando uma atividade interessante, que nos desafia e também nos dá prazer, é comum perdermos a noção do tempo e esquecermos-nos de parar para nos dedicar a outras obrigações. Esse processo também gera a sensação de falta de tempo e, por isso, deve ser controlado. Faça pequenas pausas e tente direcionar a mente para outros assuntos.

Por Concurseira Determinada
Fonte Universia Brasil