quarta-feira, 14 de setembro de 2022

DESCUBRA OS 4 PASSOS PARA MELHORAR SUA CONCENTRAÇÃO NOS ESTUDOS


Antes de se preocupar em fixar o conteúdo que foi estudado, a primeira coisa é certificar-se que o conteúdo está realmente sendo estudado… Mas como assim?
Significa que você pode achar que está estudando, mas na verdade está apenas folheando ou passando os olhos sobre o texto. Sem concentração nada será absorvido!
Se você não está em um momento, ambiente ideal ou sem foco, mesmo que esteja assistindo uma aula ou lendo uma apostila o seu cérebro estará em outro lugar. Assim, você não estará nem mesmo recebendo essas informações, muito menos então, fixando-as.
Para receber e processar essas informações e depois fixá-las na memória, você precisa primeiramente ter concentração nos estudos, essa é a necessidade inicial básica. Agora vamos às 4 regras de concentração:

1 - Prepare o ambiente
O ambiente exerce uma influência muito forte no comportamento dos seres humanos, certifique-se de preparar o ambiente ideal para os seus estudos:

Iluminação
Procure um ambiente bem iluminado, quanto mais claro melhor, se tiver luz solar é melhor ainda.

Barulhos
Elimine todos os barulhos e ruídos possíveis, procure um local totalmente isolado, se não for possível, coloque protetores auriculares nos ouvidos (vendidos por alguns centavos nas farmácias) ou até mesmo um fone de ouvido pode te ajudar com isso.

Limpeza e organização
Procure estudar em um local limpo e organizado, coisas fora do lugar e local sujo e desorganizado tiram a sua concentração sem que você se dê conta.

Local
Lugar para estudar é em uma mesa e ponto final. Se você não possui um local assim procure algo parecido (escrivaninha, balcão etc.), mas nada de sofá ou cama, só em último caso mesmo.

2 - Defina uma rotina
Se baseando no mesmo conceito acima sobre estudar na mesa, você deve criar uma rotina de estudos para “programar” seu corpo que naquele determinado dia e horário ele necessitará de concentração.

Plano de Estudos
Um plano de estudos é uma das melhores ferramentas para organizar e disciplinar os estudos. Além disso, um plano de estudos permitirá que seu corpo se acostume com os horários e esteja sempre mais alerta nesses momentos

Local
Assim como escolher o local apropriado (mesa) é fundamental, outro recurso interessante é procurar sempre estudar no mesmo local, ou seja, cada vez que você sentar lá, seu cérebro saberá que é hora do estudo e ficará mais focado nisso.

3 - Prepare seu cérebro
De nada adianta todas as técnicas do mundo se você não está nem um pouco a fim de estudar, então você precisa se convencer disso primeiro, estabelecer o objetivo de realmente aprender a matéria e utilizar de alguns recursos para que o objetivo seja alcançado.

Desligue o celular
E todas as outras coisas que possam te distrair, se tiver estudando no computador nem pense em deixar o Facebook, Skype ou qualquer outra coisa que possa tirar sua atenção nesse momento.

Não negative seu cérebro
Você é seu maior vilão na maioria das vezes, se você vai estudar pensando que isso é algo chato, seu corpo vai tentar te defender deste mal fazendo com que você boceje, fique incomodado com essa situação e tente de tudo para encerrar esse momento “torturante”.

Esvazie seu cérebro
Se você se enche de preocupações e mil coisas a fazer, para não entrar em colapso o cérebro se desliga por algum tempo e realmente não absorve mais nada. Uma dica é usar um gerenciador de tarefas para as coisas do dia a dia (existem vários disponíveis online) ou uma simples agenda. Assim você consegue esvaziar a sua mente, porque não vai ter que ficar lembrando que amanhã tem que resolver isto e aquilo, visto que está tudo anotado no gerenciador de tarefas/agenda.

4 - Prepare seu corpo

Saúde
Procure se cuidar e nada de pensar: “daqui a pouco essa dor passa”, quando não está bem o melhor a fazer é se cuidar, se recuperar bem e voltar quando estiver melhor. A saúde vem em primeiro lugar, nosso cérebro não vai se preocupar com outras coisas, como estudar por exemplo, enquanto tem coisas mais importante a se preocupar.

Exercícios Físicos
Não despreze os exercícios físicos, uma boa caminhada ou prática de esportes fazem com que sua circulação sanguínea acelere, te dando mais disposição, mais concentração, menos sono e fadiga na hora em que estiver estudando.

Postura
Procure estudar na postura correta na cadeira: não pode ser confortável demais porque será um convite para o cochilo e também não pode desconfortável e causar dores a ponto de perder a concentração.

Alimentação
Alimentação adequada também ajuda e muito na absorção do conteúdo estudado, procure ingerir alimentos naturais ricos em nutrientes como o fósforo que é excelente para a memória. Não estude com fome, tenha sempre alguma barrinha de cereal ou até chocolate para gerar uma carga de glicose a mais no sangue pra te ajudar a ficar mais alerta, mas evite estudar com o estômago muito cheio por conta da digestão.

Sono
Uma boa noite de sono é fundamental! É claro que muitas vezes é quase impossível dormirmos a quantidade de tempo necessária, mas devemos tentar melhorar ao máximo a qualidade do sono (dormindo em ambiente mais escuro, sem televisão ligada, sem barulhos e etc) para estarmos mais ativos no dia seguinte.

Se você seguir esses passos, você conseguirá absorver muito melhor o conteúdo estudado!

Por Concurseira Determinada
Fonte Tudo sobre Concurso