sábado, 6 de abril de 2024

POR QUE OS GATOS TÊM BIGODES?

Além de embelezar e dar aquele charme, os bigodes têm funções muito importantes capazes de orientar e proteger os felinos


Não é de hoje que os bigodes dos gatos despertam o fascínio e a curiosidade das pessoas. Afinal, por que os gatos têm bigodes e para que servem esses pelos espetados na face? Além de embelezar e dar aquele charme, os bigodes têm funções muito importantes capazes de orientar e proteger os felinos em diversas situações. Poderíamos dizer que eles servem também como um GPS ou um radar para o seu gato. Através deles o felino pode perceber e sentir o mundo ao redor de outra forma.
Engana-se quem pensa que tais bigodes são simples pelos como os que cobrem o restante do corpo do animal. Cada fio grosso possui inervações, ou seja, nervos supersensíveis que ajudam a nortear o gato. É como se eles orientassem o animal na tomada de decisões como se determinado espaço é muito pequeno para entrar, ou o quanto é preciso saltar para chegar ao sofá. Há também um órgão sensorial na ponta de cada fio. Ele capta as vibrações no ambiente que ajuda o gato a saber onde  está e que outras criaturas estão ao seu redor.
A maioria dos pelos dos bigodes estão sobre o lábio superior, mas conjuntos menores de pelos sensoriais ficam na área da sobrancelha e ao longo do queixo.
A movimentação desses pelos do bigode também pode expressar o estado de espírito do gato. Quando ele está descontraído, os bigodes estarão em linha reta no sentido para fora do rosto. Se ele está curioso ou caçando, os pelos estarão posicionados ligeiramente para a frente. Se estiver nervoso ou chateado os bigodes estarão inclinados para a face. Devido a tantas utilidades, recomenda-se nunca cortar os bigodes de um gato pois isso pode deixá-lo desorientado e assustado, como se tivesse sido vendado, já que esse é um importante meio de interação dos felinos com o que está ao seu redor.
Por Fernanda Fragata
Fonte Época Online