segunda-feira, 16 de abril de 2018

JÁ PENSOU EM TER UM TRABALHO TEMPORÁRIO?


Em recente pesquisa da Robert Half revelou que, em até cinco anos, os profissionais temporários deverão igualar o grau de importância dos colaboradores permanentes dentro das organizações. Isso significa mais trabalho para quem quer ser reconhecido no mercado como um especialista.
O trabalho temporário é muito mais do que uma simples vaga no comércio na época do Natal. Cresce o número de posições estratégicas nas companhias, por exemplo, para a implantação de sistemas e processos.
Trabalhar com um projeto temporário pode ser ideal para quem prefere não criar vínculos com o empregador e se sente mais motivado em completar ciclos curtos e logo partir para outro desafio. Também pode ser uma boa opção para quem tem planos de viagem, por exemplo, não quer ficar parado, mas ao mesmo tempo não pode se comprometer com a empresa no longo prazo.
É importante deixar bem claro que o profissional que atua como trabalhador temporário não é o mesmo que um consultor ou um prestador de serviço (conhecido como PJ). Ele tem os mesmos direitos do profissional permanente nas empresas. Isso é garantido pela Lei 6019: carteira assinada, 13º e férias proporcionais, recolhimento do FGTS, vale transporte e seguro, por exemplo.
Se você se interessou em atuar como um profissional temporário, é importante saber que as habilidades mais valorizadas são a capacidade de autogestão, especialização, proatividade e domínio do idioma inglês – principalmente para cargos de nível gerencial.

Por Fernando Mantovani
Fonte Exame.com