sábado, 17 de dezembro de 2016

SAIBA COMO MELHORAR A MEMÓRIA E EVITAR ESQUECIMENTOS

A memória é formada em diferentes etapas no cérebro

Segundo o neurocirurgião e neurocientista Fernando Gomes Pinto, professor livre-docente de neurocirurgia da Universidade de São Paulo, existem dois tipos de memória: a de curto prazo, usada para executar tarefas do dia a dia (como lembrar o local onde o carro foi estacionado), e a de longo prazo, que armazena informações por bastante tempo, como datas de aniversário.
— Quando fazemos mais de uma tarefa ao mesmo tempo, exigimos demais da memória de curto prazo. Por isso, ela falha — afirma Pinto, que aborda o assunto no livro “Papo cabeça” (editora LeYa), lançado na semana passada.
De acordo com Leandro Teles, esquecimentos eventuais são normais. No entanto, se a frequência dos lapsos aumentar a ponto de trazer prejuízos, sobretudo quando as informações que passam batido são importantes, é preciso procurar ajuda médica.


Dieta saudável e exercícios são essenciais
A memória é um processo realizado pelo cérebro. Por isso, para melhorá-la, é importante atuar em cada etapa desse mecanismo. Segundo Fernando Gomes Pinto, dois fatores são essenciais a quem quer prevenir esquecimentos: manter uma alimentação equilibrada e evitar o sedentarismo.
— Estudos mostram que 30 minutos de treino de alongamento, força e exercícios aeróbicos, três vezes por semana, têm efeito positivo sobre a memória depois de um mês de prática regular. A atividade física provoca a liberação de substâncias que estimulam a produção de neurônios no hipocampo — explica.
Uma dieta saudável fornece os nutrientes necessários ao bom funcionamento do cérebro e, portanto, da memória. Não podem faltar no prato carboidratos, fontes de glicose; ferro, que auxilia no transporte de oxigênio; e cálcio, que desempenha papel importante na condução dos sinais neurais. Também são importantes o zinco, que contribui para o equilíbrio neuroquímico; o ômega 3, que forma a membrana celular dos neurônios; e a vitamina B1, que ajuda no aproveitamento da energia. Além disso, a cafeína, em pequenas quantidades, aumenta a atenção e a concentração.
Esquecimentos graves podem ser indício de deficiência nutricional, problemas na tireoide e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Em idosos, a condição pode ainda sinalizar demência e Alzheimer.

Por Camilla Muniz
Fonte Extra – O Globo Online