terça-feira, 27 de junho de 2017

BEM NA FOTO: DICAS PARA NÃO ERRAR NA HORA DE INCLUIR SUA IMAGEM NO CURRÍCULO

Uma vantagem de se colocar imagem no documento é que ficará mais fácil de o recrutador lembrar da pessoa

Uma das grandes dúvidas dos candidatos a emprego é saber se devem ou não colocar foto no currículo. Para a maioria dos especialistas, esta só deve ser colocada se a empresa exigir e se for essencial para a vaga. Além disso, a recomendação é que a foto seja sóbria, de preferência em formato 3x4. Mas o candidato à vaga de emprego não precisa aparecer com "cara fechada": a foto deve passar profissionalismo e simpatia, ao mesmo tempo.
Uma vantagem de se colocar a foto no documento é que ficará mais fácil de o recrutador lembrar da pessoa. Depois de entrevistar dezenas de profissionais num mesmo dia e para mais de uma vaga ao mesmo tempo, a visão da imagem no CV faz com que ele lembre do que aconteceu na entrevista, uma forma de o candidato se destacar em meio a dezenas de currículos e outros candidatos.
Para quem pretende acrescentar a sua imagem ao documento, e não quer fazer feio perante os recrutadores, o fotógrafo Dudu Medeiros dá algumas dicas para não errar na hora de escolher a foto a ser usada ou tirá-la, até mesmo do celular. Segundo o fotógrafo, deve-se levar em conta que este será o primeiro contato com seu entrevistador, a primeira imagem que ele terá de você. Por isso, nada de aproveitar aquela foto tirada no casamento de um amigo ou na praia!
Roupa. A produção, que vem a ser a roupa e os acessórios, deve ser a mais sóbria possível. O que deve aparecer no enquadramento são os ombros para cima, nada de corpo. Para os homens, uma camisa social com gravata: a combinação clássica de camisa branca e gravata vinho é perfeita para todos os tons de pele, ou camisa azul claro com gravata azul escuro também é um acerto.

Para as mulheres. Uma blusa branca funciona bem e um terninho ou casaco escuros dá o tom de sobriedade necessária. Mas se você sabe que uma determinada cor lhe favorece mais, pode apostar. O que não pode ser usado de jeito algum são os decotes. Braços descobertos, além de inapropriados, engordam a pessoa em fotos.

Cabelos. É melhor que esteja comportados e presos deixando o rosto à mostra. Rapazes podem recorrer ao gel se necessário.

Acessórios. Para elas, é melhor um pequeno brinco que um grande. Afinal, menos é mais!

Maquiagem. O segredo é não parecer maquiada, apenas dois tons de sombra terrosos, máscara para cílios, blush, batom em tom de boca e só! Preferível não usar lápis para os olhos ou delineador.

Plano de fundo. Na hora da foto, escolha um fundo neutro, uma parede branca ou cinza são os mais indicados. Evite usar o flash do celular para não ter sombras e não se fotografe, peça para alguém fazê-lo, pois a câmera usada para as fotos "selfie" tem qualidade muito inferior.

Sorrir ou não? Você não precisa ficar sério ou sisudo, pode sorrir suavemente. Imagine-se conhecendo alguém que precisa conquistar e passar simpatia. Sorria discretamente para esta pessoa no momento da foto.

O melhor ângulo. Você pode ficar um pouco de lado para a câmera, pois totalmente de frente nem sempre ficamos bem na foto, explica Medeiros. Geralmente, quem é canhoto tem o lado esquerdo mais fotogênico, e quem é destro, o direito!

Com o celular. Prefira tirar as fotos com ele na posição horizontal, pois assim ele "engorda" um pouco menos. Depois recorte a foto. O profissional garante que celulares engordam as pessoas.

Fonte O Globo Online