terça-feira, 17 de outubro de 2023

CURRÍCULO É VISTO EM SEGUNDOS; EVITE FOTOS 'QUEIMA FILME' E DESORGANIZAÇÃO


O desejo de construir a carreira na empresa dos seus sonhos está nas mãos de um estranho que vai gastar poucos segundos pensando em você. Essa é a realidade de todo profissional, já que o futuro em uma companhia começa sempre com o simples ato de enviar o currículo para análise. Então é preciso caprichar: o conteúdo tem de ser enxuto, claro, bem organizado e não pode, jamais, expor o candidato ao ridículo. 
"Já recebi currículos com selfies, fotos em baladas e até mesmo com o candidato segurando uma cerveja", afirma Letícia Gomes, analista de RH da Goomark, empresa de comunicação e marketing digital. 
O tempo para impressionar um recrutador é muito curto. 
"Em até 40 segundos, conseguimos definir o perfil técnico e os principais objetivos profissionais de um candidato", diz Marília Evangelista, consultora da Asap, especializada em recrutamento de executivos.
Segundo pesquisa feita pelo TheLadders, serviço norte-americano de procura de empregos, esse tempo é, em média, de seis segundos.
"Acredito que o número dessa pesquisa seja um pouco exagerado, mas vejo que recrutadores levam, no máximo, de 2 a 3 minutos por currículo", afirma Rodrigo Parisi, diretor da Hays, empresa de recrutamento.
A quantidade de currículos que um recrutador recebe varia de acordo com a empresa e a vaga, mas pode chegar facilmente a centenas.

Conciso e direto
Os recrutadores analisam, principalmente, dois pontos: experiência profissional e formação educacional, nessa ordem.
Os dados que o recrutador presta mais atenção são os lugares em que o candidato trabalhou e o tempo que passou em cada empresa.
Para Letícia Gomes, três é o número máximo de experiências profissionais descritas, podendo ser as últimas ou as que tenham mais relação com aquela vaga.
Marília Evangelista diz que há exceções. "Quando o candidato tem uma carreira longa, é possível colocar mais. Sugiro que a descrição cubra um período de dez anos da vida profissional".
Quatro informações sobre sua experiência são cruciais: nome e breve descrição da empresa, tempo que trabalhou, atividades que desempenhava e resultados obtidos.
"Os resultados não são apenas números. Se eles não podem ser medidos dessa forma, cite projetos importantes de que participou, por exemplo", diz Parisi.
É importante ser conciso, organizar em tópicos e utilizar palavras-chave que tenham ligação com a função.

Formação educacional
Depois de descartar todos os candidatos cuja experiência profissional descrita não interessa, o ponto analisado será a formação.
Graduação, pós e MBAs não podem faltar. Outros cursos relevantes são interessantes, desde que sejam ligados à área da vaga pretendida, afirma Parisi.
No campo de idiomas, use o formato clássico para descrever seu conhecimento: básico, intermediário, avançado e fluente.

Erros comuns no currículo
1. Informações demais
As informações têm que ser curtas e precisas, o mínimo possível. Não é necessário elaborar muito, até porque tudo será discutido com mais detalhes em uma eventual entrevista. O currículo tem que ter apenas uma página. Duas, dependendo do caso, é o limite,

2. Fotos ou imagens
É melhor evitar. Uma foto bem colocada, formal, não será ruim. Mas muitos erram na dose e chegam a colocar fotos em festas ou com bebidas alcoólicas, afirma Letícia Gomes. Parisi diz que é melhor deixar as fotos para vagas em que elas sejam relevantes, como ator ou modelo.

3. Design diferente
Em empresas que trabalham com a criatividade, como agências de publicidade, enviar um currículo com desenho diferente pode ser um chamariz. Mas o melhor é não inventar. Utilize apenas duas cores e efeitos como negrito, letras maiúsculas, subtítulo, título e sublinhado. "Um currículo muito poluído pode ser descartado pela dificuldade de achar as informações", diz Letícia Gomes.

4. Formato do arquivo
Envie o arquivo em anexo ao email, de preferência em formato PDF. É o mais fácil para recrutadores abrirem e acessarem, não permite edições e evita problemas de compatibilidade de programas de computador. "Arquivos em Word também não são problemáticos, ainda que o PDF esteja ficando mais comum", afirma Marília Evangelista.

5. Nunca mentir
O ponto mais importante é garantir que as informações sejam verdadeiras, diz Marília Evangelista. O currículo tem que estar de acordo com o histórico do profissional, até porque os recrutadores podem detectar facilmente as mentiras nas etapas seguintes.

Por Ricardo Marchesan -  Marília Evangelista, consultora da Asap, Rodrigo Parisi, diretor da Hays e Letícia Gomes, analista de RH
Fonte UOL Empregos & Carreiras