sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

FERRAMENTA CALCULA RENDA DO PLANO DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

Ferramenta da Superintendência de Seguros Privados (Susep) permite simular o valor da renda a ser recebida no futuro conforme o plano de previdência pesquisado

Cálculo do benefício auxilia na comparação entre planos de previdência privada disponíveis no mercado

Os planos de previdência privada têm uma série de regras que pode dificultar a busca pelo produto mais adequado.
A complexidade dos cálculos sobre a renda que será recebida na aposentadoria torna difícil para o investidor verificar qual será o resultado da aplicação financeira.
“É complicado encontrar a forma de realizar os cálculos que podem auxiliar o segurado na escolha do plano”, diz Newton Conde, professor especialista em previdência privada da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).
Mas uma ferramenta oferecida no site da Superintendência de Seguros Privados (Susep) pode facilitar a vida de quem busca informações sobre os planos oferecidos no mercado.
Ao inserir alguns dados, a ferramenta permite fazer o cálculo tanto do valor mensal das parcelas que serão recebidas no futuro como do valor de resgate ao final do pagamento, caso o investidor receba uma parcela única como indenização.

Passo a passo
Em primeiro lugar, é preciso encontrar o código do plano pesquisado (número do processo) e digitá-lo no campo “Consulta de Produtos”. - http://www.susep.gov.br/menu/consulta-de-produtos-1
Na página que se abrirá em seguida, o segurado deve clicar no link “Regulamento”. Dessa forma, é possível verificar todas as características do investimento.
São informações como taxa de carregamento (taxa descontada a cada aporte feito), tábua atuarial (que define quanto o participante tende a viver e com base nessa informação calcula o pagamento do benefício) e o tipo de fundo de investimento no qual o plano investe seus recursos.
Com as informações sobre o plano de previdência, quem planeja contratá-lo deve buscar a seção “Cálculo VGBL ou PGBL”, conforme a modalidade do produto escolhido (entenda as modalidades dos planos de previdência).
É possível encontrar o plano pelo nome da seguradora, modalidade de contratação e o código do produto.
A ferramenta mostra então as características resumidas do investimento e o simulador de renda.
Para simular os valores, basta inserir o tipo de renda mensal (se será vitalícia, temporária, etc.), data de nascimento, data prevista para o início de concessão da renda, sexo e valor do saldo estimado da aplicação financeira na data prevista para o recebimento da aposentadoria.
Ao inserir as informações, o programa mostra o valor mensal das parcelas a serem recebidas.
Ainda que a ferramenta não mostre qual será a renda futura, para um determinado valor de investimento feito ao longo da vida, com os dados mostrados o usuário consegue verificar a renda paga por diferentes planos a partir da informação do saldo do plano ao final da fase de investimento.
Assim, é possível comparar qual plano tem a melhor perspectiva de retorno.

Por Marília Almeida
Fonte Exame.com