quarta-feira, 21 de março de 2018

VEJA COMO ORGANIZAR OS ESTUDOS PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Candidatos a concursos públicos devem planejar um cronograma de estudos

O planejamento dos estudos pode ser fundamental para quem sonha em passar em um concurso público. Os especialistas lembram que não há uma receita milagrosa que funcione com todos os candidatos, mas destacam que é essencial organizar uma rotina de aprendizado e, claro, cumpri-la semanalmente.
O diretor pedagógico da Academia do Concurso, Paulo Estrella, afirma que o primeiro passo é montar uma planilha com todas as atividades do concorrente a uma vaga: o tempo gasto no trabalho, faculdade, deslocamento, cursos, refeições, atividades de lazer e até mesmo dormindo ou namorando:
— A partir do tempo livre, ele vai montar sua rotina de estudos. Para começar, pessoas com agendas apertadas devem tentar encaixar duas horas de estudos diárias para os concursos públicos, mas isso deve se intensificar ao longo do tempo. Não podemos achar que há uma receita de bolo, então é preciso fazer uma grade compatível com a vida do concurseiro para poder aplicá-la na prática.
Rodrigo Schluchting, diretor da Elo Concursos, explica que o ideal para conseguir uma aprovação dentro de quatro a seis meses é estudar de três a quatro horas por dia.
— Caso o concorrente não tenha todo esse tempo disponível, ele pode diminuir para duas horas de estudos, menos do que isso ele dificilmente vai conseguir um bom aproveitamento. Mas, gostaria de reforçar, que ser aprovado em concurso público exige sacrifícios e muito esforço — destaca o professor.
Para que a rotina seja cumprida, o ideal é contar com o apoio das pessoas mais próximas:
— Se o participante trabalha durante o dia e tem a noite livre, o ideal é chamar a família e dizer que precisa se preparar para uma prova e que precisará de um tempo sozinha. O candidato deve dizer que isso não vai durar muito tempo, mas que ele precisa da compreensão de todos — completa Rodrigo.
Paulo Estrella afirma que é preciso dividir o tempo entre as matérias que serão cobradas na seleção e se dedicar a resolução de provas anteriores da mesma banca organizadora do certame:
— No início, fazer os exercícios e errar muitas questões vai ser frustrante. Mas é esse hábito que vai orientar para que o participanrte saiba o que tem que estudar. Ele vai encontrar alguns assuntos recorrentes e, assim, vai perceber o que é mais relevante para cada banca. Ele começa a saber o que as provas costumam cobrar dos seus candidatos.

Fins de semana também devem ser incluídos no planejamento
Os especialistas ensinam que as pessoas que sonham em passar em um concurso público não podem abrir mão das suas vidas pessoais e, portanto, devem ter tempo para lazer e descanso. No entanto, o equilíbrio é fundamental, e os concorrentes devem se dedicar também nos fins de semana e feriados, principalmente quem trabalha fora.
A pedido do EXTRA, o professor Rodrigo Schluchting montou duas tabelas de estudos para participantes de concursos públicos. As duas foram feitas a partir de disciplinas que são cobradas na maioria dos certames, mas os candidatos devem adequá-las de acordo com o conteúdo programático das seleções desejadas. O objetivo é que os interessados tenham um roteiro, mas o modelo deve ser adaptado de acordo com as atividades diárias de cada concorrente.
A primeira tabela é dedicada aos “concurseiros profissionais”, ou seja, a quem passa o dia estudando e não trabalha fora.


O outro cronograma de estudos para concursos públicos foi planejado pensando em concorrentes que estudam ou trabalham de segunda a sexta-feira.


Por Marcela Sorosini
Fonte Extra – O Globo Online