quarta-feira, 10 de julho de 2019

VEJA DICAS PARA PREPARAR O LOCAL IDEAL DE ESTUDOS PARA CONCURSOS


Todos que se preparam para concursos públicos sabem que são necessárias muitas e muitas horas de estudo. Não há como conquistar a aprovação sem isso, além das aulas, sejam elas presenciais ou virtuais. Para aumentar a qualidade dessa dedicação e ainda reduzir o esforço, é importante cuidar do ambiente de estudo. Veja alguns dos principais itens a serem verificados:

Conforto
A cadeira para estudo deve ser confortável e ergonômica. O encosto deve ser firme para sustentar as costas, com apoio para a região lombar. Os pés devem estar apoiados no chão, enquanto os antebraços devem ficar na altura da mesa.
O candidato precisa manter boa postura enquanto estuda, ficando atento para sentar corretamente e evitar torções do corpo. Caso contrário, a médio prazo, o resultado pode ser sérias dores na coluna.
Estudar deitado na cama ou no sofá deve ser evitado, porque induz à falta de concentração e ao sono.

Iluminação
O ideal seria um ambiente com iluminação natural, mas sabemos que isso nem sempre é possível. Muitas pessoas precisam estudar à noite, o que obriga o uso de iluminação artificial.
Um ambiente de leitura mal iluminado provoca maior esforço e cansaço. Assim, uma luminária específica, na mesa de estudo, é a mais indicada. Mas é preciso cuidado, porque a iluminação não deve ofuscar nem provocar sombras. Para isso, o foco de luz deve ser voltado para o que está sendo lido ou escrito e não para os olhos da pessoa, além de ser posicionado do lado oposto à mão de escrita.
A "cor” da luz também é importante: lâmpadas que emitem luz branco azulada (frias) estimulam o trabalho; já as que emitem luz branco amarelada (quentes) são mais relaxantes. Essa informação pode ser verificada na embalagem da lâmpada, por meio da indicação da cor ou descrição da temperatura: 2.700K (amarela); 4.100K (branca neutra ou luz morna); 6.500K (branca fria ou branco azulado).

Foco na leitura
Acompanhar a leitura com uma régua ajuda a manter a concentração e reduz o esforço da atividade. E ainda evita que o candidato “se perca” nas linhas, o que é comum para quem tem alguns problemas de visão. Pode ser uma régua normal, mas há também réguas de leitura especiais para crianças disléxicas.
A propósito, como está sua vista? Sendo a visão recurso da maior importância para o sucesso da sua empreitada, uma visita ao oftalmologista pode ser uma boa providência. Se for o caso, o uso de óculos vai reduzir enormemente o esforço do estudo. Não custa checar.

Temperatura
Mais uma vez, se for possível um ambiente arejado, com janelas abertas, é mais saudável e agradável. Mas, independentemente disso, é preciso cuidar da temperatura ambiente: locais muito quentes ou muito frios causam desconforto e prejudicam a concentração.

Suporte para livros
Algumas coisas são tão simples, mas alguém precisa dizer para a gente experimentar e comprovar: colocar o material de leitura ligeiramente inclinado dá mais conforto e reduz as quase inevitáveis dores no pescoço e nas costas após muitas horas de estudo.
Para isso, existem três soluções: colocar um livro grosso debaixo do que você está lendo, para que fique inclinado; usar algo do tipo “apoio para bíblia”, mas que é pesado e só tem uma posição; ou comprar um apoio próprio para livros.
A última opção é excelente e há versões muito boas e baratas. Com a vantagem de serem mais versáteis, com regulagem de inclinação e prendedor para as páginas.

Silêncio
O local escolhido para estudar deve ser o mais silencioso possível e sujeito ao mínimo de interferências externas e interrupções. Mas é importante também adquirir a capacidade de se concentrar em qualquer lugar. É algo que pode ser construído aos poucos, como um condicionamento de atleta.
É muito comum que o ambiente da prova não seja tão silencioso. Há os ruídos dos próprios alunos abrindo pacotes de alimentos, levantando para ir ao banheiro e, também, ruídos externos, vizinhos ao local da prova. Por isso, não recomendamos o uso de protetores auriculares, exceto se for muito necessário no início do condicionamento do aluno. Com o passar do tempo, o aluno deve ser capaz de se desligar dos barulhos ao redor e dispensar o uso dos abafadores de ruído.

Organização
Tudo o que o cérebro vê pode ser guardado como informação. Assim, é importante manter o local de estudo organizado e limpo, para evitar desvios desnecessários.
Outra providência útil é separar o material de estudo em pastas por matéria, para que você possa acessar rapidamente o que precisa, sem consumir preciosos minutos na busca.

Bibliotecas
Uma alternativa que talvez seja acessível a todos é estudar em bibliotecas. As universidades costumam disponibilizar o espaço também a quem não é aluno, e há ainda as bibliotecas públicas. O ambiente é adequado, favorece a concentração e permite que o candidato crie um horário definido de estudo, evitando adiamentos e distrações.

Alternativas
Sei que algumas dessas recomendações têm um custo financeiro. Algumas são pouco significativas, mas outras podem ter valor elevado para o candidato. Mas considero que uma das coisas que fazem parte do aprendizado de quem se propõe a conquistar algo grandioso é saber pedir e aceitar ajuda. E em muitos casos há pessoas perto de nós dispostas a investir, mesmo que modestamente, no projeto. Trocar presentes de aniversário por “ferramentas de trabalho”, por exemplo, pode ser uma saída interessante.
Ainda assim, há casos em que não é mesmo possível dispor de todos esses recursos. Os candidatos que não possuem não devem desanimar, porque mesmo na adversidade extrema é possível conquistar a vitória. Todos soubemos do caso do morador de rua que foi aprovado para o Banco do Brasil há algum tempo. E de atletas que treinaram correndo descalços em ruas de terra. Que fiquem os exemplos.
Por Lia Salgado
Fonte G1