quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

SUCESSO NAS FINANÇAS: COMO RENEGOCIAR UMA DÍVIDA?

Não tenha pressa e não se intimide com a pressão psicológica exercida pela instituição, pois quem manda nessa relação é você, quem paga a conta

Para pagar o que deve, o consumidor inadimplente tem o direito de questionar, analisar, e apresentar proposta para a dívida cobrada. Nunca faça e nem assine nada sem antes pensar bem para ter a certeza de que o valor cobrado é o que realmente você deve ao banco.
Faça tudo no seu tempo e de acordo com as suas possibilidades financeiras. E, se o banco recusar sua proposta, não pense duas vezes nem hesite em levar o caso para a Justiça. Você constatará que no tribunal, diante de um juiz, quem era lobo vira cordeiro, e muito rapidamente vai ajustar a sua dívida aos parâmetros e ditames legais.

PERGUNTA E RESPOSTA
“Peguei um empréstimo, mas fiquei desempregado faltando ainda muito para quitar a minha dívida. O banco, por sua vez, se mostrou irredutível e não houve negociação. Por fim, a instituição me ajuizou na Justiça, dizendo que a minha dívida tinha triplicado. Esse caso já faz cinco anos e meu nome continua negativado. O que eu posso fazer para tirar meu CPF do SPC e Serasa?"
Recomenda-se que faça uma carta em duas vias e entregue ao banco, pedindo um recibo da entrega, manifestando o interesse em pagar sua dívida, considerando porém, apenas o que deve, de fato, — “o valor principal com acréscimo de 1% de juro de mora mais 2% de multa ao mês e nada mais — (Parág. 1. Inciso V Art. 52 — Lei Federal 8078/90 — Código de Proteção e Defesa do Consumidor)”, — eliminando juros abusivos, taxas, multas e encargos diversos que incham de forma desleal sua dívida.
Guarde a cópia desta carta. Ela pode ser útil na abertura de futuro processo revisional, pois, no caso de recusa por parte do banco, você estará isento das responsabilidades abusivas impostas pelo mesmo após a data de entrega da mesma. Não aceite e, nunca confesse de imediato, quando inadimplente, uma dívida imposta pelo banco.
Solicite explicações sobre a evolução e composição detalhada da dívida. O banco não pode sonegar informações sobre como chegou aos valores do seu débito. Se ele assim agir, demonstra claramente estar escondendo algo, além do fato denunciar o flagrante de agressão às regras que balizam o consumo e, abuso pleno contra o cliente consumidor.
Não espere que a solução para seus débitos bancários seja resolvida por obra divina, nem acredite na ilusão de que o gerente da sua agência irá ajudá-lo nesse sentido. Exerça sua cidadania de forma plena, pois para defender os seus interesses, a pessoa mais indicada é você mesmo. Quanto ao SPC e Serasa, recomendo que procure um amparo legal, pois com certeza será o mais adequado e eficiente no seu caso.

Por Jair Abreu Júnior
Fonte O Dia Economia