sábado, 15 de julho de 2023

MEDICINA ANTI-AGING E MODULAÇÃO HORMONAL


Como funciona a medicina anti-aging?
O envelhecimento é um acontecimento natural e começa a partir da segunda década de vida. O corpo perde colágeno e água, deixando a pele mais seca e enrugada, os radicais livres começam a se sobrepor aos sistemas antioxidantes, a degeneração passa a ser maior do que a reposição celular, há um acúmulo de gorduras e diminuição da massa magra, os órgãos encolhem, a estatura diminui, ocorre uma grande redução na produção de hormônios especiais, como o estrogênio, progesterona, testosterona, pregnenolona, DHEA, melatonina, hormônios da tireóide, hormônio do crescimento e vitamina D, que na verdade é um hormônio, o mais potente hormônio presente no corpo humano.
Resumindo, quando envelhecemos ocorre uma diminuição da produção hormonal do corpo, da síntese de proteínas para reparo dos danos às células, e dos níveis de importantes minerais e vitaminas. A Medicina Anti-Aging (ou antienvelhecimento) consiste na associação de diversos tratamentos incluindo a suplementação de nutrientes com ação antioxidante, a reposição de diversos hormônios para recuperar a energia e o vigor que vão reduzindo com o passar dos anos, e ainda procedimentos estéticos capazes de eliminar alguns anos de nossa aparência.

Por que este tipo de medicina é benéfico? Atua de forma preventiva?
Uma alimentação adequada, a prática de exercícios físicos, bons hábitos de vida, o gerenciamento do estresse, uma boa herança genética – todos são fatores que contribuem para desacelerar o conjunto de processos degenerativos que levam à doença e à decadência física, tendo como resultado o envelhecimento precoce. Então a Medicina Anti-Aging é um conjunto de medidas que devem caminhar lado a lado para otimização dos resultados e prevenção de doenças.

Não existe um tratamento padrão porque cada indivíduo tem necessidades específicas. Se após a realização de consulta e exames laboratoriais o paciente apresenta níveis normais de hormônios ou outros nutrientes, então não há necessidade de reposição naquele momento. Cada um de nós tem uma velocidade particular de envelhecimento.

Qual a origem da medicina anti-aging?
A Medicina Anti-Aging é relativamente recente, tendo adquirido força nos últimos 20 anos com as descobertas de como o processo de envelhecimento estava ligado à oxidação celular e à drástica redução da produção hormonal. Inúmeros estudos comprovam o seu benefício, e existem muitos congressos científicos ocorrendo diversas vezes por ano no mundo todo.

A reposição hormonal pode se iniciar a partir de qual idade?
A partir da presença de sinais e sintomas. A pré-menopausa é toda a vida antes da menopausa. A peri-menopausa é o período que compreende os 10 anos antes da menopausa. Não existe uma idade específica, cada mulher tem o seu ritmo biológico. Em alguns casos pode ser necessário começar no final dos 30, outras só vão precisar de ajuda no meio dos 40. Como o tratamento é feito com diversos hormônios e em doses individualizadas, o mais correto é chamar de modulação hormonal, porque cada caso é diferente. Não se trata somente de repor um hormônio, mas de equilibrar todo o organismo, de modular as diferentes áreas da saúde naquele corpo.

Ela reduz os sintomas da menopausa? Quais hormônios podem ser repostos?
Sim. Os sintomas da menopausa decorrem da redução brusca da produção hormonal, principalmente a progesterona, o hormônio principal na saúde da mulher. Muitas mulheres com queixas como libido baixa, falta de energia, dificuldade de manter massa magra e aumento de massa gorda, tem níveis baixos de testosterona. Cansaço excessivo, queda de cabelos, constipação, metabolismo em baixa podem ser causados por uma tireóide que está envelhecendo. Na modulação hormonal todas as queixas são levadas em conta.

Pode evitar doenças?
Muitos estudos têm mostrado que a modulação hormonal com hormônios bioidênticos protege a mulher de osteoporose, doenças cardiovasculares, perda da capacidade cognitiva, ocorrência de tumores, etc. Os estudos negativos sobre a reposição hormonal são feitos com hormônios sintéticos, que apresentam uma série de efeitos colaterais, como inchaço, ganho de peso e maior incidência de câncer.

Qual a diferença entre hormônios bioidênticos e sintéticos?
Os hormônios podem ser naturais, bioidênticos ou sintéticos. Os naturais são os que ocorrem na natureza, como as isoflavonas presentes na soja. Os sintéticos são sintetizados em laboratórios e contem moléculas modificadas pelos cientistas, criando produtos patenteados pela indústria farmacêutica. Os bioidênticos também são produzidos em laboratórios, porem são constituídos de moléculas idênticas às dos hormônios que o nosso corpo produz, e não podem ser patenteados porque já existem na natureza (no caso, no corpo humano). Estes últimos são manipulados porque nenhuma indústria farmacêutica produz.

Como isso é prescrito? São feitos exames laboratoriais?
Após uma consulta detalhada para colher todos os dados, como sinais, sintomas, hábitos de vida e queixas diversas, são feitos exames laboratoriais para dosar vários hormônios do corpo, enzimas, vitaminas, minerais, marcadores tumorais e outros parâmetros bioquímicos. São solicitados também alguns exames de imagem, como ultrassom e densitometria óssea. Se não houver nenhuma contra-indicação, procede-se ao tratamento.

Essa reposição acontece por meio de medicamentos manipulados? Há uma indicação de dosagem individualizada? Há um limite de tempo para ser usada?
A modulação hormonal é feita através de medicamentos manipulados e serão repostos os hormônios que estão em baixa, na dose exata e necessária para aquela paciente em particular. No caso da modulação hormonal não existe “tamanho único“. Cada tratamento é feito sob medida. Em relação ao tempo de uso, o ideal é modular continuamente, enquanto se quiser obter os benefícios deste tipo de tratamento.

Existem cápsulas prontas desses hormônios?
A modulação hormonal é feita através de creme ou gel transdérmico, ou seja, ele deve ser aplicado na pele. Esta é a forma ideal, onde não se sobrecarrega o fígado. A única forma de fazer este tratamento é com receita manipulada e acompanhamento médico.

Essa reposição hormonal é especifica para a menopausa, ou seja, indicada apenas para mulheres?
A modulação hormonal pode ser feita sempre que necessário. Ela ajuda na TPM quando a mulher jovem não produz progesterona suficiente (uso de anticoncepcionais e síndrome do ovário policístico), nas mulheres que apresentam sintomas como os calores (fogaços), fadiga, ganho de peso e insônia antes da menopausa, e na menopausa (essencial para manter a saúde do cérebro, ossos, coração etc.). Homens também envelhecem e reduzem a produção de importantes hormônios ligados à esfera sexual e à energia física e mental. A andropausa é real e pode ser modulada de modo eficaz.
Por Dra. Tamara Mazaracki
Fonte Busca Saúde