segunda-feira, 18 de julho de 2022

DOIS BEIJINHOS OU APERTO DE MÃO? COMO AGIR NO TRABALHO

Consultora dá dicas de etiqueta para não fazer feio no ambiente corporativo

Você acabou de conquistar o emprego dos sonhos — ou simplesmente mudou de trabalho. E agora: deve cumprimentar o chefe com um aperto de mão? Já pode sair para beber com os novos colegas? O site CareerBuilder consultou a especialista em carreira Tanya de Grunwald para responder essa e algumas outras dúvidas que aparecem para praticamente todos profissionais. Veja quais são:

1. Ligações pessoais
Por mais que, hoje em dia, a comunicação seja cada vez mais feita via torpedos, e-mails e whatsapp, os telefonemas ainda são uma parte presente no dia a dia de todo mundo, do presidente da empresa ao estagiário. “Na maioria dos ambientes de trabalho, é aceitável atender uma ligação pessoal urgente, desde que não se estenda por muito tempo”, diz a especialista. Mas o mais recomendado é que a pessoa deixe a mesa de trabalho para atender a ligação do lado de fora ou no corredor — ninguém é obrigado a ouvir o colega marcando médico ou reclamando com a companhia telefônica sobre a última conta. Nem mesmo quando o chefe não está por perto. Durante reuniões, lembre-se de deixar o celular no silencioso e, caso receba uma ligação, deixe cair na caixa postal e ligue de volta depois.

2. Sair antes dos colegas
Quando você começa em um novo emprego, é natural querer impressionar e mostrar trabalho. Mas e se o seu chefe é do tipo workaholic que fica até tarde todos os dias? “Saia na sua hora prevista, a não ser que haja algo realmente urgente a ser feito. Mas também não precisa sair pontualmente todos os dias, para não dar a impressão que estava aguardando apenas para bater o ponto”, afirma Tanya. Caso o chefe e outros colegas ainda estejam na empresa quando der a sua hora, aproxime-se e diga que está indo embora — se o chefe precisar, ele vai pedir para você ficar. E, quando precisar sair cedo algum dia da semana, não deixe de avisar com antecedência.

3. Música no trabalho
Música no ambiente de trabalho é bem-vinda quando se trabalha em um salão de beleza, um bar ou num estúdio de gravação — mas é meio óbvio que não vale para outras situações. Às vezes nem mesmo quando você está usando fones de ouvido. “Trabalhar com um dos seus sentidos bloqueados cria uma divisão entre você e os colegas, e pode deixar a impressão de que você não tem espírito de equipe. Trabalhar com fones também aumenta o risco de fazer com que você perca conversas importantes”, diz a especialista. Nessa hora, melhor recorrer ao bom senso: use o fone com parcimônia e, de preferência, em horários em que o escritório estiver mais vazio.

4. E-mails formais
Por mais que a comunicação eletrônica tenha um tom mais informal do que as antigas cartas, continua sendo importante manter a linguagem virtual livre de gírias, abreviações e emoticons. Também é melhor ser cauteloso com piadas para não correr o risco de ser mal interpretado — a não ser que o destinatário seja um amigo.

5. Apresentação correta
É sempre difícil saber como se apresentar no ambiente de trabalho. Dois beijinhos? Aperto de mão? Nada? Na dúvida, ofereça sempre o aperto de mão. Também procure sempre falar seu nome e sobrenome, para aumentar a credibilidade. E se você for chamado para apresentar outras pessoas, comece sempre pelo mais sênior.

6. Comportamento e bebida
Mesmo a mais extrovertida das personalidades deve se segurar no ambiente de trabalho, especialmente quando está começando em um novo emprego. Espere até conhecer melhor os colegas para se soltar e evite beber demais nos eventos sociais do trabalho - mesmo fora do horário do expediente. “Estar entre colegas de trabalho não é o mesmo que estar num bar com os amigos. Seja gentil e agradável, mas evite compartilhar demais ou ser piadista em excesso”, aconselha Tanya de Grunwald, lembrando que algo que você conta quando está mais “alegrinho” pode virar motivo de fofoca na mesa de almoço no dia seguinte.

7. Caso de doença.
A maioria dos profissionais tende a achar que é indispensável e que o negócio vai entrar em colapso com sua ausência. Mas não é bem assim. E, na verdade, você pode é criar antipatia entre seus colegas caso apareça para trabalhar com uma baita de uma conjuntivite ou espirrando sem parar. É melhor avisar logo ao chefe que não irá trabalhar — e, se tiver algo muito urgente para fazer, ofereça-se para realizar a tarefa de casa. “Para comunicar ao chefe, é melhor sempre ligar. Evite mandar torpedos ou whatsapp e nunca peça para outra pessoa ligar para você — a não ser, é claro, que o caso seja realmente grave ou você tenha perdido a voz.
Fonte O Globo Online