sexta-feira, 1 de abril de 2022

CINCO MENTIRAS QUE PODEM ARRUINAR SUA CARREIRA

Histórias como “É tarde demais para mudar de direção” são um perigo

Aquela voz que todos nós ouvimos na cabeça diz algumas coisas tão interessantes que, com frequência, realmente começamos a acreditar nelas. Frases como “Eu não gosto do meu trabalho, mas paga as minhas contas” ou “Tenho uma família que conta comigo, então, não tenho escolha” parecem muito verdadeiras para quem diz. Mas, para a coach americana e consultora do LinkedIn Theresa Sullivan, não passam de mentiras.
“Dia após dia, eu me deparo com gente que conta essas histórias. Estas são mentiras que as pessoas dizem a si mesmas para se manter em empregos, carreiras ou relacionamentos que são ruins para elas. É como uma proteção para o nosso ego; faz com que a gente se sinta melhor sobre situações ruins, fingindo que as coisas estão fora de nosso controle”, ressalta Theresa em artigo que escreveu para o blog do LinkedIn.
Segundo ela, quem não mente para si mesmo, está satisfeito com tudo o que tem. E se não está, qual a melhor maneira de alguém mudar sua história? Questionar-se, diz Theresa. “Fale a sua história em voz alta e, em seguida, pergunte a si mesmo: é verdade? Que tal pensar numa história muito melhor para contar no lugar?”
Confira as cinco principais mentiras que a coach ouve dos profissionais e como ela faz seu treinamento:

1) Eu não encontrei a minha paixão / Eu não tenho uma paixão
Isso é verdade? Você não pode pensar em uma só coisa que você ama fazer ou ser? Existe algo que você faz melhor do que a maioria das outras pessoas que você conhece? Se você tivesse um dia livre para fazer o que quisesse no mundo, o que faria? Mude a história: em vez de “Eu não encontrei a minha paixão”, substitua por “Há muitas coisas que eu amo fazer”.

2) Eu não gosto do meu trabalho, mas não posso me dar ao luxo de deixá-lo
É mesmo? A única maneira do mundo que você tem de ganhar dinheiro é o trabalho que você tem agora? Não há nada que você possa cortar de seu orçamento atual para poder ficar menos sobrecarregado por um tempo? Seu corpo, seus relacionamentos, suas aspirações de carreira de longo prazo podem pagar por você ficar num trabalho que você não gosta? Mude a história: em vez de “Eu não posso me dar ao luxo de deixar o meu trabalho”, substitua por “Eu não posso me dar ao luxo de ficar num trabalho que eu não gosto”.

3) É tarde demais para mudar de direção na carreira agora
Isso é verdade? Quantos anos de vida que você acha que lhe resta? Agora multiplique isso por 8.765, que é o número de horas em cada ano. Isso é realmente muito pouco tempo para que você possa mudar de direção? Nunca deixe um objetivo porque vai demorar muito tempo - o tempo vai passar de qualquer maneira. Que tal gastá-lo trabalhando para tornar sua vida mais divertida? Mude a história: Em vez de “É tarde demais...”, substitua por “Se eu começar hoje, já terei dado um passo na minha viagem de mil milhas”.

4) Tenho uma família que conta comigo financeiramente, correr atrás da minha própria felicidade seria egoísta
Sério? Há uma razão pela qual os comissários de bordo dizem que, em caso de uma perda repentina de pressão na cabine, você deve colocar a sua máscara de oxigênio antes de ajudar os outros. Quão útil é você para sua família e amigos se está sempre esgotado, doente, ressentido, ou com raiva porque não está cuidando de si mesmo? Resposta: você não é. Mude a história: em vez de “Correr atrás dos meus sonhos é egoísta”, substitua por “Mostrar aos meus filhos o que é viver uma vida plena parece ser a melhor maneira de enriquecer a deles”.

5) Eu odeio o meu trabalho agora, mas eu vou ser feliz assim que [conseguir a promoção / terminar o projeto / obtiver meu diploma]
Você tem certeza? É somente isso que impede a sua felicidade? Quão rápido você acha que vai parar de odiar o seu trabalho depois de realizar este objetivo mágico que o fará feliz? Gosto de uma frase do cantor Dave Matthews, da The Dave Matthews Band: “o futuro não é um bom lugar para colocar seus melhores dias”. Mude a história: em vez de “Eu vou ser feliz quando....”, substitua por “Eu poderia ser feliz agora”.
“Todos nós temos nossas histórias. E se você está se perguntando por que sua vida não está saindo do jeito que você planejou, saiba que é só por causa de uma história que você diz a si mesmo. Não é a verdade. Questione-se e dê a si mesmo permissão para acreditar em algo melhor”, sugere a coach americana.
Fonte O Globo Online