terça-feira, 28 de março de 2023

MANTER O PAPO EM DIA COM SUA REDE DE CONTATOS: UMA DAS DICAS PARA AGILIZAR A BUSCA POR UM EMPREGO

Com pequenas atitudes, e em apenas cinco minutos, profissional pode se preparar melhor e chamar a atenção dos recrutadores

Fazer uma limpa no currículo pode acelerar o processo na busca por um novo emprego

Você acha que não tem tempo suficiente para se dedicar à sua busca por um novo emprego? De acordo com a especialista em carreira americana Susan Ricker, colaboradora do site Career Builder, com pequenas atitudes e em apenas cinco minutos você pode se fazer ser notado pelos empregadores. Susan ouviu alguns especialistas do mercado e listou algumas dicas que podem ajudar profissionais a encontrarem rapidinho uma nova colocação no mercado de trabalho. Confira:

Conecte-se com sua rede de contatos
Laurie Berenson, redatora certificada de currículos e fundadora da Sterling Career Concepts, aconselha que o profissional conecte-se com uma pessoa de sua rede de contato com a qual não tenha falado há pelo menos um mês. “Pegue o telefone e fale diretamente com a pessoa, não dependa apenas do e-mail”, reforça a especialista.

Atualize seu perfil nas redes sociais profissionais
De acordo com Laurie, o perfil nas redes profissionais, como o LinkedIn, deve ser atualizado frequentemente por duas razões: primeiro, para mantê-lo atual, claro, mas também porque, ao fazer isto, seu nome aparecerá na frente de cada um dos seus contatos, fazendo uma atualização automática em sua homepage. 

Pesquise
A falta de conhecimento básico da missão e/ou filosofia da empresa mostra uma falta de preparação e interesse, afirma Natasha RW Eldridge, sócia-fundadora e diretora de RH da Eldridge Overton Educational Programs. Por isso, ao se interessar por uma vaga, procure saber mais sobre a companhia que a oferece. Assim, se for chamado para uma entrevista, estará mais bem preparado.

Torne o seu correio de voz mais profissional
Remova ringtones e gravações de voz bobas do correio de voz, aconselha Natasha. “Eu nunca iria deixar uma mensagem para um candidato que tenha uma música como toque no correio de voz. Isso me mostra que a busca por um emprego não é sua prioridade”, diz a diretora da Eldridge Overton.

Esteja preparado para a entrevista. Sempre.
“A preparação é tudo. Faça uma lista das perguntas que você não gostaria que o entrevistador perguntasse. Depois, responda-as perante um amigo e peça a ele um feedback honesto, para que tenha certeza de que está dando respostas confiáveis e com tom profissional”, diz Bruce A. Hurwitz, presidente e CEO da Hurwitz Strategic Staffing Ltda. “Uma vez que você se sinta confortável com as perguntas difíceis, certamente estará bem preparado para as perguntas mais fáceis”.

Faça uma limpeza em seu currículo
Remova as informações e experiências irrelevantes do seu currículo, aconselha Katie Niekrash, diretora-gerente sênior da empresa de recrutamento Execu-Search. “Aquele emprego de verão que você conseguiu durante as férias da faculdade pode ter sido a melhor época de sua vida, mas não acrescentará nada à sua carreira na área financeira, por exemplo. Pince as experiências mais relevantes para o trabalho para o qual está se candidatando”, diz Katie.

Cheque suas referências
Prepare uma lista com suas referências antes da entrevista, completa Katie. Depois de confirmar os contatos, crise um documento simples que liste todas as informações relevantes que o empregador precisa saber sobre essas pessoas: nome, cargo, número de contatos, e-mail etc. Leve este documento com você em todas as suas entrevistas. Assim, se o responsável pela contratação lhe pedir alguma referência, você estará mais do que preparado, diz a consultora.

Mantenha-se organizado
Crie uma lista-mestra com todos os trabalhos para os quais se candidatou, diz Katie, para quem a chave da busca bem-sucedida por um emprego é a organização. Para isso, aconselha, crie uma planilha de Excel com uma linha para cada uma das vagas de seu interesse e inclua a data em que se candidatou, a empresa, o contato, o cargo, quando e quem o entrevistou, quando deveria ter um feedback e quais os próximos passos do processo de seleção. Criar este documento leva alguns minutos e a atualização dos dados, conforme obtenha respostas sobre cada cargo, apenas alguns segundos.

Revise seus materiais
Leia atentamente o seu perfil no LinkedIn, currículo e outros documentos que venham a ser apresentados durante um processo de seleção, diz Karen Southall Watts, consultora de negócios, coach e palestrante. “É isso mesmo: leia da primeira à última frase. Examine cada palavra e frase separadamente. Fique muito atento aos erros de português e de digitação. Especial atenção àqueles erros comuns que acontecem quando o nosso cérebro é mais rápido do que nossas habilidades de digitação”, afirma Karen.
Fonte O Globo Online