quarta-feira, 24 de agosto de 2016

ANTES DA COMPRA E VENDA DE CARRO REQUER ATENÇÃO


Avalie o usado
Para fazer bom negócio no mercado de usados, é preciso fazer uma boa avaliação do carro. Como o mercado está aquecido, há até consultores especializados em avaliar automóveis (serviço pago).

Dá para perceber que o carro está muito rodado?
Sim. Nem sempre dá para confiar no hodômetro (instrumento que mede a distância percorrida pelo carro), pois ele pode ter sido adulterado.

Alguns indícios de que o carro já rodou bastante:
·  Manopla de câmbio e volante lisos;
·  Pedal do freio desgastado indica que ele passou dos 70.000 km;
·  Marcas irregulares de desgaste nos pneus, que podem significar falta de alinhamento e problemas na suspensão;
·  Balance o carro segurando o pára-choque e depois solte. Se ele continuar se mexendo, é sinal de que os amortecedores estão gastos

Como saber se o motor está bom?
Algumas dicas
·  Procure vazamentos de óleo (motor muito limpo pode ter sido lavado);
·  Verifique as juntas do cabeçote: elas não podem estar muito limpas (indica que foram lavadas para esconder vazamento) nem sujas de óleo (indício de vazamento). Marcas e manchas de óleo no contorno mostram que foram reapertadas e podem estar empenadas;
·  Se o carro demorar a pegar, os bicos injetores estão sujos;
·  Óleo muito escuro e abaixo do nível também são sinais de que o proprietário é desleixado;
·  Fumaça branca ou azul saindo do escapamento indica que o veículo está queimando óleo.

Como avaliar o aspecto externo de um usado?
·  Pintura recente e ondulações são sinais de que o carro foi batido;
·  Verifique o vão entre partes (como capô, grade ou pára-choque); se ele for grande, as peças foram trocadas;
·  Repare se há ondulações nas paredes do cofre do motor; elas indicam que o carro pode ter sido batido (pintura nova nas áreas próximas é outro indício de batida);
·  Parafusos de outra cor em chapas e peças da carroceria também indicam reparos;
·  Cheque se as portas estão desalinhadas;
·  Marcas de ferramenta e arranhões em peças como faróis e lanternas revelam se elas já foram trocadas;
·  Procure pontos de solda além dos originais de fábrica

Que reparos vale a pena fazer antes de vender?
Carro com cara de bem tratado é mais bem avaliado. Riscos na lataria ou lanterna trincada, por exemplo, depreciam o valor do carro na revenda mais do que o custo do reparo.
É comum o comprador abater R$ 500 no valor do carro para refazer a pintura um defeito que pode ser eliminado com uma cristalização, que custa, em média, R$ 80.
Uma simples troca do reservatório de água, que geralmente suja, dá um aspecto de boa manutenção ao abrir o capô do carro. Vazamentos de óleo também causam má impressão e espantam compradores.

Alguns reparos simples que valem a pena são:
·  Troque os vidros trincados;
·  Substitua o insulfilm desbotado;
·  Troque bancos rasgados;
·  Encape o volante;
·  Substitua a borracha dos pedais;
·  Verifique o óleo;
·  Faça uma higienização interna;
·  Lave e encere antes de mostrar ao futuro comprador;
·  O espelhamento da pintura rejuvenesce a cor e o brilho

Financiamento
As opções para financiar um carro novo são: crédito em banco, em banco da montadora, leasing e consórcio.
As taxas de juros variam de acordo com o banco e a modalidade de financiamento. O cliente pode negociar o dinheiro com o banco e comprar o veículo ou fechar um plano na loja, com financeiras ou bancos de montadoras.
Há muitas montadoras que abriram bancos e que operam em conjunto com as concessionárias. Verifique atentamente com a taxa mais vantajosa e as regras do contrato de financiamento.

O que é CDC (Crédito Direto ao Consumidor)?
Fazer empréstimo no banco para comprar o carro. O veículo fica registrado no nome do comprador, mas alienado ao banco, e não pode ser negociado até que sejam pagas todas as prestações.

O que é leasing?
Financiamento em que o veículo é registrado no nome do banco ou da empresa financeira e só pode ser transferido para o comprador depois que todas as prestações forem pagas.

O que é consórcio
O comprador paga cotas mensais e recebe o carro quando é sorteado, se der lance ou no final do contrato, desde que esteja com as prestações em dia.

O que acontece a quem para de pagar o financiamento?
O consumidor pode perder o carro. No CDC, o banco pode entrar com uma ação na Justiça para usar o carro que já está alienado em seu nome. Leiloa o veículo e usa o valor para pagar as parcelas restantes do financiamento (o dinheiro que sobrar é devolvido ao consumidor).
No leasing, como o carro está em nome do banco ou da empresa financiadora, ela tomará o carro do consumidor, que não recebe nada e perde o que já pagou.
No consórcio, o consumidor perde direito ao carro, mas pode ser ressarcido da parte que já pagou, mas apenas no final do contrato.

Por Assovesp (Associação dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado de São Paulo), Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Estado de São Paulo, Banco Central do Brasil e Fundação Getulio Vargas
Fonte Folha de S. Paulo